Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Mix de Notas

Um pouquinho de tudo

E mais algumas curiosidade e dicas

17/01/2022 06h36

Foto: Divulgação

Contra a gordofobia em Salvador

Um grupo de manifestantes fez um protesto no domingo (16), no bairro de Ondina, em Salvador. O ato aconteceu nas proximidades do monumento ‘As meninas do Brasil’, mais conhecido como as Gordinhas de Ondina, e o objetivo foi celebrar os 6 anos do movimento Vai Ter Gorda, organização que luta contra a gordofobia e a favor do respeito à diversidade.

Com faixas e cartazes, os manifestantes pediram pela sanção dos projetos de lei 284/2019 e 23.507/2019, elaborados pelo movimento e que visam a criação de um dia municipal e estadual de combate a gordofobia, respectivamente. E do projeto de lei 303/2019, que garante o acesso de pessoas obesas pela porta de desembarque do transporte coletivo e de estabelecimentos, para evitar o constrangimento de ter que passar pela catraca.

O movimento tem cerca de 250 membros em Salvador, em cidade do interior da Bahia, em estados como Pernambuco, Ceará, Rio de Janeiro e São Paulo, e fora do Brasil.

Direitos do consumidor

A Escola Nacional de Defesa do Consumidor (ENDC) abriu inscrições para vários cursos que têm, como tema, as relações de consumo e os direitos do consumidor. Todos cursos são gratuitos. Para participar basta que o interessado tenha mais de 16 anos e possa acessar um computador com internet para assistir as aulas.

Também são oferecidas vagas para qualificar órgãos gestores, de monitoramento e empresas. Ao final, os alunos recebem certificado digital emitido pela Universidade de Brasília (UnB). As matrículas podem ser feitas até o dia 7 de fevereiro no site da ENDC. Para acessá-lo, clique aqui.

Há também cursos voltados à educação financeira; ao estímulo de ações conjuntas entre órgãos de vigilância sanitária e de defesa do consumidor; e à capacitação de órgãos e empresas para a utilização da plataforma Consumidor.gov.br.

Energia solar

O setor de energia solar já trouxe mais de 650 empregos à capital baiana e os números devem crescer ainda mais neste ano, por força do programa Salvador Solar, lançado em outubro de 2021 pela Prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria Municipal de Sustentabilidade e Resiliência (Secis). Segundo a Associação Brasileira de Energia Fotovoltaica (Absolar), houve um aumento de 63% no uso da energia solar fotovoltaica em Salvador em 2021.

Uma das ações do programa é o desconto de 60% no imposto de serviço para a instalação das placas fotovoltaicas. Outra iniciativa é o IPTU Amarelo, que oferece descontos de até 10% no Imposto sobre Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU). A iniciativa viu seu número de cadastrados saltar de 32 residências para 74 em 2021 – dados que representam 131% de crescimento. Através do Mapa Solar, é possível identificar o potencial energético das edificações na cidade, através do site geo.salvador.ba.gov.br/solar/.

Bahiacal

Em 2022, a Bahiacal, feira que beneficia a cadeia de lojistas da Bahia e estados vizinhos, acontece de 23 a 25 de janeiro, no Centro de Convenções de Salvador, com a perspectiva de ser a maior de todos os tempos. A mostra é realizada pela Associação Baiana das Empresas de Representação de Calçados e Atividades Afins (Aberc) que atua integrando a cadeia produtiva brasileira em produtos como calçados, roupas e acessórios. A expectativa da associação é movimentar mais de 60 milhões de reais em negócios somente nesta edição. 

A área expositiva com 2,5 mil m² foi 100% vendida dois meses antes do evento. Serão mais de 70 expositores que representam mais de 310 marcas dos setores de calçados, acessórios, confecção, perfumaria e relojoaria. Tudo com os protocolos de segurança e muito conforto para o lojista conhecer e comprar os lançamentos das coleções Outono-Inverno das mais importantes marcas do Brasil.

Pedras nos rins

A Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) alerta para o aumento de casos de pedras nos rins em até 30% durante o verão, já que há o aumento da transpiração e, em alguns casos, sem a hidratação adequada para supri-la. Além disso, a entidade aponta maior risco de cistite, uma infecção na bexiga, também nessa época.

Para prevenir a incidência das pedras nos rins, a SBU afirma que é preciso adotar alguns hábitos, como aumentar o consumo de água, diminuir o sal da comida, fazer atividade física e comer menos carne vermelha. Aumentar a ingestão de sucos cítricos também é uma forma de proteger o corpo da formação de cálculos renais, apontou a SBU.

Já em relação à cistite, que também é favorecida pelo calor e a umidade típicos do verão, costuma causar sensação de bexiga cheia, urgência para urinar e ardência no canal uretral.

Hábitos que podem ajudar a prevenir tal condição incluem evitar ficar longos períodos sem urinar; tomar líquidos em quantidades apropriadas; combater a constipação intestinal; fazer a adequada higiene íntima; praticar exercícios físicos; e evitar ficar com roupa de banho molhada por longos períodos.

Estação Turma da Mônica Salvador

A partir desta segunda-feira (17), a Estação Turma da Mônica Salvador (ETM Salvador) passará a funcionar também às segundas-feiras atendendo ao pedido do público. Durante os meses de janeiro e fevereiro, a garotada e os pais terão mais um dia para se divertirem juntos no centro de entretenimento familiar, localizado no segundo piso do Shopping Paralela, que fica na Avenida Luís Viana Filho (Paralela).

Com uma área de 1.400 m² e 12 atrações, o local, que proporciona uma viagem inesquecível e segura ao mundo dos personagens criados por Mauricio de Sousa, abrirá de segunda a sexta, sempre das 13h às 21h, nesse período. No sábado, o espaço funciona das 9h às 21h. Já no domingo, a diversão é garantida das 12h às 21h.

Para mais informações, acesse o site http://estacaoturmadamonica.com.br ou o perfil no Instagram da ETM Salvador (@estacaoturmadamonicasalvador).

SAC Móvel no extremo sul da Bahia

O SAC Móvel prorrogou o atendimento em cidades do extremo sul da Bahia. As carretas permanecem em Dário Meira, Itambé e Ubaíra até a próxima quinta-feira (20). Os serviços disponíveis são RG, CPF e Antecedentes Criminais, além da Ouvidoria Geral do Estado (OGE). O atendimento é 100% gratuito, incluindo a carteira de identidade.

O atendimento nas três unidades é sempre das 8h às 17h, por ordem de chegada.

Em caso de dúvidas, a Secretaria da Administração (Saeb) disponibiliza o site e o call center: (71) 4020-5353 (ligação de celular) ou 0800 071 5353 (ligação de fixo).

Síndrome de Burnout

A síndrome de Burnout passou a ser reconhecida como um fenômeno relacionado ao trabalho pela Organização Mundial de Saúde (OMS). A assunção dessa condição passou a valer neste mês de janeiro, com a vigência da nova Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde (CID-11).

A síndrome é definida pela OMS como “resultante de um estresse crônico associado ao local de trabalho que não foi adequadamente administrado”. Conforme a caracterização da entidade, há três dimensões que compõem a condição.

A primeira delas é a sensação de exaustão ou falta de energia. A segunda são sentimentos de negativismo, cinismo ou distância em relação ao trabalho. A terceira é a sensação de ineficácia e falta de realização.

A OMS esclarece que a síndrome de Burnout se refere especificamente a um fenômeno diretamente vinculado às relações de trabalho e não pode ser aplicada em outras áreas ou contextos de vida dos indivíduos.