Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Mix de Notas

Um pouquinho de tudo

E mais algumas curiosidade e dicas

09/02/2022 06h30

Foto: Divulgação

Crianças brasileiras não-alfabetizadas

O número de crianças de seis e sete anos no Brasil que não sabem ler e escrever cresceu 66,3% de 2019 para 2021 – explicitando um dos efeitos da pandemia de covid-19 no ensino brasileiro.

A análise foi divulgada pela organização Todos Pela Educação, com base nos dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), feita pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Ao todo, 2,4 milhões de crianças brasileiras não estão alfabetizadas nesta faixa etária. O número corresponde a quase metade (40,8%) do grupo inteiro.

A nota técnica “Impactos da pandemia na alfabetização de crianças”, divulgada pela organização, declara que “a situação é preocupante em diversas dimensões”. O documento ainda aponta que o aumento expressivo no número de crianças não-alfabetizadas no país tem impacto mais grave entre alunos negros e pobres.

Descoberta de asteroides

O pequeno Miro Latansio Tsai, de cinco anos de idade, foi reconhecido como a pessoa mais jovem a descobrir asteroides, em um projeto de ciência cidadã apoiado pela NASA. Até agora, o brasileiro identificou cerca de 15 corpos celestes.

Miro foi inscrito pela mãe, Carla Latansio, no International Astronomical Search Collaboration, um projeto para caçar asteroides comandado pela NASA, com apoio de diversas instituições do mundo. No Brasil, a iniciativa é conduzida junto ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. Em pouco tempo, o garoto aprendeu a usar o programa pelo qual se analisa as imagens da NASA e, no período de outubro e novembro do ano passado, foi responsável por descobrir 15 asteroides.

Ocupação hoteleira em janeiro

De acordo com dados da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis, a capital baiana registrou 69,31% de ocupação hoteleira em janeiro, resultado acima dos 54,25% registrados no mesmo período do ano passado. Entre os fatores que impulsionaram o setor, estão o avanço da vacinação contra a covid-19, as férias escolares, além da maior disponibilidade de voos domésticos.

Novo significado

O projeto Studio Gillette Venus, iniciativa em parceria com o Tattoo Truck que tem como objetivo dar um novo significado a cicatrizes de homens e mulheres, chega a Salvador. O projeto é comandado pelos tatuadores Stella e Gabriel Nanni e a estimativa é que pelo menos 30 mulheres sejam tatuadas de maneira gratuita entre os dias 4 e 15 de março.

As inscrições podem ser feitas através do site oficial da ação até o dia 14 de fevereiro e o projeto ficará localizado no estacionamento do Salvador Shopping.

Déficits cognitivos e transtornos psiquiátricos

Um estudo feito pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FM-USP) com 425 pacientes que se recuperaram das formas moderada e grave da Covid-19 aponta uma alta prevalência de déficits cognitivos e transtornos psiquiátricos. As avaliações foram conduzidas no Hospital das Clínicas da capital paulista durante o ano de 2021, entre seis e nove meses após a alta hospitalar.

Os dados indicaram que 51,1% dos participantes relataram perda de memória após a infecção e outros 13,6% desenvolveram transtorno de estresse pós-traumático. Outros 15,5% dos voluntários tiveram transtorno de ansiedade generalizada identificado, sendo que em 8,14% deles o problema surgiu após a doença. Já 8% dos pacientes foram diagnosticados com depressão (2,5% deles após a internação).

Excesso de peso

Uma em cada dez crianças brasileiras de até 5 anos está acima do peso. O excesso de peso também foi registrado em mais da metade das mães com filhos nessa faixa etária: 58,5%. Os dados são do Estudo Nacional de Alimentação e Nutrição Infantil (Enani-2019).

Encomendada pelo Ministério da Saúde, a pesquisa avaliou 14.558 crianças e 12.155 mães biológicas em 12.524 domicílios brasileiros, em 123 municípios dos 26 estados e do Distrito Federal, entre fevereiro de 2019 e março de 2020.

Segundo os pesquisadores, o excesso de peso prejudica o crescimento e o desenvolvimento infantil e pode gerar doenças crônicas graves ao longo da vida, como problemas cardiovasculares, diabetes, hipertensão e até câncer.

O Enani-2019 mostra, também, que quase um quinto das crianças brasileiras de até cinco anos (18,6%) estão em uma faixa de risco de sobrepeso.

Verão, Paseo e Gastronomia

O Shopping Paseo, em Salvador, realizará, entre 9 e 11 de fevereiro, o evento "Verão, Paseo e Gastronomia", happy hour com música ao vivo e a céu aberto que, além de ofertas especiais das lojas participantes no período da ação, traz variedade nas opções gastronômicas do empreendimento, aliadas a muita música boa. A produção do evento é assinada por Lícia Fábio.

Para abrir a programação, o cantor Adelmo Casé se apresenta no dia 9, levando um repertório contagiante de músicas autorais, clássicos e hits da música brasileira. No dia 10, será a vez do suingue do cantor Arthur Ramos, vocalista do grupo Filhos de Jorge, em projeto solo.

Já na sexta-feira, dia 11, quem animará o público é o conjunto Confraria da Música. O grupo formado pelos cantores e compositores Alex Góes, Alvaro Pinho, Eva Cavalcante e Rafa Chaves promete balançar o público com canções autorais e sucessos da música nacional e internacional.

Todas as apresentações serão abertas ao público e começam a partir das 18h, no piso L1.

17ª Obmep

Já estão abertas as inscrições para a 17ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). Escolas públicas municipais, estaduais, federais e escolas privadas de todo o país podem se inscrever na olimpíada até o dia 17 de março, por meio do preenchimento da ficha de inscrição disponível no site da Obmep. No regulamento, os representantes das escolas vão encontrar todas as informações sobre condições, prazos, datas e regras previstos para participação na disputa.

A maior competição científica do país é realizada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa) e se destina a estudantes dos ensinos fundamental (6º ao 9º ano) e médio. Na última edição, realizada no ano passado, 17,7 milhões de estudantes de todo o Brasil participaram da Obmep.

Criada pelo Impa em 2005, a Obmep contribui para estimular o estudo da matemática no Brasil, além de identificar jovens talentosos e promover a inclusão social por meio da difusão do conhecimento. A iniciativa conta com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM). A competição é promovida com recursos do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC).