Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Mix de Notas

Um pouquinho de tudo

E mais algumas curiosidade e dicas

15/01/2022 06h29

Foto: Sudec - Divulgação

Falésias entre Morro de São Paulo e Gamboa

As falésias que ficam entre Morro de São Paulo e Gamboa, em Cairu, correm o risco de desmoronamento. A prefeitura do município emitiu um alerta sobre o perigo de deslizamento.

A área está interditada e o risco de deslizamento, identificado desde outubro do ano passado, se intensificou devido às fortes chuvas nas últimas semanas. No ano passado, Ministério Público Federal, por meio de uma ação civil pública solicitou que o município alertasse a sociedade sobre os riscos.

As falésias entre Morro e Gamboa são muito frequentadas por turistas que querem se divertir no "banho de argila", que se forma na beira-mar.

Limite de público em Estabelecimentos

Em decreto, o governo da Bahia determinou que Estabelecimentos que descumprirem os decretos de limite de público poderão ser punidos com embargo, temporário ou definitivo, de obras e estruturas, e interdição total ou parcial de obras, eventos, estabelecimentos, máquina ou equipamento.
As penalidades incluem advertência escrita, multa e cassação do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros.

A fiscalização do limite de público em eventos ficará sob responsabilidade do Corpo de Bombeiro. Na última segunda-feira (10), o limite de público em eventos na Bahia foi reduzido de 5 mil para 3 mil pessoas. Além disso, os eventos devem respeitar a regra de lotação máxima de 50% da capacidade do local, além da obrigatoriedade do comprovante de vacinação e uso de máscaras.

Consultas e exames

A última edição do mutirão de consultas e exames nos Multicentros, da Prefeitura de Salvador, acontecerá neste sábado (15) e domingo (16). A estratégia foi iniciada em novembro de 2021 e beneficiou mais de 21 mil pacientes nas unidades da Rua Carlos Gomes, Vale das Pedrinhas, Amaralina e Liberdade.

A ação, com o intuito de minimizar a demanda represada devido à pandemia da covid-19, oferece consultas com cardiologistas, endocrinologistas, pneumologistas, urologistas, ginecologistas, dermatologistas, médicos clínicos e neuropediatras, entre outras especialidades.

Como nas demais edições, os atendimentos serão exclusivos para os pacientes que realizaram o agendamento prévio. Durante os dias de mutirão não estará funcionando o serviço de marcação de procedimentos. No ato do atendimento, é necessário apresentar o documento de identidade com foto, CPF e requisição do exame (se houver).

Pessoas em situação de rua

A prefeitura de Salvador comporta atender até 1,1 mil pessoas em situação de rua, em uma estrutura distribuída por 17 unidades. O atendimento a este público é feito tanto nos 28 Cras disponíveis como em busca ativa, nas ruas da cidade.

Para ampliar os serviços sociais ofertados, a prefeitura inaugurou o quarto Cras do Nordeste de Amaralina, região que tem população extremamente carente e extremamente vulnerável. Neste centro serão atendidas mais de 6,5 mil famílias.

O número de habitantes de Salvador inscritos no CadÚnico, do governo federal, subiu 185 mil para 220 mil beneficiários desde dezembro.

Museu do Amanhã

O Museu do Amanhã acaba de anunciar que não realizará as atividades presenciais previstas para o mês de janeiro, em função do aumento do número de casos de Covid-19 no Rio de Janeiro. Visando a segurança de seus colaboradores e do público, o Museu do Amanhã opera, desde novembro do ano passado, com 50% da capacidade reduzida.

O equipamento cultural também solicita comprovante de vacinação na entrada, realiza a aferição de temperatura, disponibiliza álcool gel e adota o uso obrigatório de máscara. Para o atual momento, o Museu suspendeu as vendas presenciais de bilhete, direcionando a compra para o site.

Asteroide

Um asteroide de aproximadamente um quilômetro de largura passará pela Terra na próxima terça-feira (18). As informações são da Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço (Nasa), a agência espacial americana.

O asteroide está a cerca de 1.931 milhão de quilômetros de distância da Terra e se movendo a uma velocidade de 76.192 km/h. Essas informações são do Centro de Estudos de Objetos Próximos à Terra da Nasa, que rastreia cometas e asteroides potencialmente perigosos que têm certa potência de colisão.

Conhecido como 7482 (1994 PC1), o asteroide foi descoberto em 1994. Segundo a Nasa, apesar de ninguém esperar que ele atinja a Terra, é o mais perto que um corpo astronômico do tipo chegará do planeta nos próximos dois séculos.