Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Sustentabilidade

Voltalia planeja unidade de produção de hidrogênio verde em Suape

A multinacional é uma empresa de energias renováveis, com uma forte presença no Brasil

01/01/2024 09h04

Foto: Divulgação 

Sem alarde, a empresa Voltalia Energia do Brasil assinou um memorando de entendimentos com o Porto de Suape com o objetivo de construir uma estreita cooperação entre as partes para o desenvolvimento de projetos industriais de hidrogênio de baixa emissão de carbono, amônia verde e e-metanol, dentro do Complexo Industrial Portuário de Suape.

O acordo tem vigência inicial de 180 dias, contados a partir de 30 de outubro de 2023. A empresa já desenvolve projetos no Ceará e no Rio Grande do Norte.
Uma fábrica de hidrogênio verde usa eletrólise da água, geralmente com eletricidade renovável, para separar a água em hidrogênio e oxigênio. O hidrogênio é então capturado, armazenado e usado como uma fonte limpa de energia em diversos setores, como transporte e produção de energia.

Os projetos empresariais tendem a se ampliar porque a Câmara dos Deputados finalmente definiu as regras para a produção no Brasil, faltando o Senado corroborar. O senador pernambucano Fernando Dueire foi escolhido um dos relatores do tema.

"O projeto que anunciamos na Cop28 é um equipamento de pesquisa e desenvolvimento, logo, é pequena. Escala de laboratório. Vai integrar o TecHub H2v que estamos construindo junto com o SENAI em Suape", explicou o secretário de Desenvolvimento Guilherme Cavalcanti.

"No caso da Voltalia é uma parte destinada à produção de fertilizantes e uma parte destinada à exportação para a Europa. A empresa já está escolhendo três áreas para a implantação, no complexo portuário", disse.
Na Cop28, sem dar detalhes, a governadora Raquel Lyra lançou o que seria a Estratégia Estadual de Hidrogênio Verde e citou um investimento de R$ 20 milhões em uma planta experimental de produção de H2V instalada no Porto de Suape.

A Voltalia apresenta-se como líder global em energias renováveis, com capacidade instalada de mais de 2,6 GW em operação e construção. A companhia atua em toda a cadeia de valor de energia renovável, desde o desenvolvimento de projetos até a venda de energia.

Atividades

A Voltalia desenvolve, constrói, opera e vende energia renovável. A companhia possui projetos em operação e construção em 20 países, com foco em energia eólica, solar, hidrelétrica e biomassa.

No Brasil

A Voltalia está presente no Brasil há mais de 15 anos. A companhia possui mais de 1,4 GW em operação e construção no país, com projetos localizados majoritariamente no cluster Serra Branca, maior complexo híbrido (eólico e solar) do mundo, localizado no Rio Grande do Norte.

A Voltalia também atua na prestação de serviços de operação e manutenção de plantas de energia renovável. No Brasil, a companhia possui 2,9 GW sob sua responsabilidade e um pipeline de 7 GW em projetos localizados em diversos estados.