Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Transporte Terrestre

Volkswagen lança nova Saveiro

A 5ª geração da picape vem para renovar após 41 anos de mercado e mais de 1,6 milhão de unidades produzidas

26/08/2023 10h58

Foto: Divulgação 

A Volkswagen acaba de lançar a reestilização da Saveiro, que chega com novo visual, equipamentos, acerto mais firme e elevado da suspensão e com a inédita versão Extreme (R$ 114.580), que chega para substituir a Cross.

Ao todo, são quatro configurações. As outras três são: Robust CS (R$ 95.770), Trendline CS (R$ 101.490) e Robust CD (R$ 109.710). As vendas começam na segunda-feira, dia 28 de agosto.

Ainda se trata da 5ª geração da picape (e, por isso, plataforma e conjunto mecânico não mudam), só que a chegada do facelift vem para renovar o apelo da Saveiro após 41 anos de mercado e mais de 1,6 milhão de unidades produzidas.

Foto: Divulgação 

O que mais mudou

Entre as principais novidades estão o capô mais elevado e a grande dianteira que cresceu de tamanho. Além do mais, a proteção dos pára-lamas agora é mais demarcada e volumosa. Como se não bastasse, os faróis são novos (e, na versão de topo Extreme, agora tem assinatura de LED), bem como a moldura do farol de milha - este que deixa de ser quadrado e passa a ser redondo - ganha forma mais moderna.

Na traseira, a tampa da caçamba ganha a inscrição "Saveiro" para as versões Trendline e Extreme (ou "Robust" para a versão que tem este nome). No mais, o pára-choques traseiro é novo, as rodas de liga-leve e as calotas (para o conjunto de ferro) têm novo desenho, bem como as lanternas traseiras - que agora são de LED - têm nova assinatura dividida por frisos de black piano.

No mais, o interior também exibe novidades. Apesar dos estofamentos e do friso do painel (com inscrição "Saveiro") ter mudado em todas as versões, é na Extreme que vemos absolutamente tudo. Agora vem com novo cluster com bordas das numerações pintadas de marrom, novo banco de couro e acabamentos de portas com tom cinza azulado fixado por costuras laranjas, além de acabamento escovado no lado do passageiro do painel.

Como se não bastasse, a suspensão foi recalibrada para melhorar o ângulo de ataque (23,8º) e o vão livre do solo (196 mm até o assoalho e 245 mm sob o eixo traseiro). Além disso, essas mudanças também favoreceram a rigidez do carro e a capacidade de acomodação de peso na caçamba. Para isso, a suspensão traseira opera com a ajuda de molas de duplo estágio.

Foto: Divulgação 

Conjunto mecânico e equipamentos

Segue com o conhecido motor 1.6 MSI de 16v que gera 116 cv e 16,1 kgfm. Com isso, é capaz de chegar aos 100 km/h em 9,9 segundos e até o limite de 181 km/h. O movimento vai até as rodas dianteiras por meio do câmbio manual de 5 marchas.

Com isso tudo, nas versões com cabine simples, pode levar até 664 kg e 924 litros na caçamba. Nas versões mais caras CD, os números caem para 580 litros e 638 kg.

Mas quando a Saveiro está apenas em ordem de marcha, segundo o Inmetro, as cabine simples fazem, no etanol, 7,9 km/l (cidade) e 9,1 km/l (estrada). Com gasolina, os números sobem para 11,5 km/l e 12,9 km/l.

As CDs, por sua vez, são menos econômicas, pois fazem, no etanol, 7,8 km/l (cidade) e 8,9 km/l (estrada), bem como 11,3 km/l (cidade) e 12,6 km/l (estrada), na gasolina.

Entre os itens de segurança e comodidade que a VW destacou, estão o controle de estabilidade, controle de tração com bloqueio de diferencial eletrônico integrado, sensor de estacionamento com câmera de ré, assistente de partida em rampas e assistente de freio hidráulico.

Entretanto, desde a versão mais simples da Saveiro 2024, vem de série com freios a disco nas quatro rodas, protetor de caçamba, rodas de 15 polegadas (aço) e pneus 205/60, texturização na régua do painel, indicador de direção nos retrovisores, DRL, além dos já mencionados sensor de estacionamento, controle de estabilidade e assistente de subidas.

Fonte: UOL