Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Mix de Notas

Um pouquinho de tudo

E mais algumas curiosidade e dicas

09/04/2020 05h44

Foto: Agência Brasil

Golpistas na internet

A ação de golpistas exige atenção redobrada de quem vai usar a internet para tentar receber os benefícios que o Estado está colocando à disposição das pessoas direta ou indiretamente afetadas pelo novo coronavírus (Covid-19). Denúncias de sites e aplicativos fraudulentos não param de crescer.

Segundo autoridades no assunto, os golpes cibernéticos tendem a aumentar conforme mais gente recorrer à rede mundial de computadores para resolver questões que antes da pandemia seriam resolvidas presencialmente.

A Caixa Econômica Federal recorreu às redes sociais para alertar sobre os cuidados que quem não está inscrito no Cadastro Único do governo federal deve tomar ao baixar, por celular, o aplicativo para se inscrever para receber os R$ 600 de ajuda financeira que serão pagos a trabalhadores informais, microempreendedores individuais (MEIs), autônomos e desempregados que têm direito a receber o benefício.

Declaração de Espólio e de Saída Definitiva do País

Por conta da pandemia causada pelo novo coronavírus, a Receita Federal prorrogou o prazo para a apresentação da Declaração Final de Espólio e da Declaração de Saída Definitiva do País. O prazo para a entrega das declarações e eventual recolhimento do imposto apurado foi transferido de 30 de abril para 30 de junho de 2020. As alterações estão descritas na Instrução Normativa RFB nº 1.934, de 2020. Com a nova norma, a Declaração Final de Espólio deve ser apresentada até 30 de junho de 2020 e o respectivo imposto pago até a mesma data.

Já a Declaração de Saída Definitiva do País deverá ser apresentada até 30 de junho de 2020 e o respectivo imposto pago até a mesma data, nas hipóteses em que a pessoa física residente no Brasil se retirou do território nacional: em caráter permanente no curso do ano-calendário de 2019; ou em caráter temporário e completou 12 meses consecutivos de ausência em 2019.

Camaforró cancelado

A Prefeitura de Camaçari suspendeu os festejos juninos por conta da pandemia do novo coronavírus. A medida foi apoiada nas orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS), que entende a necessidade de eliminar situações de aglomeração como forma de controlar a disseminação da Covid-19. O cancelamento do São João, que em Camaçari é batizado de Camaforró foi medida adotada por outras cidades baianas e de outras regiões do país, em especial no Nordeste.

Segundo a prefeitura, os recursos previstos para a realização do evento, que fontes do Camaçari agora estimam em cerca de R$ 3 milhões, serão remanejados para a saúde e o social. Na saúde, a verba irá ampliar e otimizar o atendimento para o diagnóstico da doença e realizar ações de combate ao novo coronavírus no município. No social, o aporte financeiro será destinado a ampliação dos programas sociais, para garantir a sustentabilidade das famílias.

Netflix

A Netflix lançou uma série de recursos para controle dos pais em sua plataforma de streaming, incluindo opções para filtrar títulos selecionados e examinar o que as crianças estão assistindo.

A empresa também adicionou um recurso para proteger perfis individuais utilizando uma senha para impedir que crianças acessem conteúdo não adequado a elas.

A mais nova medida da empresa visa ganhar mais confiança dos pais, que estão buscando opções para limitar o tempo de tela e escolher programas que possam ser assistidos por seus filhos.

A Netflix também disse que os pais podem remover séries ou filmes individuais nos perfis de seus filhos e examinar aqueles sob "perfil e controle dos pais" dentro das configurações de conta.

A Netflix liderou, entre as concorrentes, com o maior número de downloads de aplicativos no primeiro trimestre, porém mais tempo foi gasto no serviço Kids do YouTube, indicando que os pais estão deixando as crianças absorverem isso por períodos mais longos, de acordo com pesquisa das empresas Apptopia e Braze divulgado na semana passada.

Literalmente presas pelos pés

Pessoas que estão desrespeitando o isolamento na cidade de Tuchín, em Córdoba, na Colômbia, estão sendo presas pelos pés em um cepo de madeira em uma das praças públicas do município. A decisão foi tomada pelo prefeito Alexis Salgado, como medida para conter o avanço da Covid-19 no local.

De acordo com o gestor, a Guarda Indígena, o Exército e a polícia local estão trabalhando em conjunto para monitorar as ruas da cidade. Salgado ainda lembrou que a medida é prevista em lei, e faz parte da tradição do povo indígena Zenú, que deu origem à maior parte da população de Tuchín.

Horas após a aplicação do castigo, o tráfego de pessoa nas ruas diminuiu.

Tuchín é uma cidade que fica perto de Cartagena das Índias, local que é muito utilizado por viajantes para fazer a ligação com o Panamá - de avião. Com apenas 35 mil habitantes, o município de Córdoba fica a 849 quilômetros da capital, Bogotá.

Sem acesso a coleta de esgoto

Alagoinhas, no agreste baiano, tem quase 70% da população sem acesso a coleta de esgoto. O número, que é de 2018, representa 67,6% da população ou 101,9 mil dos 150,8 mil habitantes. Divulgados nesta quarta-feira (8), os dados são do novo relatório do Instituto Trata Brasil com base no Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (Snis). Dos 13 municípios mais populosos do estado, o segundo com pior índice de coleta de esgoto é Camaçari, com 57,8% da população [169,7 mil dos 293,7 mil habitantes] sem esse direito que é amparado na Constituição Federal.

Logo em seguida vem Teixeira de Freitas, no extremo sul, com 57,7%, [91,4 mil dos 158,4 mil habitantes]. Depois, aparecem Lauro de Freitas com 53,3% de população sem coleta [103,9 mil dos 195 mil]; Ilhéus com 39,3% [65,2 mil dos 164,8 mil]; Feira de Santana com 39% [237,8 mil dos 609,13 mil habitantes]; Porto Seguro com 30% [43,9 mil dos 146,6 mil habitantes]; Juazeiro com 26,6% [57,2 mil dos 215,1 mil habitantes]; Itabuna com 21,7% [46,1 mil dos 212,7 mil moradores]; Salvador com 18,7% [534,2 mil dos 2,9 milhões de habitantes].

Os melhores índices de coleta ficam com Vitória da Conquista, com 7,8% da população sem coleta, 26,4 mil dos 338,8 mil habitantes; Jequié com 11,8% [18,3 mil dos 155,8 mil habitantes] e Barreiras, terceiro melhor lugar entre as 13 maiores, com 13,6% [20,9 mil dos 153,8 mil moradores].

Filme Bacurau

Os diretores de Bacurau, Juliano Dornelles e Kleber Mendonça Filho, postaram nesta quarta-feira (8) uma cena nova do filme que venceu o prêmio do júri no Festival de Cannes em 2019. O elenco do longa aparece no vídeo, que tem como intuito reforçar a importância do isolamento social em meio à pandemia do novo coronavírus. "Mensagem de Bacurau pra quem viu e pra quem não viu o filme. #FiqueEmCasa. Saúde amor e paz", escreveu Mendonça.

CURIOSIDADE

Piatã é um município do estado da Bahia, no Brasil, localizado na Chapada Diamantina, cuja população não excede os 20 mil habitantes. É o município mais alto e frio do estado, assim como de toda a Região Nordeste do Brasil.

Com 1.280 m de altitude na sede, superando outros municípios serranos baianos como Morro do Chapéu, Maracás, Rio de Contas, Barra do Choça, Lagedo do Tabocal, Itiruçu, Ibicoara, Mucugê, Barra da Estiva e Vitória da Conquista.

Piatã ainda conta com povoados e distritos com altitudes ainda mais altas, podendo ascender e exceder os 1.500 m de altitude.

Nesse charmoso município se encontra o mais laureado café baiano, onde a Cooperativa de Cafés Especiais e Agropecuária (Coopiatã) vem se mantendo no TOP 10 dos melhores sabores escolhidos na Copa de Excelência.

Apesar da relevância do profissionalismo envolvido na organização da rede produtiva, o mais importante no sistema incentivado pelo governo é o aspecto social, representado na distribuição dos lucros, pois cada cooperativa chega a reunir 150 agricultores familiares.

A Cidade é campeã, em três dos últimos cinco Concursos Nacionais da Associação Brasileira da Indústria do Café (ABIC), conquistando este ano mais uma vez a maior nota do certame. O vencedor foi, pela terceira vez, o produtor Antônio Rigno de Oliveira.