19/01/2022 09h43
Foto: Ascom - Codeba
A VLI, empresa logística que opera ferrovias, portos e terminais, administradora da Ferrovia Centro-Atlântica, e a Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba), formalizaram a intenção de ampliar o escopo de trabalho, de forma conjunta, no Estado da Bahia. O Memorando de Entendimento (MOU) foi assinado na primeira quinzena deste mês.
A partir deste documento, a VLI e Codeba vão realizar estudos de viabilidade para prospectar possíveis novos negócios que possam agregar aos volumes que já são operados pela operadora logística com destino aos portos baianos.
Para o gerente-geral da VLI, Aroldo Cecílio, a parceria nasce da dedicação em ampliar ainda mais a matriz de cargas local e reforça o compromisso da companhia em desenvolver os setores produtivos na Região Nordeste com foco nos fluxos destinados ao litoral baiano.
O memorando é o mais recente avanço de uma parceria que já vem se consolidando. VLI e Codeba estiveram reunidas em setembro de 2021 para debater o cenário logístico do estado e discutir novas formas de parceria para atender aos setores produtivos locais.
“Esse momento é importante para o setor de logística. Nós trabalhamos todo o ano de 2021 visando essa parceria no sentido de incrementar ainda mais o número de cargas e receitas operadas nos Portos Organizados da Codeba”, disse Ana Paula Calhau, diretora Empresarial e de Relação com o Mercado da autoridade portuária.
Corredor Minas-Bahia
O corredor Minas-Bahia, ramal logístico operado pela VLI que viabiliza o fluxo de insumos até o litoral baiano, atua como uma importante rota de escoamento para os setores produtivos em razão de uma característica singular: a vocação para o transporte de cargas gerais. O ramal possui movimentações regulares de derivados de petróleo, cal, químicos, minério de ferro, minério de cromo, minério de magnesita (com destino ao Porto de Aratu-Candeias e Minas Gerais), cimento (com destino ao Porto de Aratu-Candeias) e contêineres.
No estado da Bahia, os municípios de Alagoinhas, Castro Alves, Iaçu, Licínio de Almeida, Camaçari, Brumado, Campo Formoso, Candeias, Pojuca e Itiúba integram o mapa ferroviário regional e atuam como pontos de carga e descarga de produtos.
De janeiro a junho de 2021, a empresa movimentou pelo corredor cerca de 4 milhões de toneladas, volume 32% maior que o registrado no mesmo período do ano anterior. Nos últimos dois anos, o número de clientes atendidos pela VLI via Corredor Minas-Bahia também teve alta de 25%.