16/06/2023 13h51
Foto: Divulgação
A Azul, maior companhia aérea em número de voos e destinos atendidos no Brasil, foi eleita, pelo segundo ano consecutivo, como a empresa que apresenta os melhores índices de satisfação do Cliente. Atender bem é um dos principais valores da companhia, que encerrou o ano passado como a empresa aérea com o melhor resultado em três dos quatro índices de avaliação do Boletim Anac Consumidor 2022.
O levantamento divulgado pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), leva em consideração todas as insatisfações registradas na plataforma Consumidor. gov. br ao longo do ano passado. A mais recente pesquisa divulgada pelo órgão, mostra que a Azul é a empresa com menor número de reclamações desde 2019, quando começou o monitoramento. Além disso, a companhia registrou os melhores índices de solução por empresas (92,2%), e apresentou o maior índice de satisfação dos Clientes, média de 4,3, de um total de 5.
"A Azul trabalha diariamente para proporcionar uma experiência única e sensações inesquecíveis a seus Clientes. Contamos com um time de mais de 14 mil Tripulantes que são os responsáveis por essa conquista. É muito satisfatório ver que o nosso esforço em proporcionar a melhor experiência de viagem para os nossos Clientes está sendo reconhecido", destaca Jason Ward, vice-presidente de Pessoas e Clientes da Azul.
"Ser a empresa aérea com menor número de reclamações, e ao mesmo tempo com excelentes índices de solução de problemas e satisfação do cliente, mostra qual é o nosso foco e o caminho que queremos seguir. Dedicamos uma equipe exclusiva para cuidar das insatisfações, que avalia individualmente cada caso recebido e promove um atendimento personalizado e diferenciado", completa o executivo.
Desde 2019, a Anac determinou que a empresas brasileiras de transporte aérea devem estar ativas na plataforma e responder as reclamações dos passageiros no prazo de até 10 dias. A publicação de boletins periódicos de monitoramento do Consumidor. gov. br pela Anac tem por objetivo proporcionar transparência à sociedade sobre o desempenho das empresas aéreas na plataforma, promover a concorrência e a melhoria da qualidade dos serviços prestados ao Cliente, além de disponibilizar informações que sejam úteis para a decisão de compra de passagens aéreas. As reclamações registradas pelos usuários do transporte aéreo no portal são monitoradas em âmbito coletivo pela Agência com o propósito de identificar as principais dificuldades enfrentadas pelos consumidores e, assim, subsidiar a regulação e a fiscalização do setor.
O serviço disponibilizado ao público é gratuito e permite o contato direto entre consumidores e empresas para solução de conflitos de consumo pela internet, sem intermediação da Anac ou de qualquer outro órgão. Caso não seja possível solucionar sua reclamação por meio do Consumidor. gov. br, o passageiro ainda pode recorrer a outros canais de defesa do consumidor disponibilizados pelos Procons, Defensorias Públicas, Juizados Especiais Cíveis, entre outros órgãos do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor.
Além disso, a Azul dispõe de um canal direto para seus Clientes a fim de atendê-los de forma personalizada reforçando o atendimento humanizado, um dos principais pilares da companhia, que provoca reflexos em números na operação e no contato direto com o consumidor pelo link.