Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Mix de Notas

Um pouquinho de tudo

E mais algumas curiosidades

17/03/2020 05h56

Foto: Divulgação

Wifi nos locais públicos

A Agência Nacional de Telecomunicações determinou para todas as operadoras que liberem o Wifi nos locais públicos, com o objetivo de garantir o acesso à Internet, já que é o principal meio de informar e orientar a população.

Muitas são as ações que podem ajudar a toda população neste momento. O Covid-19 já paralisou países na Europa, como nos casos da Itália e Espanha, que já orientaram o trabalho desde de casa (home office) e que as pessoas evitem sair de suas casas. No Brasil as medidas estão sendo tomadas e muitas visam antecipar os próximos estágios da propagação do coronavírus.

Entre as principais determinações do ofício enviado, está a ampliação da velocidade e da franquia de Internet das redes móveis, além da liberação de redes wi-fi em certos locais públicos. Confira a lista: providências para acesso zero rating ao aplicativo móvel desenvolvido pelo Ministério da Saúde, o Coronavírus-SUS; medidas de ampliação de acesso a não assinantes (como liberação de redes Wi-fi em determinados locais públicos); medida de ampliação de velocidade de conexão nos acessos fixos à banda larga;

promoção de campanhas publicitárias para divulgação de informações referentes à Covid-19, em especial com replicação daquelas realizadas pelo Ministério da Saúde; definição de plano de ação para garantia da estabilidade técnica do sistema, no sendo de se evitar degradação de qualidade decorrente de ampliação súbita da demanda, no âmbito do Grupo de Gestão de Riscos e Acompanhamento do Desempenho das Redes de Telecomunicações (GGRR);

flexibilização nos prazos de tratamento de casos de inadimplência por parte dos consumidores em áreas sob restrições de deslocamento; medidas de priorização no atendimento a solicitações de reparos em estabelecimentos de saúde e serviços de urgências; aprimoramento na gestão interna das prestadoras em relação à força de trabalho própria e terceirizada, no sentido de divulgação de práticas de higiene e restrição de aglomerações no atendimento pessoal ao público externo e nos ambientes de call center.

Olimpíada Brasileira de Matemática

Terminam nesta sexta-feira (20) as inscrições para a décima sexta edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). Escolas públicas e privadas podem inscrever seus alunos exclusivamente pela internet até as 23h59 de sexta-feira. As escolas particulares foram incluídas no certame a partir de 2017.

A edição do ano passado foi recorde, registrando 18,2 milhões de estudantes de 54,8 mil escolas de 99,71% dos municípios brasileiros. A Obmep foi criada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa) em 2005 e é realizada com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), com recursos do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e do Ministério da Educação (MEC).

Foram distribuídas no ano passado 598 medalhas de ouro, 1.746 de prata e 5.183 de bronze, além de 48.133 menções honrosas. A expectativa para 2020 é superar o recorde batido em 2019.

As provas da 16ª Obmep serão realizadas nos dias 26 de maio e 26 de setembro e distribuídas de acordo com o grau de escolaridade do aluno: Nível 1 (6º e 7º anos), Nível 2 (8º e 9º anos) e Nível 3 (ensino médio).

Festival de Lençóis

A Pau Viola Cultura e Entretenimento e a Eco Show Produções, em consonância com a Prefeitura Municipal de Lençóis, comunicam que o Festival de Lençóis, previsto para acontecer de 30 de abril a 02 de maio, foi transferido para o período de 09 a 12 de outubro, em Lençóis, na Chapada Diamantina. Com esta decisão, a produtora baiana segue as recomendações governamentais em adiar eventos com grandes públicos em razão da epidemia do novo coronavírus, o Covid-19.

A 20ª edição do Festival de Lençóis deverá manter a mesma programação prevista inicialmente. A sua realização está baseada na fomentação da cultura, sustentabilidade e fortalecimento da cidadania através das artes e práticas do turismo cultural. Com um público diário estimado em 10 mil pessoas, as edições anteriores reuniram artistas locais e consagrados, como Rita Maria, Gilberto Gil, Gal Costa, Lenine, Ana Carolina, Luís Melodia, Flávio Venturini, Adriana Calcanhoto, Elza Soares, Nando Reis, Vanessa da Mata, Mart´nália, Lazzo, Ju Moraes, Russo Passapusso e Baile do Bem (Sandra de Sá, Serjão Loroza e Negra Li).

Beer Festival

Após a confirmação de alguns casos de coronavírus na Bahia - incluindo os primeiros em Salvador - e a incidência do vírus no Brasil e no mundo, não será realizado o evento “Beer Festival” que aconteceria neste final de semana, nos dias 21 (sábado) e 22 (domingo), no Salvador Shopping, no Estacionamento Externo - Piso L1. Vale lembrar que a Prefeitura Municipal de Salvador cancelou grandes eventos que aconteceriam na cidade e recomendou que fossem cancelados todos os eventos privados que reunissem público superior a 500 pessoas.

Micareta de Feira

A Prefeitura Municipal de Feira de Santana também cancelou a Micareta, que aconteceria no final de abril (o município tem quatro casos confirmados da doença), além de outros eventos corporativos e sociais que aconteceriam nos meses de março e abril. Em função de todo esse contexto, a Diva Entretenimento, organizadora do evento, achou por bem seguir o protocolo de prevenção e cancelar o festival, mantendo sua preocupação primordial com o público.

Concept

Consciente da responsabilidade que tem com seu público, a Concept Content informa que adiará, por tempo indeterminado, a turnê da festa Sollares, que começaria em Aracaju e Salvador, nos dias 4 e 30 de abril, respectivamente, e passaria ainda por Maceió, Natal e Campina Grande. A Festa Hype, que aconteceria na capital baiana no dia 4 de abril, também será adiada.

A produtora de eventos pede ao público que leia e se instrua sobre o novo Coronavírus, que motivou o adiamento das festas, reforçando que o momento é de responsabilidade por parte de autoridades, empresas e população, que deve estimular o respeito ao próximo. Tão logo a situação seja normalizada e seja mais seguro sair de casa, serão informadas novas datas das festas em questão.

CURIOSIDADE

Nariz do avião

Conhecida como nariz do avião, a parte frontal da fuselagem esconde sistemas complexos por trás de uma proteção feita de materiais compostos como kevlar e fibra de carbono. Trata-se de uma peça que deve ser leve e resistente, impermeável e ao mesmo tempo permitir a propagação de ondas eletromagnéticas.

O nome oficial dessa peça é radome, o que já dá os primeiros indícios de sua função. O termo radome vem da junção de radar e dome (cúpula ou abóboda). É que o principal equipamento que fica dentro do radome é o justamente o radar meteorológico.

Para não interferir no funcionamento dos equipamentos que estão dentro do radome, a peça é feita de material preparado para bloquear influências climáticas externas. O radar meteorológico é o principal equipamento, mas há outras antenas.

Radar meteorológico: mede o tamanho das gotículas de água no ar, permitindo que a aeronave detecte condições climáticas desagradáveis pela frente. Os pilotos podem usar essas informações para evitar precipitações e turbulências que estejam na rota. Além de melhorar o conforto dos passageiros, isso é importante também para a segurança do voo.

Sistema de aviso de proximidade no solo (GPWS): alerta os pilotos se a aeronave estiver voando muito perto do chão ou se houver um obstáculo nas proximidades. Ele examina o terreno abaixo da aeronave para que os pilotos sempre saibam distância em relação ao chão. Se a aeronave estiver descendo muito rápido, eles ouvirão o comando "pull up" e o piloto precisará levantar o nariz da aeronave o mais rápido possível para ganhar altitude.

Localizador: trabalha com a antena do "glide slope" e os sinais do diretor de voo ("flight director"). Esse conjunto serve para orientar o piloto sobre a rampa ideal de descida, para evitar que o avião faça uma aproximação muito alta ou muito baixa.

Como é o primeiro ponto de contato do avião com o ar, o radome também está sujeito a sofrer sérios danos. Quando a aeronave passa por uma tempestade com granizo, é comum ver o nariz do avião completamente destruído. Isso acontece porque, apesar de resistente, ele ainda é mais frágil que o restante da fuselagem.

Para garantir o perfeito funcionamentos dos equipamentos, o radome é inspecionado constantemente em solo. Os testes dos radares, no entanto, não podem ser feitos nos hangares. Por emitir uma forte radiação, esses testes só podem ser feitos em locais específicos do aeroporto.

Outra curiosidade são as diversas linhas presentes no nariz do avião. Elas servem para desviar a eletricidade causada por um raio até a cauda do avião, onde ela é dispersada.