Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Mix de Notas

Um pouquinho de tudo

E mais algumas curiosidade e dicas

18/02/2022 06h31

Foto: Divulgação

Programa de Trainee da Santos Brasil

A Santos Brasil, referência em operações portuárias e logísticas, está com inscrições abertas (em https://traineesantosbrasil.com.br/) para o seu Programa de Trainee, com foco na formação de líderes. O salário é de R$ 8 mil, mais benefícios. São oferecidas 11 vagas.

As oportunidades são para as operações portuárias e logísticas em Santos e São Bernardo do Campo (SP) e para a operação de granéis líquidos em Itaqui (MA), e são abertas a pessoas de todo o País, desde que tenham disponibilidade para mudanças de cidade/estado e viagens.

Os candidatos devem ser recém-formados, com até três anos de conclusão dos cursos de Engenharia, Economia, Administração de Empresas e áreas afins, e ter, no mínimo, um ano de experiência corporativa. Não há limite de idade e a proficiência no idioma inglês, embora muito desejada, não é requisito obrigatório. 

Petrópolis: doações em dinheiro

A prefeitura de Petrópolis anunciou a criação de uma conta bancária para recebimento de doações às vítimas das fortes chuvas que afetam a cidade desde a última terça-feira (15). 

Os recursos arrecadados serão utilizados para a compra de mantimentos, roupas, cestas básicas, materiais de higiene pessoal e outros itens de necessidade. A prefeitura reforça que só receberá doações em dinheiro por essa conta e pede que os brasileiros tenham cuidado para não caírem em golpes aplicados por pessoas em nome da prefeitura. 

Para quem quiser colaborar com dinheiro, a conta, no Banco do Brasil, é: PMP Petropolis - S O S 2022, agência 0080, conta 96011-X, CNPJ 29.138.344/0001-43. Para fazer um PIX, a chave é o CNPJ.

A prefeitura da cidade também está recebendo doações no ginásio da Universidade Católica de Petrópolis (UCP), no Bingen. 

Dia Nacional de Combate ao Alcoolismo

A sexta-feira, para muitos, é o dia de tomar uma cervejinha com os amigos ou outra bebida para relaxar das atividades do dia a dia. Mais da metade da população brasileira, 55%, têm o costume, mostra pesquisa feita pelo Instituto Brasileiro do Fígado (Ibrafig), sendo que 17,2% declararam aumento do consumo durante a pandemia de covid-19, associado a quadros de ansiedade graves por causa do isolamento social.

Esta sexta-feira (18), é o Dia Nacional de Combate ao Alcoolismo, data destinada a conscientizar sobre danos e doenças que o consumo excessivo de bebidas alcoólicas pode causar, tanto em homens quanto em mulheres. 

De acordo com o levantamento da Ibrafig, uma em cada três pessoas no país consome álcool pelo menos uma vez na semana. O consumo abusivo de bebidas alcoólicas foi relatado por 18,8% dos brasileiros ouvidos na pesquisa. Os dados foram levantados com base na resposta de 1,9 mil pessoas, nas cinco regiões do país. O estudo mostra ainda que, em média, os brasileiros ingerem três doses de álcool por ocasião, o que representa 450ml de vinho ou três latas de cerveja.

Cores Conectadas de 2022

A primeira edição do projeto Cores Conectadas de 2022 acontecerá nesta sexta-feira (18), às 17h30, na Barra. Desenvolvida pela Agência Gamboa, com patrocínio da ITS Brasil e Tintas Iquine, em parceria com a Prefeitura Municipal de Salvador, a ação vem revitalizando a fachada de antigos prédios e estruturas da cidade através da arte urbana, potencializando a interação, interesse da população e relacionamento positivo com esses espaços. Esta edição marca a reinauguração da base da Guarda Municipal de Salvador, com pintura ao vivo de mural assinado pelo artista Fumax dos Anjos.

Município de Mucugê

O município de Mucugê, na Chapada Diamantina, passa a ter agendamento online para visitação de alguns dos seus principais atrativos, como o Projeto Sempre Viva e o Museu Vivo do Garimpo. Através da página de cada atrativo na plataforma Janoo, será possível garantir os ingressos e conferir informações como regras de visitação, como a exigência do comprovante de vacina, e quantidade de pessoas previstas para o dia.

A medida tem como objetivo permitir que as pessoas possam aproveitar melhor sua experiência em cada um dos locais sem pegar filas ou ultrapassar a capacidade permitida.

Projeto Ballet

As aulas gratuitas de balé oferecidas por meio do “Projeto Ballet” da Base Comunitária de Segurança do Calabar para meninos e meninas entre 3 e 11 anos foram retomadas, na sede da unidade policial, em Salvador. A iniciativa, voltada para moradores das comunidades de Alto das Pombas e Calabar, surgiu em 2021 com o objetivo de proporcionar uma melhor qualidade de vida para os moradores da região.

Este ano, 20 vagas estão sendo oferecidas. As aulas foram iniciadas, mas ainda existem vagas. Para se inscrever, os interessados devem comparecer na unidade situada na Praça Onze de Maio, no bairro de Calabar, munidos de documentação original e cópia, tanto dos responsáveis quanto da criança, além de comprovante de residência. As lições são ministradas nas manhãs de domingos, das 9h às 11h, pela moradora da comunidade Kelly Falk.

Além da modalidade, a Base Comunitária também está com inscrições abertas para aulas de Dança Afro, Karatê, Jiu-Jítsu e Judô.

Exposição Litoralidades

O artista plástico Eduardo Pitta vai abrir, com uma vernissage, a exposição "Litoralidades", nesta sexta-feira (18), às 17h, cuja exposição ocorre no shopping Villas Boulevard, em Lauro de Freitas. A visitação acontece até o dia 26 deste mês, das 9 às 19 horas.

A atração propõe uma viagem por litorais poéticos através de um conjunto de pinturas inéditas em aquarelas produzidas durante o isolamento da pandemia pelo artista.

Formado pela Escola de Belas Artes (UFBA), Pitta apresenta tanto expressões pictóricas naturalistas, quanto provoca um diálogo perceptivo e conceitual de como cada um sente os litorais Brasil afora. O resultado é um aprazível inventário de memórias de lugares pitorescos próximos ao mar.

O Museu de Dona Lina

A exposição ‘O Museu de Dona Lina’, aberta em agosto do ano passado, no Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM-Bahia), será encerrada no próximo domingo (20), depois de quase sete meses e mais de 35 mil visitantes, entre soteropolitanos, turistas nacionais e estrangeiros.

A mostra ocupa os espaços expositivos do Casarão e Capela e conta ainda com um documentário em vídeo de 50’ (cinquenta minutos) em exibição no ‘Espaço Lina’ do MAM. A visitação é gratuita, de terça-feira a domingo, das 13h às 17h.

Logo após o encerramento do dia 20 e a semana de carnaval, o MAM-Bahia abre outra exposição, ‘Encruzilhada’, com curadoria do prestigiado artista baiano Ayrson Heráclito e do curador do MAM, Daniel Rangel. A nova mostra trará surpresas, provocando um diálogo entre o acervo do MAM e a coleção de Arte Africana do Solar Ferrão da Diretoria de Museus (Dimus/IPAC), além de obras do icônico artista Rubem Valentim (1922-1991).

Prêmio Nacional de Fotografia Pierre Verger

A 8ª edição do Prêmio Nacional de Fotografia Pierre Verger chega ao fim neste final de semana com uma programação agitada no Palacete das Artes, em Salvador. No sábado (19), a Funceb promoverá um encontro com a fotógrafa Arlete Soares. No domingo (20), o artista Washington da Selva ministra a oficina “Manejando Imagens”.

O encontro de sábado começará às 15h e marca o fim da programação que levou artistas visuais e fotógrafos renomados para discutirem o contexto atual e os rumos da fotografia. A última convidada é Arlete Soares, fotógrafa que integra a exposição “Homenagem ao Percurso”, que conta o percurso de Pierre Verger na Bahia a partir das fotografias de Arlete Soares e do acervo religioso do etnólogo francês, que atualmente pertence à Pai Balbino.

No domingo (20), das 14h às 18h, Washington da Selva ministra a “Manejando Imagens: oficina de re-produção de narrativas históricas e familiares”. Na ocasião, ele aplicará o conceito de “manejo”, muito utilizado na agricultura, a fim de manusear, reproduzir e mudar a localização de imagens que compõem as narrativas familiares anteriores ao nosso nascimento.

Música brasileira mais gravada de todos os tempos

Clássico nascido da parceria de Tom Jobim e Vinicius de Moraes, “Garota de Ipanema” se tornou a música brasileira mais gravada de todos os tempos após passar na frente de “Aquarela do Brasil”, de Ary Barroso, até então o primeiro lugar no pódio. A mudança foi divulgada pelo Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (Ecad) depois da atualização da lista no fechamento de 2021.

É possível que “Girl From Rio”, música de Anitta lançada globalmente em abril do ano passado e que tem a mesma melodia do clássico, possa ter ajudado “Garota de Ipanema” a chegar ao topo da lista, já que até outubro de 2021, “Aquarela do Brasil” ainda se mantinha firme na posição.

Além de “Garota de Ipanema”, com 423 gravações cadastradas no Ecad, e “Aquarela do Brasil” com 416, o top 5 das mais gravadas traz “Carinhoso”, de Pixinguinha e Braguinha, na terceira posição, com 414 gravações, “Asa branca”, de Humberto Teixeira e Luiz Gonzaga, com 361 gravações e “Manhã de Carnaval”, de Luiz Bonfá e Antônio Maria, com 293 gravações, em quarto e quinto lugar, respectivamente.