Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Mix de Notas

Um pouquinho de tudo

E mais algumas curiosidade e dicas

19/02/2022 06h28

Foto: Divulgação

Censo da Educação Superior 2020

Os cursos de ensino a distância (EAD) no Brasil receberam mais matrículas do que os presenciais, tanto na rede pública quanto na privada, em 2020. Os dados fazem parte do Censo da Educação Superior 2020, divulgado na sexta-feira (18) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e pelo Ministério da Educação (MEC). 

Esta é a primeira vez que o país registra maior ingresso de alunos nos cursos a distância em relação à modalidade presencial. Segundo o Inep, esse fenômeno havia sido constatado em 2019, apenas na rede privada. Dos mais de 3,7 milhões de ingressantes de 2020 (instituições públicas e privadas), mais de 2 milhões (53,4%) optaram por cursos a distância e 1,7 milhão (46,6%), pelos presenciais.

Nos últimos 10 anos, o número de matrículas em cursos presenciais diminuiu 13,9%, enquanto nos cursos EAD aumentou 428,2%. Em 2010, a participação percentual dos novos alunos em cursos superiores online em 2010 era de 17,4%; atualmente, alcança 53,4% dos estudantes. 

Aplicação da segunda dose

A capital baiana promove neste sábado (19), das 8h às 16h, a aplicação da segunda dose da vacina contra covid-19 em crianças e adolescentes de 6 a 17 anos. A estratégia contemplará moradores da capital baiana com o nome disponível no site da Secretaria Municipal da Saúde.
De acordo com a SMS, estão habilitados cerca de 8 mil jovens que receberam a primeira dose do imunizante CoronaVac no dia 22 de janeiro no município.

Durante a estratégia também será realizado o mutirão da dose de reforço. A imunização será administrada de acordo com os critérios e aprazamentos de cada público. A vacinação será exclusiva para as pessoas que estiverem com o nome na lista do site da SMS. Estarão suspensas a aplicação da 1ª dose adulta e infantil e da 2ª dose.

Orquestra de Câmara do Neojiba

A renomada violinista e maestrina suíça Chiara Banchini, especialista em música barroca, irá liderar a Orquestra de Câmara do Neojiba em mais uma edição da série “Domingo no Parque”. A apresentação é gratuita e ocorre neste domingo (20), às 11h, no Parque do Queimado, na Liberdade.

No repertório, estarão peças de grandes compositores do período pré-clássico e clássico, como “Divertimento”, de Mozart, “Adagio e Fuga”, de Richter, “Quarteto Concertante”, de Stamitz, e a “Sinfonia n.5 para cordas”, de C.P.E Bach. Os ingressos podem ser retirados no Sympla ou diretamente no local, no dia do evento.

Esta é a quinta vez que Chiara vem a Salvador para ouvir e orientar os integrantes do Neojiba e se apresentar na cidade. “Gosto muito do programa e de fazer parte do Neojiba. Tem muitos integrantes que já conheço, que já conseguiram compreender bem como se articula a música barroca”, destaca.

2ª Expo Belo Campo

Um mix de alimentos da agricultura familiar, produzido no Território Sudoeste Baiano, pode ser degustado e adquirido durante a 2ª Expo Belo Campo, que segue até o próximo domingo (20), no Espaço de Eventos Dariel Ferraz, no município de Belo Campo.

Produtos como beiju, biscoito, mel, queijo, café, ovos, galinha caipira, doces e cachaça, além de verduras, hortaliças, frutas e artesanatos, estão sendo expostos e comercializados em mais de 70 barracas doadas pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional, empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural.

Drive da Folia

Para celebrar o Verão soteropolitano e o período momesco, o Salvador Shopping vai promover Drive da Folia neste sábado (19) e domingo (20), das 13h às 18h. Em formado Drive Thru, 20 personagens vão divertir o circuito, tais como: princesas, príncipes, fadas, piratas, unicórnio, bailarinas, palhaço, mágico, além da apresentação da fanfarra e efeitos especiais no espaço. Para participar, os clientes devem acessar o Salvador Shopping através da Entrada 2, e se dirigir ao Piso G1 - Roxo (Aquário Americanas). Mantendo os protocolos de segurança, os clientes devem estar a bordo de seus veículos e usar máscara de proteção.

As crianças presentes vão receber um Kit Folião com confete, serpentina e guloseimas para deixar a festa mais colorida e divertida (mediante disponibilidade do estoque). Para dar um clima de alegria e descontração, crianças e adultos devem vir fantasiados e maquiados criando um clima especial. Durante o evento, os clientes podem fazer os pedidos de lanches, doces e bebidas através da plataforma Salvador Shopping Online e receber durante a fila do Drive. Além de toda a comodidade, a entrega é gratuita nesta modalidade. Saiba mais: www.salvadorshoppingonline.com.br.

Conserto para Dois

Um dos principais nomes das artes cênicas brasileiras já tem data para retornar ao mais prestigiado palco baiano. Claudia Raia encenará o musical "Conserto para Dois" no Teatro Castro Alves, dias 6, 7 e 8 de maio, ao lado do marido, Jarbas Homem de Mello, que também dirige a montagem. Juntos, se dividem entre 12 personagens. Atriz, bailarina e empreendedora cultural, aos 55 anos, a artista também se mostrou uma cantora talentosa. Basta conferir seu primeiro disco, que reúne dez músicas do espetáculo.

O musical é um dos destaques do Catálogo Brasileiro de Teatro, que chega à 22ª edição este ano com novidades em sua programação presencial, depois de uma temporada virtual em 2021. O projeto realizado pelo diretor artístico Fred Soares abrirá a agenda com a comédia "A Iluminada", com Heloisa Périssé, em 30 de abril e 1 de maio, no Teatro Jorge Amado. Nos dias 13, 14 e 15 de maio será encenado no TCA o espetáculo "A Cor Púrpura".

Feira da Gestante Bebê e Criança

A Feira da Gestante Bebê e Criança terá mais uma edição. Com entrada gratuita, a feira acontecerá de 23 a 27 de fevereiro, a partir das 13h, no Parque Shopping em Lauro de Freitas. Serão centenas de produtos e serviços para as futuras mamães, bebês e crianças de até 12 anos. O evento, oferece a cada edição novos produtos e serviços diferenciados, proporcionando as mamães, o conforto de encontrar todo o enxoval em um só lugar, do produto industrializado nacional e importado ao personalizado, com a vantagem de um preço muito mais baixo, em um local de fácil acesso, com estacionamento, seguro, moderno e confortável que podemos encontrar no Parque Shopping na Estrada do coco.

Os itens oferecidos são muitos e os mais variados, desde chupetas, bicos de mamadeira importados até móveis para montar um quarto, produtos e serviços: artigos de decoração, enxoval completo, carrinhos, Bebê conforto, cadeirinhas, calçados, lingerie para gestantes, roupas para crianças, bebês e gestantes, fantasias, laços, moda infantil de marcas importadas como Carters, GAP, Tommy, brinquedos educativos e diversos itens que podem ser bordados e personalizados na hora de acordo com o pedido dos pais e o que é melhor, tudo a preço de Feira.

Estatísticas do Registro Civil - Divórcios 2020

Os divórcios no Brasil caíram 13,6% em 2020 em relação a 2019, o equivalente a 52.101 divórcios a menos. Ao todo, foram registrados 331.185 divórcios concedidos, dos quais 249.874 (75,4%) judiciais e 81.311 (24,6%) extrajudiciais lavrados em cartório. Em 2019, foram contabilizados 383.286 divórcios.

Os dados constam da pesquisa Estatísticas do Registro Civil - Divórcios 2020, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A idade média dos cônjuges na data do divórcio era de 40 anos para as mulheres e 43 anos para os homens. O tempo médio de casamento ficou em torno de 13 anos.

O período médio de casamento foi de menos de dez anos em 49,8% dos divórcios. Em 24,2%, os casamentos duraram entre dez e 19 anos. Em 26,1% dos divórcios, a duração foi de 20 anos ou mais.

Em relação ao regime de bens, 89,9% dos casamentos tinham comunhão parcial. Ainda em 2020, 56,5% dos divórcios foram de casais com filhos menores de idade.