Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Mix de Notas

Um pouquinho de tudo

E mais algumas curiosidade e dicas

12/01/2022 06h32

Foto: Divulgação

Equipamentos culturais de Salvador

Os soteropolitanos e turistas que pretendem visitar os equipamentos culturais administrados pela Secretaria de Cultura e Turismo (Secult) de Salvador deverão apresentar comprovante de vacinação contra covid-19. A medida vale para o acesso à Cidade da Música da Bahia, Casa do Carnaval, Casa do Rio Vermelho e os espaços Pierre Verger da Fotografia Baiana e o Carybé de Artes.

É importante lembrar que os adultos precisam comprovar ter recebido, no mínimo, as duas doses da vacina ou dose única, a depender do imunizante utilizado. Já os adolescentes deverão comprovar, no mínimo, ter recebido a primeira dose contra o coronavírus. Será exigido o cartão de vacinação físico ou digital (ConectSUS ou Carteira de Vacinação Digital, por exemplo). Apenas crianças e adolescentes até 16 anos vão poder acessar os locais, sem precisar do comprovante.

O uso de máscaras de proteção facial para ingresso e permanência nas dependências dos espaços culturais continua obrigatório, inclusive aos que apresentarem comprovante de vacinação. Os locais também possuem totens de álcool em gel para higienização das mãos.

Doações continuam até dia 31 de janeiro

Os moradores de Salvador que quiserem contribuir com as vítimas da chuva forte que deixou cidades do Sul da Bahia em situação de calamidade têm até o dia 31 de janeiro para levar as doações até os shoppings da capital. A ação é promovida pela Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce) e envolve 11 centros de compras.  No Salvador Shopping e no Salvador Norte, por exemplo, as entregas podem ser feitas nos Drives Thru (G1). Juntos, os dois centros de compras já arrecadaram de seus clientes cerca de 85 toneladas de produtos entre alimentos, água mineral, vestuário e material de limpeza e higiene, além de terem doado mil cestas básicas às famílias do sul do estado.

Casa So+ma

Com o objetivo de estimular a coleta seletiva na capital baiana, a iniciativa Casa So+ma criou 11 postos de coleta de recicláveis na cidade, que funcionam de segunda-feira a sexta-feira, das 9h às 17h30, e aos sábados, das 9h às 12h.

O projeto é fruto de uma parceria com a Secretaria Municipal de Sustentabilidade e Resiliência e oferece ainda um programa de vantagens, no qual os resíduos recicláveis geram pontos, que dão direito a cursos, exames, alimentação básica, desconto em supermercados, entre outros benefícios. O cadastro pode ser feito através do aplicativo So+ma Vantagens ou através do site da empresa.

Cancelamento do Salvador Folia

O Salvador Folia anuncia o cancelamento do evento que seria realizado entre os dias 24 e 27 de fevereiro, no Centro de Convenções, em Salvador.
Os organizadores da festa, que teria shows de Ivete Sangalo, Claudia Leitte, Luísa Sonsa, Gloria Groove e Solange Almeida, entre outras atrações, entendem que o momento é de cautela e responsabilidade. As pessoas que já compraram ingressos devem entrar no site do evento para orientações sobre reembolso.

Uso de máscara

O Museu do Mar Aleixo Belov passa a exigir o comprovante de vacinação contra a covid-19 para que os visitantes tenham acesso ao equipamento cultural. O uso de máscara também é obrigatório.

Os adultos necessitam comprovar ter recebido, ao menos, duas doses ou dose única, a depender do imunizante usado, para poder entrar no espaço. Já os adolescentes e crianças alcançados pela campanha de imunização devem apresentar carteira comprovando ter recebido, no mínimo, a primeira dose, observado o prazo de agendamento para segunda.

O Museu do Mar fica localizado no Largo do Santo Antônio Além do Carmo, em Salvador, e funciona de terça a domingo, das 10h às 18h. Os ingressos custam R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia). Crianças de até 5 anos não pagam. Às quartas, o acesso é gratuito.

“As Várias Pontas de uma Estrela”

A Tom Tom Produções, empresa responsável pela produção do evento em Salvador, informa o cancelamento do show “As Várias Pontas de uma Estrela”, da cantora Gal Costa, que aconteceria no Teatro Castro Alves, nos dias 29 e 30 de janeiro e foram adiados devido ao aumento de casos de covid-19, na Bahia.

Os ingressos já comprados são válidos para as novas datas, que serão nos dias 12 e 13 de março, sábado (21h) e domingo (20h). Os que optarem pelo ressarcimento devem procurar a empresa onde os ingressos foram adquiridos.  

Em novo espetáculo, a artista que comemora 56 anos de carreira fonográfica e se debruça sobre as relações entre o riquíssimo repertório que ela própria apresentou ao Brasil, repleto de hits e obras-primas, e a obra monumental de Milton Nascimento. 

Suspenso atendimento presencial no TER/BA

O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) decidiu suspender o atendimento presencial até o próximo dia 31 de janeiro. Os serviços oferecidos pela Justiça Eleitoral aos cidadãos funcionarão normalmente, mas de forma on-line, pelo Núcleo de Atendimento Virtual ao Eleitor (Nave), por meio do site do Eleitoral baiano; pelo Telegram (@maiatrebot) e também pelo telefone (71) 3373-7000.

O TRE baiano lembra que as solicitações de regularização, alistamento eleitoral (1º título) e atualizações no cadastro (transferência de seção ou domicílio eleitoral, alteração de endereço, nome etc.) podem ser feitas virtualmente, com auxílio do Nave ou pelo Título Net. Também de forma virtual, por meio do site do TRE-BA, os cidadãos poderão ter acesso às certidões fornecidas pela Justiça Eleitoral, a exemplo das certidões de: composição partidária, crimes eleitorais, filiação partidária, negativa de alistamento e quitação eleitoral.

Serão mantidas as realizações das sessões e audiências, de forma virtual ou semipresencial. Já as atividades remotas serão exercidas pelos servidores no horário de expediente normal do Tribunal.

Maya Angelou no dolar

A poeta e ativista Maya Angelou se tornou a primeira mulher negra a estampar moedas de dólar nos Estados Unidos. Reconhecida como uma das principais autoras do país e pelo seu trabalho ao retratar as condições das comunidades negras nos EUA, Angelou estampará o verso da nova geração das “quarters”, as moedas de 25 centavos de dólar, que entrarão em circulação em breve nas cidades de Filadélfia e Denver.

A iniciativa faz parte da série “Prominent American Women”, que homenageará mulheres ilustres. Entre elas, estão a astronauta e física Sally Ride, a política e ativista latina Nina Otero-Warren, a atriz Anna May Wong e a primeira nativa americana líder da Nação Cherokee, Wilma Mankiller.