Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Mix de Notas

Um pouquinho de tudo

E mais algumas curiosidade e dicas

21/02/2022 06h29

Foto: Divulgação

Doação de parte do IR para auxílio a idosos

Neste ano de 2022, a Secretaria Nacional de Promoção e Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa continuará o convênio firmado com a Receita Federal no ano passado, por meio do qual o contribuinte pode, ao declarar o Imposto de Renda, destinar parte dos recursos devidos para os fundos de pessoa idosa. No caso das pessoas físicas, até 3% do imposto devido podem ser doados. Para pessoas jurídicas, o valor é de 1%.

No ano passado, as doações feitas por meio deste mecanismo somaram mais de R$ 50 milhões. Neste ano, a expectativa é de que o valor seja maior.

Trabalho por conta própria de graduados

A pandemia de covid-19 fez um número recorde de brasileiros com curso superior aderir ao trabalho por conta própria. No terceiro trimestre de 2021, foram 4,03 milhões de pessoas graduadas fazendo bicos ou se tornando empreendedores, o maior deste período desde 2015.

Desse grupo, os sem CNPJ, que provavelmente estão em situação mais precária, correspondem a 2,1 milhões, 14,1% a mais na comparação do terceiro trimestre de 2021 com o mesmo período de 2019, antes da pandemia.

Já os com CNPJ chegaram a 1,93 milhão, 37,2% a mais. As estatísticas foram retiradas da Pnad (Pesquisa Nacional de Amostra por Domicílios) Contínua. 

O número de trabalhadores por conta própria com ensino superior também aumentou desde o início da pandemia. Até o terceiro trimestre de 2019, os graduados que faziam bico eram 9,5% dos autônomos sem registro, já os com CNPJ representavam 28,6% dos formalizados. Em 2021, esses valores subiram para 11% e 30,9%, respectivamente.

Exporta SP

O Programa Paulista de Capacitação para Exportações (Exporta SP) está com inscrições abertas até o próximo dia 25 de fevereiro. São 300 vagas para micro, pequenos e médios empresários que têm interesse em receber treinamento gratuito para acessar mercados internacionais.

O programa, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo, oferece quatro meses de capacitação com especialistas da Fundação Instituto de Administração (FIA). São abordados temas como formação de preços, adequação de produtos e serviços, planos de negócios, marketing e vendas.

Essa será a terceira turma do projeto, que capacitou 355 empresários nas duas edições anteriores. Cerca de 20% das empresas que passaram pela formação conseguiram atingir mercados internacionais com o planejamento elaborado ao longo do treinamento.

As inscrições podem ser feitas pela página da Agência Paulista de Promoção de Investimentos (Investe SP).

Primeiro procedimento de eletroporação irreversível

Localizado em Salvador, o Hospital Aliança, da Rede D’Or, acaba de realizar o primeiro procedimento de eletroporação irreversível fora do eixo Rio-São Paulo. Inovadora, a técnica é empregada no combate ao câncer, utilizando uma tecnologia chamada Nanoknife para atacar e eliminar tumores na região do fígado e do pâncreas.

A eletroporação irreversível é considerada minimamente invasiva e tem por base o uso de corrente elétrica de alta voltagem, em média de 2 mil a 3 mil volts, que atinge e destrói as células cancerígenas. No procedimento são utilizadas agulhas por onde passa a corrente. Elas são introduzidas até a área da lesão, com ajuda de imagem de tomografia ou ultrassonografia. O acesso dessas agulhas pode ser feito direto pela pele ou através de acesso cirúrgico.

A técnica vem sendo realizada há mais de dez anos nos Estados Unidos, mas ainda é pouco conhecida na América Latina. Até o momento, existe um único equipamento de eletroporação irreversível no país, que fica em outra unidade da Rede D’Or, no hospital Vila Nova Star, em São Paulo.

Projeto Emoções em Alto Mar 2022

O tradicional cruzeiro do Rei Roberto Carlos, que sairia do Porto de Santos no dia 11 de março, foi adiado em decorrência da pandemia de covid-19. De acordo com nota divulgada pela organização, o Projeto Emoções em Alto Mar 2022 deve acontecer na próxima temporada de cruzeiros, entre novembro deste ano e março de 2023.

“Desde o lançamento do nosso cruzeiro nos empenhamos ao máximo para produzir a viagem perfeita e a melhor experiência, porém, mesmo com tudo pronto para recebê-los, o momento não nos permite festejar. Analisando o cenário atual e entendendo que a saúde e o bem-estar de todos os participantes devem ser nossa principal prioridade, informamos que o Projeto Emoções em Alto Mar 2022 será transferido para a próxima temporada de cruzeiros, entre novembro de 2022 e março de 2023 e, em breve, divulgaremos mais informações”, diz o comunicado.

Ponto facultativo no Carnaval

Pelo segundo ano consecutivo, Salvador não terá ponto facultativo no Carnaval e os órgãos e serviços públicos funcionarão normalmente na cidade na segunda (28), terça (1º) e quarta-feira (2). A medida foi tomada para preservar a vida dos cidadãos neste momento de enfrentamento aos casos de covid-19. Nesses dias, o Município realizará operações especiais de fiscalização nos trechos da Barra/Ondina e Campo Grande/Praça da Sé, com equipes permanentes nesses locais no sentido de orientar aos cidadãos e evitar aglomerações, assim como ocorreu nos demais festejos populares, como a Lavagem do Bonfim, Iemanjá e Lavagem de Itapuã. 

Tremores de terra

Pequenos tremores de terra atingiram pelo menos duas cidades do Nordeste, distantes quase 700 km, no sábado (19). Embora tenham sido captados pelo Laboratório Sismológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (LabSis-UFRN), os abalos sísmicos foram de pequena intensidade e não causaram maiores estragos.

Um primeiro sismo foi registrado na cidade de Curaçá, no norte da Bahia, por volta das 5h. A partir dos dados de suas estações sismográficas, o LabSis calcula que o tremor de terra atingiu uma magnitude preliminar de 2.1 na escala Richter (mR). O segundo evento sísmico ocorreu na região de Canindé, no norte do Ceará, a cerca de 100 km de Fortaleza. Por volta de 21h33, os moradores de Canindé sentiram o tremor de terra que o laboratório potiguar calcula ter atingido 2.4 mR.

De acordo com especialistas, tremores de baixa intensidade como os registrados em Curaçá e Canindé são frequentes, mesmo no Brasil, e, na maioria das vezes, a população sequer percebe os abalos.

Artistas de Rua da Bahia

A realização do Festival Internacional de Artistas de Rua da Bahia 2022 foi confirmada pela produtora cultural Selma Santos. O evento até 22 de maio, com transmissão pelo canal do YouTube do festival, sempre a partir das 17h, ao vivo, direto da Fábrica Cultural - Mercado IAÔ, na Ribeira. Esta edição do projeto celebra 20 anos de sua realização do evento, já tendo trazido à Bahia artistas de rua dos cinco continentes.

As inscrições estarão abertas de 20 de fevereiro a 15 de março pelo site www.festivalderua.com. Podem participar espetáculos nas áreas de música, mímica, acrobacia, comédia, ilusionismo, dança, teatro, poesia e artes plásticas.

O Festival Internacional de Artistas de Rua da Bahia é uma produção da Selma Santos Produções, com apoio da Fábrica Cultural, TVE Bahia e da Rádio Educadora da Bahia, além do apoio financeiro do Fundo de Cultura do Estado da Bahia.

Nomes de bebês mais populares em 2021

Nomes simples, curtos, bíblicos e de santos foram os preferidos pelos brasileiros em 2021, de acordo com dados da Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen-Brasil). Entre os nomes masculinos, Miguel ocupa o topo do ranking, com 28.301 registros. Helena foi o mais registrado entre os nomes femininos, com 21.890.

O nome feminino mais registrado em 2021 remete à Santa Helena, que foi a mãe do imperador romano Constantino, e à lendária mulher do rei espartano Menelau, famosa pela beleza, e cujo rapto por Paris teria causado a Guerra de Troia, na mitologia grega. Entre os dez mais escolhidos por pais e mães há ainda quatro variações de Maria, nome da mãe de Jesus: Maria Alice (14.677 registros), Maria Clara (10.980), Maria Cecília (10.850) e Maria Julia (10.235).

O ranking da Arpen-Brasil é criado a partir da base de dados dos 7.658 Cartórios de Registro Civil do país. Neste ano, esses cartórios registraram os nascimentos dos quase 2.5 milhões de recém-nascidos em todas as 5.570 cidades brasileiras.