Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Gestão Pública

Antaq realiza fiscalização na travessia Brasil à Guiana Francesa

Foram feitas diversas ações, entre o Oiapoque (AP) e Saint – Georges para garantir o serviço adequado

14/07/2025 07h05

Foto: Antaq - Divulgação

A Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) realizou, na semana passada, fiscalização na travessia internacional entre Oiapoque (AP) e Saint – Georges, cidade a 200 km da capital da Guiana Francesa, Caiena. 

Foram feitas averiguações e vistorias na prestação do serviço da travessia e nas documentações das embarcações e condutores. Todas as irregularidades encontradas foram regularizadas no período da ação.  

Entre as inconformidades encontradas pelos fiscais, estavam: documentação incompleta (da embarcação e do condutor), ausência de adesivos nas catraias com informações importantes relacionadas ao transporte e falta de bilhetes para serem entregues aos passageiros no ato da compra. 

“Essa travessia é fundamental. Passageiros e cargas são transportados. Muitos alunos brasileiros utilizam esse serviço para estudar na França. Então, a atuação da Antaq no Oiapoque é, socialmente, muito importante para garantir a prestação do serviço adequado”, ressaltou o chefe da Unidade Regional de Santana, Renan Santos, que liderou os trabalhos. 

Além disso, ele ainda afirmou que essas fiscalizações frequentes resolvem diversas irregularidades de forma célere, efetiva e sem a necessidade de processos administrativos, gerando economia para o usuário.

Os fiscais da Agência, ainda, esclareceram dúvidas dos profissionais da região e destacaram a importância de se prestar um serviço regular e autorizado para a comunidade local. Essa é a terceira missão que acontece no Oiapoque em 2025.

Atualmente, existem sessenta empresas autorizadas pela Antaq para realizar esse transporte internacional no município, com, aproximadamente, setenta embarcações. Em 2024, a Agência montou uma força-tarefa que regularizou a maior parte das empresas de transporte aquaviário na região, oferecendo mais segurança e um serviço com mais qualidade para os passageiros.