Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Transporte Aéreo

Voos de drones fecham aeroporto de Guarulhos por três horas

Pelo menos 32 pousos e decolagens foram afetados após drones perto da pista

16/02/2026 09h38

Foto: Decea - Divulgação

O Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, "teve suspensos os pousos e decolagens na tarde deste domingo (15) devido à presença de drones nas proximidades do sítio aeroportuário", de acordo com a concessionária GRU Airport. A empresa não detalhou em que horários ocorreram as suspensões.

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) informou que registrou o fechamento do Aeroporto Internacional de Guarulhos por três horas, por conta de voos de drones nas proximidades do aeródromo. Como consequência, houve 32 voos alternados – direcionados para outros aeroportos – e oito voos cancelados.

Segundo a concessionária GRU Airport, as autoridades competentes foram acionadas imediatamente e, no momento, o aeroporto opera normalmente.

Impacto

A Gol informou em nota que devido ao fechamento temporário da pista do Aeroporto de Guarulhos quatro voos que tinham como destino GRU alternaram para outros aeroportos, foram reabastecidos e retornarão para o aeroporto da capital paulista.

A Latam Airlines Brasil informou que, até às 18h10 de domingo (15), 22 voos da companhia com origem ou destino no Aeroporto de Guarulhos foram impactados, após a suspensão temporária das operações de pouso e decolagem devido à presença de drones.

"A companhia repudia e lamenta a situação, totalmente alheia ao seu controle, e reforça que a segurança de seus passageiros e funcionários é prioridade em todas as suas operações. A Latam está oferecendo toda a assistência necessária aos passageiros afetados, conforme previsto na Resolução 400 da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac)", diz a nota.

A Azul informou que, devido à suspensão momentânea das operações de pouso e decolagem no Aeroporto de Guarulhos (SP) os voos AD2774 (Cuiabá-Guarulhos) e AD2940 (Porto Alegre-Guarulhos) precisaram alternar para os aeroportos de Confins (MG) e Viracopos (SP), respectivamente.

Já os voos AD4547 (Guarulhos-Confins), AD4311 (Guarulhos-Santos Dumont) e AD4462 (Santos Dumont-Congonhas), precisaram ser cancelados.

A companhia esclarece que todos os clientes impactados serão reacomodados em outros voos e estão recebendo toda a assistência prevista na Resolução 400 da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), ressaltando que medidas como essa são necessárias para garantir a segurança de suas operações, valor primordial para a empresa.

Ao menos cinco aviões que seguiam para o Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, pousaram no aeroporto de São José dos Campos, no interior do estado, na tarde deste domingo (15).

Prática é proibida e traz risco à segurança

A Anac reforça que o uso de drones em áreas próximas a sítios aeroportuários pode causar acidentes e impactar diretamente a operação de voos, inclusive com cancelamentos, prejudicando muitos viajantes.

A Agência alerta ainda que a prática é proibida por lei e, portanto, desrespeitá-la é crime. A Anac pede que a população redobre os cuidados nas áreas de aeroportos e não use esse tipo de equipamento, especialmente, no período do carnaval, quando há aumento de viagens aéreas no Brasil.

Fonte: g1