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Sustentabilidade

Austrália tem shopping mais sustentável do mundo

O edifício tem cerca de 8 mil metros quadrados e é fruto de investimento de US$ 120 milhões

17/02/2020 06h02

Foto: Divulgação

Inaugurado em dezembro de 2019 em Melbourne, na Austrália, o Burwood Brickworks diz ser o shopping mais sustentável do mundo. À primeira vista, parece um shopping comum: amplo estacionamento, cinema, salão de beleza, supermercado e diversas lojas. Há, contudo, diferenças importantes. Toda a energia usada vem de fontes renováveis, a água é tratada e reutilizada. Parte dos alimentos vendidos nos restaurantes vem da plantação no terraço do prédio e das árvores frutíferas que decoram a fachada.

O edifício tem cerca de 8 mil metros quadrados e é resultado de um investimento de US$ 120 milhões, feito pela empresa Frasers, de Cingapura. 

No supermercado, os carrinhos são feitos de garrafas de leite recicladas. O estacionamento possui pontos de carregamento para carros elétricos e todos os lojistas são obrigados a usar materiais que causem o mínimo de impacto na qualidade do ar e que gerem poucos resíduos. 

O shopping center é certificado pelo Living Building Challenge, padrão de sustentabilidade criado pelo Living Future Institute considerado uma das certificações mais rigorosas.

O Burwood Brickworks é o primeiro shopping center do mundo a receber essa certificação. Até agora, grande parte dos edifícios do LBC são centros de pesquisa ou educação. Segundo o diretor executivo do Living Future Institute da Austrália, Stephen Choi, o shopping sustentável é importante para as pessoas. “A maioria da nossa população não consegue interagir com edifícios 'sustentáveis'. Algumas nunca estiveram em um", disse Choi à Fast Company.

De acordo com as avaliações postadas no Google e no Facebook , o Burwood Brickworks tem atraído o público por causa do marketing ambiental. Em todo o mundo, o crescimento do comércio eletrônico vem causando a redução do número de visitantes em shoppings. No entanto, o local recebeu algumas críticas, como produtos caros e poucas opções de lojas abertas. Stephen Choi diz que o instituto vai incentivar novos varejistas a abrirem pontos de venda dentro do shopping. Ele espera que a iniciativa inspire outras pessoas. "Este é apenas um edifício, mas é um edifício que, por meio de seu design, construção e operação, ajudou a aperfeiçoar centenas de designers e empreiteiros”. 

Fonte: Época Negócios