Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Mix de Notas

Um pouquinho de tudo

E mais algumas curiosidade e dicas

18/03/2022 06h32

Foto: Divulgação

Rock in Rio é patrimônio cultural imaterial do RJ

Mais de trinta anos depois de sua primeira edição, em 1985, o Rock in Rio recebeu o título de patrimônio cultural imaterial do Rio de Janeiro.

Ao todo, já são oito edições no Rio de Janeiro – além de festivais realizados também em Lisboa, Espanha e Estados Unidos. Ao longo dos anos, nomes icônicos subiram no palco do evento, como Queen, Rod Stewart, Ney Matogrosso, Beyoncé, Rita Lee, entre tantos outros.

Na edição de 2022, a primeira desde o início da pandemia e que acontece nos dias 2, 3, 4, 8, 9, 10 e 11 de setembro no Parque Olímpico da Barra da Tijuca, já estão confirmados shows de Justin Bieber, Dua Lipa, Green Day, Iron Maiden, ColdPlay, Fall Out Boy, Billy Idol, Capital Inicial e The Offspring.

Uso de máscara em São Paulo

O governador de São Paulo, João Doria assinou decreto que retira a obrigatoriedade do uso de máscaras em locais fechados. Segundo ele, a medida passa a valer imediatamente.

Doria explicou ainda que o uso do equipamento de proteção segue obrigatório em unidades de saúde, hospitais e transporte público como ônibus, trens e metrô. A máscara se torna opcional para os outros ambientes como escolas e comércio.

Novo Enem

As questões abertas ou discursivas serão valorizadas no novo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), e os estudantes que fizerem cursos técnicos terão bonificações na hora de concorrer a vagas no ensino superior. As novidades foram apresentadas pelo Ministério da Educação (MEC). O novo Enem será aplicado a partir de 2024.

Segundo o MEC, as provas, que atualmente são compostas apenas pela redação e por perguntas objetivas de múltipla escolha, passarão a contar com outros formatos, como as chamadas questões abertas ou discursivas, nas quais o estudante escreve a resposta e não apenas seleciona uma opção.

O Enem passará por mudanças para adequar-se ao novo ensino médio, modelo que começa a ser aplicado este ano em todo o país. Nos novos currículos escolares, parte das aulas será comum a todos os estudantes do país e direcionada pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). 

Doação de órgãos

O Ministério da Saúde e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) atualizaram orientações para triagem de candidatos para doação de órgãos, tecidos e células-tronco hematopoéticas no Brasil diante da pandemia da covid-19.  Conforme o documento, os doadores devem ser submetidos à triagem clínica e epidemiológica cuidadosa como formas de identificar possíveis contraindicações para a doação de órgãos.

A contraindicação é absoluta nos casos de doador falecido com confirmação Covid-19, síndrome gripal ou síndrome respiratória aguda grave (SRAG) sem etiologia definida, com resultado inconclusivo ou não detectado nos 10 dias anteriores à doação. A nota técnica também apresenta orientações sobre medidas que minimizem os riscos de infecção para pacientes que aguardam por um transplante e para transplantados.

De acordo com informações do Ministério da Saúde, em 2020 e 2021, enquanto alguns países paralisaram totalmente os programas de transplantes, o Brasil manteve cerca de 60% dos procedimentos. 

Carnaval, música e revolução

Os irmãos Armandinho, Betinho, Aroldo e André Macêdo prometem agitar o público da capital baiana com o espetáculo “Carnaval, música e revolução”. No espetáculo, os artistas apresentam um repertório repleto de sucessos, além de divertidas histórias da carreira. A apresentação acontece no dia 24 de março, a partir das 20h, no Teatro Jorge Amado. Os ingressos podem ser adquiridos através do Sympla e na bilheteria do local.

Nova aquisição do Corpo de Bombeiros

Uma viatura de fabricação alemã com uma escada mecânica de 60 metros de altura é a nova aquisição do Corpo de Bombeiros Militar na Bahia (CMBA). O veículo será utilizado para reforçar o trabalho dos profissionais no combate a incêndios e resgates em edifícios de até 20 andares em Salvador e na Região Metropolitana.

O equipamento custou cerca de R$ 7 milhões e a verba empregada para adquiri-lo vem do Fundo Estadual do Corpo de Bombeiros. Dentre as suas funcionalidades estão a possibilidade de giro até 360º, elevador removível com capacidade para três pessoas, ponte de salvamento e espaço para maca.

Sinal Desaparecidos

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) lançou o Sinal Desaparecidos, uma ferramenta para ajudar a encontrar pessoas o mais rápido possível. Após o registro da ocorrência, policiais em um raio de 500 quilômetros do local do desaparecimento são imediatamente comunicados.

Em 2021, o Brasil registrou quase 63 mil pessoas sumidas, mais de 170 casos por dia. Segundo a PRF, as primeiras horas após o desaparecimento são essenciais no processo de localização.

Para utilizar o sistema Sinal Desaparecidos basta acessar o site e preencher os dados do noticiante e da pessoa que se procura, com o nome, telefone e endereço, bem como as informações sobre como ela sumiu. Quanto mais rápido for feito o registro no sistema da PRF, maiores são as chances de localizar a pessoa que se procura.

O serviço funciona todos os dias da semana, 24 horas por dia. Além do site, a ocorrência também pode ser feita via telefone (191). O registro no site do Sinal Desaparecidos não substitui o Boletim de Ocorrência na Polícia Civil.

Vacina contra o vírus da chikungunya

A terceira fase de resultados da vacina contra o vírus da chikungunya apresentou altos índices de eficácia. O imunizante é produzido pelo Instituto Butantan em parceria com a empresa de biotecnologia franco-austríaca Valneva. O Butantan começou os testes com a vacina, no Brasil, em janeiro deste ano.

Os dados do Butantan mostram que 96,3% dos participantes da pesquisa obtiveram a chamada imunogenicidade, que possibilita que um antígeno provoque uma resposta imune no corpo. Os anticorpos permanecem elevados por ao menos 6 meses.

A Bahia tem apresentado número alarmantes de doenças transmitidas pela picada do mosquito Aedes aegypti. Segundo o Boletim Epidemiológico do Ministério da Saúde referente à Semana Epidemiológica 7 de 2022 (que se encerrou no dia 19 de fevereiro), das dez cidades com mais casos de Chikungunya no Brasil, quatro estão na Bahia