18/03/2020 05h24
Foto: Divulgação
Horário de funcionamento de shoppings
A Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop) divulgou comunicado oficial sobre a redução do horário de funcionamento dos estabelecimentos,” seguindo as recomendações do Poder Público para conter o avanço do coronavírus”.
A recomendação da associação é que as lojas passem, a partir desta quarta-feira (18), a abrir às 12h, e fechar às 20h. O novo horário deverá se manter nos dias seguintes, “até que a situação se normalize”, diz a nota.
Emissão de passaportes
A Polícia Federal orientou suas unidades para que restrinjam o atendimento ao público. Por meio de nota, o órgão informou que serviços de emissão de passaportes e de regularização migratória de imigrantes, mesmo que previamente agendados, estarão limitados a situações consideradas de “extrema necessidade”, seguindo “avaliação da unidade descentralizada”. De acordo com a orientação, a expedição de passaporte será autorizada somente para as pessoas que tenham viagem devidamente comprovada nos próximos 30 dias.
Campanha de vacinação contra a gripe
A campanha nacional de vacinação contra a gripe, que não inclui o coronavírus, foi antecipada neste ano e terá início no dia 23 de março, em todo o país, e será feita para os grupos considerados de risco. Na primeira fase da campanha serão vacinados os idosos e os trabalhadores de saúde, que atuam na linha de frente do atendimento à população.
A ideia do ministério, com a antecipação da campanha é evitar que as pessoas acima de 60 anos, público mais vulnerável ao coronavírus, precise fazer deslocamentos no período esperado de provável circulação do vírus no país.
Segundo o Instituto Butantan, já foram entregues 10 milhões de doses da vacina contra a gripe para o governo federal e há 23 milhões de doses prontas para serem entregues. Serão, no total, 75 milhões de doses.
Diário Oficial da União
O acesso ao Diário Oficial da União pode ser feito por meio de um aplicativo para dispositivos móveis. Até o momento, apenas a versão para sistema Android foi disponibilizada, por meio da loja online Google Play.
Segundo a Imprensa Nacional, em breve, o aplicativo estará também disponível na loja App Store (iOS). Por meio de nota, informou-se que houve atraso no lançamento desta versão por causa da política de teletrabalho implementada na empresa, devido à pandemia de coronavírus.
Para baixar o aplicativo é necessário digitar Diário Oficial da União na área de pesquisa da loja online. Nele estarão disponíveis todas as três seções que compõem o Diário Oficial, bem como as edições extras.
Entre as funções do aplicativo estão as de notificações, filtros de leitura por órgão, tipo de ato; seleção de leitura preferencial diária; possibilidade de incluir entre os favoritos, salvar no dispositivo e compartilhar as matérias; além da versão em PDF da publicação. Um tutorial com dicas de uso e utilidades do aplicativo foi disponibilizado no site http://www.in.gov.br/tutorial-app-dou.
Telecomunicações
O 4º Seminário Nacional de Telecomunicações será realizado entre os dias 20 e 21 de maio, no Centro de Operações e Inteligência da Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP), no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador.
O evento, promovido pela Superintendência de Telecomunicações (Stelecom) da pasta, é destinado a estudantes, pesquisadores e profissionais de empresas e instituições nacionais e estrangeiras envolvidos em projetos de telecomunicações, em especial na área policial.
Este ano, o encontro abordará o tema “Inovação e criatividade” em produtos e iniciativas em telecomunicações voltados para a segurança pública.
A programação inclui palestras, mesas-redondas, lançamento de revistas e uma exposição das realizações da Stelecom ao longo de sua história.
CURIOSIDADE
Pombos
Os pombos são aves do gênero Columba. Aqueles encontrados em áreas urbanas e nos portos ou aeroportos (espécie columba lívia) são caracterizados como “aves domésticas”, que, pelas suas características e modos de vida, constituem a fauna sinantrópica nociva destes locais, sendo, por isso, chamados de “ratos de asas”.
Os principais perigos e doenças, catalogados por especialistas, que podem ser transmitidas por pombos são: parasitas, artrópodes que infestam as aves e seus ninhos (piolhos de pombos, ácaros, percevejos e carrapatos), que levam as pessoas a desenvolverem problemas respiratórios e alérgicos, como rinite e asma; além destas, outras doenças podem ser transmitidas pelos pombos como a psitacose, salmonelose, histoplasmose, criptoococose, toxoplasmose, shiguelose, listeriose, aspergilosae, meningite etc.
Existem mais de 300 espécies de pombos (aves da ordem dos columbiformes), mas apenas 3 são consideradas pragas urbanas.
Eles vivem, em média, 15 anos, são monogâmicos, reproduzem um casal de pombos a cada 3 meses - se bem alimentados. Os pombos são capazes de enxergar espectros de raio ultravioleta e infravermelho que são imperceptíveis para o ser humano. Um único pombo é capaz de produzir 2,5 kg de fezes por ano.
Os predadores mais comuns dos pombos são: águias, gatos, ratos, falcões e corujas.
A arte de criar pombos é a “columbofilia”.
Os antigos egípcios já utilizavam pombos-correios. Conta-se que o faraó Ramsés III anunciou ao povo do Egito a sua chegada ao trono através de pombos-correios.
Na década de 70, a CIA- USA criou pombos com câmeras fotográficas presas ao peito para espionar o território inimigo. O problema é que o peso da máquina era tamanho que os pombos voltavam para casa a pé.
Segundo historiadores, os pombos foram trazidos para o Brasil em 1808, pela família real portuguesa.
A forma mais eficaz de controlar a sua população é eliminando a oferta de alimentos. Face à sua nocividade e por constituir ameaça à saúde pública, complementarmente podem ser adotadas outras providências, respeitando sempre a legislação vigente, como por exemplo: implantação de barreiras físicas – fechamentos de vãos e dos locais de pouso; instalação de fios de nylon e espiculas; uso de gel repelente, limpeza dos locais retirando todo os resíduos existentes; administração de contraceptivo, captura, doação, bem como eutanásia dos pombos doentes, eliminação de ninhos e ovos; uso de equipamentos apropriados para o manuseio de granéis (sulgador, portalino) e armazenagem de grãos e outros alimentos em silos fechados, dentre outras..
Para a atividade de transportes, os pombos causam muitos danos: na aviação, atrapalha o pouso e decolagem dos aviões; nos portos, navios e veículos de carga, poluem a carga com suas penas e fezes; invadem armazéns, silos e outras instalações, contaminando e deteriorando tudo com suas fezes, que são muito ácidas.
Dizem que a ave mais abundante do planeta foi o pombo-viajante (ou passenger pigeon) da América do Norte, com uma população estimada em 5 bilhoes de aves, só nos Estados Unidos. Ele vivia em colônias de até 2 milhões de indivíduos, mas a caça predatória o exterminou, sendo que o último exemplar da espécie morreu em 10 de setembro de 1914 num zoológico americano.