Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Mix de Notas

Um pouquinho de tudo

E mais algumas curiosidade e dicas

21/06/2022 06h30

Foto: Divulgação

Show de forró para instituições beneficentes em Salvador

Neste São João, o Salvador Shopping apresenta uma campanha repleta de arte e educação para crianças e adolescentes, realizada em parceria com o professor baiano Cristóvão Cerqueira, conhecido como "Zé Livrório”, que há mais de 20 anos, desenvolve um projeto itinerante que leva contação de histórias e música para comunidades carentes. Nesta terça-feira (21), ele visitará a Organização do Auxílio Fraterno – OAF (10h) e o Lar da Criança (14h). Durante a visita, o público vai aproveitar o show de forró com crianças e o sanfoneiro Agni Gabriel.

Na programação, todos poderão desfrutar do espetáculo de mágica com Chico Leitura, que faz parte da trupe do Zé Livrório e, ainda, conhecer a famosa kombi-biblioteca. Já na quarta-feira (22), será a vez do Lar Pérolas de Cristo (10h) e do GACC-BA - Grupo de Apoio à Criança com Câncer (15h).

O objetivo de Zé Livrório é incentivar a leitura e o acesso à arte, além de difundir o trabalho por mais cidades e instituições. Esse projeto ensina de maneira lúdica e promove um impacto positivo na transformação social infanto-juvenil.

Hemoba no período junino

A Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Estado da Bahia (Hemoba) terá um horário de funcionamento especial no período junino.

No dia 23, o Hemocentro Coordenador funcionará das 7h30 às 17h; as unidades do Salvador Shopping e Salvador Norte Shopping, das 9h às 17h; e dos hospitais Ana Nery, Santo Antônio e do Subúrbio não terão atendimento. Já em 24 de junho, Dia de São João, todas as unidades estarão fechadas na capital baiana e no interior.

No momento, a Hemoba está com estoque crítico para o tipo sanguíneo A negativo e em alerta para O positivo. Podem doar pessoas entre 16 e 69 anos com peso acima de 50 kg, sendo que os menores de idade precisam estar acompanhados de responsável legal. Antes de comparecer para a doação, o voluntário deve estar descansado e alimentado, não fumar por pelo menos 2h e não ingerir bebida alcoólica 12 horas antes. Os doadores também devem evitar consumir alimentos gordurosos.

Pessoas que tomaram a vacina da gripe ou o imunizante Coronavac devem aguardar 48h para realizar a doação. As demais vacinas contra a covid-19 como Astrazeneca, Pfizer e Jassen impedem a doação de sangue por 7 dias.

Setor Hoteleiro de Salvador no São João

O setor hoteleiro de Salvador espera ampliar o faturamento depois de dois anos sem festejos juninos. A expectativa é que a taxa de ocupação na cidade seja de 50%, de acordo com o presidente da Associação da Indústria de Hotéis da Bahia, Luciano Lopes.

Antes da pandemia de covid-19, o índice de ocupação neste período oscilava entre 40% a 45%. Após dois anos sem os festejos, a expectativa é de alta, motivada também pela programação de shows no Pelourinho, Parque de Exposições e subúrbio de Salvador. As expectativas para o interior do estado, neste período de junho, são ainda melhores.

Chegada do inverno

Com temperaturas amenas, o inverno no Brasil começa oficialmente nesta terça-feira (21), às 6h14. O início da estação é chamado de solstício de inverno, dia do ano com menos horas de luz do que qualquer outro no ano. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia, a estação termina em 22 de setembro, às 22h04. Durante o período, pode haver queda da temperatura média do ar, formação de geadas nas regiões Sul, Sudeste e em Mato Grosso do Sul, neve nas áreas serranas e planaltos da região Sul e friagem em Mato Grosso, Rondônia, Acre e sul do Amazonas.

O inverno é marcado pelo período menos chuvoso das regiões Sudeste, Centro-Oeste e parte do Norte e Nordeste, enquanto as maiores quantidades de chuva são registradas sobre o noroeste da Região Norte, leste do Nordeste e parte da Região Sul.

O litoral nordestino deve registrar chuvas acima da média devido fenômeno La Niña e também do padrão de águas mais aquecidas próximo à costa. As únicas exceções são o oeste da Bahia e o sul do Piauí e do Maranhão. Diferentemente do litoral nordestino, essas regiões passam agora por seu período menos chuvoso. Já as temperaturas devem ficar próximas e acima da média em grande parte da região. 

Segunda edição de 2022 do Sisu oferecerá 65.932 vagas

O Ministério da Educação informou que a segunda edição de 2022 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) oferecerá 65.932 vagas para ingresso em 73 instituições públicas de ensino superior. São mais de 2 mil cursos de graduação. As inscrições serão abertas em 28 de junho e podem ser realizadas até as 23h59 do dia 1º de julho.

Os 10 cursos com as maiores ofertas de vagas são, nesta ordem: pedagogia, administração, matemática, ciências biológicas, química, direito, física, medicina, engenharia civil e engenharia elétrica. O total de cursos de graduação com oferta de vagas é de 2.043. Só para medicina são ofertadas 1.583 vagas.

No portal Acesso Único já é possível consultar as vagas ofertadas por modalidade de concorrência, cursos e turnos, instituições e localização dos cursos. Os estados que mais oferecem vagas são o Rio de Janeiro, com 13.249; Minas Gerais, com 8.655; Paraná, com 6.692; e Bahia, com 5.968.

Entre as instituições com mais vagas ofertadas estão Universidade Tecnológica Federal do Paraná, a Universidade Federal Fluminense, a Universidade Federal do Rio de Janeiro, a Universidade Federal do Maranhão e a Universidade Estadual da Paraíba.

Campeã Cia da Ilha

Pelo segundo ano consecutivo, a Cia da Ilha, da cidade de Itaparica, é campeã do grupo especial do Campeonato Estadual de Quadrilhas Juninas. As quadrilhas da “série A” se apresentaram no último domingo (19), na Praça da Revolução, em Periperi.

Esta foi a 13ª edição do evento, que não acontecia desde 2019, por conta da pandemia. No grupo das campeãs, o Forro do ABC ficou em segundo lugar, seguido pela Asa Branca, Imperatriz do Forró e Luar do Nordeste.

Nas categorias, a Cia da Ilha conquistou prêmio da melhor musicalidade, coreografia, casal de noivos e de dançarinos e conjunto da obra. O Forró do ABC ficou com o melhor figurino, a Imperatriz do Forró com casamento e Forró Asa Branca, o marcador.

No grupo de acesso, os quatro grupos com melhor pontuação foram Fogueira Santa, Pisada do Sertão, Buscapé e Balancê, respectivamente. Eles desfilarão entre as campeãs em 2023, na 14ª edição do campeonato.

Novo posto do SineBahia em Salvador

O SineBahia inaugurou um novo posto em Salvador. A unidade vai funcionar exclusivamente para atendimento de pessoas com processos na Justiça do Trabalho. Esse é um projeto-piloto para implantação do primeiro SAC trabalhista do Brasil.

O serviço vai funcionar no Fórum da Justiça do Trabalho, no bairro do Comércio, de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h. Nesta primeira etapa, além da intermediação formal entre os candidatos e as empresas, o órgão oferecerá o serviço de informações e habilitação ao seguro-desemprego.

De acordo com a Secretaria Estadual do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), responsável pela gestão do SineBahia, há o planejamento de implantação de serviços de cálculo trabalhista e cursos de qualificação profissional.

Segundo o Tribunal Regional do Trabalho (TRT), a previsão é que nos próximos meses o SAC Trabalhista seja totalmente implementado, com postos do Ministério Público do Trabalho (MPT), Caixa Econômica Federal, Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), Serviço Nacional do Comércio (Senac), Superintendência Regional do Trabalho e Serviço Nacional da Indústria (Senai).

Reuni Digital

O Ministério da Educação (MEC) lançou o Programa para Expansão da EaD nas Universidades Públicas Federais – Reuni Digital. Além de ampliar o acesso, o programa pretende fomentar a permanência dos discentes na educação superior, por meio da educação a distância (EaD).

No total, segundo o MEC, serão ofertadas 5.020 novas matrículas por ano. Durante a cerimônia, o ministro da Educação, Vitor Godoy, assinou uma portaria com autorização para criação de 152 novos cargos de docentes no programa. Eles vão atuar em 14 cursos de graduação. Os cursos virtuais serão ofertados no âmbito das universidades federais em diferentes regiões do país.

Segundo o ministro, o programa pretende ampliar o acesso e a permanência dos estudantes na educação superior pública, por meio da educação a distância, e assegurar a qualidade da oferta.

Outro objetivo do Reuni Digital é contribuir para o alcance das metas do Plano Nacional de Educação (PNE), em destaque a meta 12, que estabeleceu em 33% o percentual de matrículas para a população de 18 a 24 anos (taxa líquida) e em 50% para a população em geral (taxa bruta) até o ano de 2024. O programa prevê que seja assegurada a qualidade da oferta e expansão para, pelo menos, 40% das novas matrículas, no segmento público.