Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Transporte Aéreo

Viracopos: 1º lugar entre aeroportos para entrada de importações

Diz levantamento feito pela Receita Federal e a concessionária que administra o terminal em Campinas (SP)

10/04/2020 17h30

Foto: Divulgação

Viracopos (SP) alcançou o primeiro lugar entre os aeroportos para entrada de produtos importados no Brasil, segundo levantamento feito pela Receita Federal e a concessionária que administra o terminal em Campinas (SP). Os dados consideram o período dos últimos 12 meses e mostram ainda que a estrutura está na segunda colocação, atrás do Porto de Santos (SP), quando também são consideradas as aduanas terrestres e marítimas na análise.

A concessionária destaca que, entre 10 mil importadores diferentes, um em cada quatro usa Viracopos. Em relação aos exportadores, estimados em 10,5 mil, cerca de 25% também se valem da estrutura do aeroporto em Campinas. O levantamento considera o número de declarações e, mensalmente, o aeroporto contabiliza 28 mil importações, ante 13 mil exportações.

Ainda segundo o levantamento, o terminal tem registrado pelo menos 20 declarações diárias de importação sobre equipamentos e medicamentos usados no enfrentamento ao novo coronavírus.

No ano passado, Viracopos recebeu um certificado internacional que o credenciou a se tornar um dos principais aeroportos da América Latina a importar e exportar produtos da indústria farmacêutica, segundo a concessionária administradora.

Crise

Em março, a concessionária que administra Viracopos protocolou o pedido de relicitação do terminal na Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). A medida foi aprovada no plano de recuperação judicial como forma de solucionar a crise financeira da concessão, que soma R$ 2,88 bilhões em dívidas.

Fonte: G1 Campinas e Região