Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Sustentabilidade

Aeroporto de Londrina doa 63 mudas de ipê-rosa

Doação compensa a retirada necessária de 20 árvores que interferem no funcionamento do equipamento

15/08/2025 09h44

Foto: Divulgação

O Aeroporto de Londrina realizou esta semana a doação de 63 mudas de ipê-rosa para o Viveiro Municipal como compensação pela erradicação de 20 árvores no sítio aeroportuário. A retirada é necessária porque essas árvores interferem na instalação e no funcionamento dos componentes do ILS (Instrument Landing System). 

"Equipes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema) e da Motiva realizaram uma ronda pelo sítio aeroportuário para identificar as árvores que constituem obstáculos e foram elencadas 20, sendo que duas já estão sem vida", detalha Andressa Pires, analista de Sistema de Gestão Integrado (SGI), setor responsável pelas áreas de Qualidade, Segurança e Meio Ambiente da Motiva.

Dentre as árvores que serão erradicadas, oito são nativas (como sibipirunas e ipês-rosa) e 12 são exóticas, como goiabeiras e mangueiras. O número de mudas doadas segue regulamentação do Decreto Municipal 305/2025 e a destinação delas fica a cargo do município.

"O trâmite para a erradicação das árvores seguiu com celeridade, em parceria com o município, que se empenhou em atender solicitação do CISCEA, Departamento da Força Aérea responsável pela instalação do equipamento. Cabe à Motiva acompanhar e prestar todo o apoio para o cumprimento dos cronogramas previstos", enfatiza Daiane Persicotti, gerente do Aeroporto de Londrina.