Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Mix de Notas

Um pouquinho de tudo

E mais algumas curiosidade e dicas

03/11/2021 06h26

Foto: Divulgação

Novembro Azul

A Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) alerta sobre os impactos da pandemia da covid-19 no setor, especialmente na realização de diagnósticos e tratamentos do câncer de próstata. O alerta é feito no mês em que se desenvolve a campanha mundial Novembro Azul, deflagrada em 2003, na Austrália, para chamar a atenção para a importância do diagnóstico precoce do câncer de próststa.

Houve diminuição de 33,5% no número de consultas urológicas no SUS  na comparação entre 2019 e 2020. As internações de pacientes com diagnóstico da doença caíram 15,7%. Este ano, as consultas com urologista também sofreram queda. Até julho, foram 1.812.982, enquanto em 2019 foram 4.232.293 e em 2020, 2.816.326. As cirurgias para retirada da próstata por câncer tiveram redução de 21,5% no mesmo período.

As coletas do antígeno prostático específico (PSA) e de biópsia da próstata que, junto com o exame de toque retal, diagnosticam a doença, registraram quedas de 27% e 21%, respectivamente, como mostram as informações do Sistema de Informações Ambulatoriais, do Sistema Único de Saúde (SUS).

Maus-tratos contra animais

Aquele que presenciar maus-tratos contra animais em todo o território baiano já pode realizar a denúncia através da Delegacia Virtual do Ministério da Justiça e Segurança Pública. A ampliação foi feita a partir do lançamento de uma nova plataforma, que permite mais agilidade nos registros.

O serviço é disponibilizado apenas para o registro de fatos ocorridos nos estados que aderiram ao serviço do Governo Federal. A denúncia pode ser feita através do site delegaciadigital.ssp.ba.gov.br. Nele o denunciante seleciona o estado, lê as orientações e depois seleciona o crime de maus-tratos contra animais.

Os registros são homologados e encaminhados virtualmente direto para a delegacia da área do fato, agilizando o processo e facilitando a denúncia.

Maus-tratos a animais é um crime previsto na Lei 9.605/1998, de crimes ambientais, maus-tratos podem render detenção de três meses a um ano, além de multa. A pena pode ser aumentada de um sexto a um terço se ocorrer morte do animal.

Frente fria

Segundo a previsão da Defesa Civil (Codesal), uma frente fria vinda do Sudeste pode trazer chuva para Salvador a partir desta quarta-feira (3).

Conforme a Codesal, a previsão é céu parcialmente nublado com chuvas fracas e isoladas. A partir da quinta-feira (4), a chegada da frente fria pode causar chuvas acompanhadas de trovoadas, com risco para alagamentos e deslizamentos, que deve permanecer até o domingo (7).

A previsão é que a temperatura deve oscilar entre 22º e 27º. Já os ventos podem atingir uma velocidade de até 18km/h.

Assaí Atacadista vai contratar

O grupo Assaí Atacadista vai contratar 286 profissionais em Salvador. Os novos empregados atuarão na quinta loja da rede na capital, situada na Rua do Salete, nos Barris.

Há vagas para chefe de seção, fiscal de prevenção de perdas, repositor de mercadorias, operador de caixa, auxiliar de manutenção, operador de empilhadeira, auxiliar de cozinha, açougueiro, auxiliar de açougue, entre outras. As funções incluem também oportunidades para pessoas com deficiência.

Os interessados e as interessadas devem se cadastrar exclusivamente no site https://expansaoassaibarris.gupy.io/ até o dia 30 de novembro. Para iniciar a participação no processo seletivo, é necessário ter em mãos RG, CPF, número de telefone e endereço de e-mail

Combate à pobreza menstrual

Na Bahia foi sancionada a lei nº 14.365/2021, que inclui na Política Estadual de Saúde da Mulher um capítulo voltado para a conscientização e combate à pobreza menstrual.

Com a lei, meninas e mulheres baianas vão contar com uma série de ações voltadas para a promoção da saúde menstrual, entre elas o acesso gratuito a absorventes higiênicos nas escolas, unidades de saúde e unidades prisionais em todo o estado.

Atendimento na rede SAC

A rede SAC retoma o atendimento por demanda espontânea, por ordem de chegada, nesta quarta-feira (3). O atendimento 100% por agendamento permanece apenas nos shoppings da capital (Barra, Bela Vista, Shopping da Bahia e Salvador Shopping) e em cinco postos no interior (Camaçari, Lauro de Freitas, Simões Filho, Feira II e Conquista II).

Em Salvador, o atendimento por ordem de chegada vai acontecer nos postos SAC Cajazeiras, Comércio, Liberdade, Pau da Lima, Periperi, Pernambués e Pituaçu. No interior, a medida vai valer em 19 postos, incluindo Feira I e Conquista I. Todos os 43 Pontos SAC vão voltar a atender por demanda espontânea. Os atendimentos que já haviam sido agendados, através do SAC Digital, foram mantidos.

B3 terá novos horários

Com o fim do horário de verão nos Estados Unidos, a B3 terá novos horários de negociação a partir de 8 de novembro. Em ofício circular distribuído no fim da semana, a bolsa brasileira informou que o mercado de ações mantém a abertura às 10h, mas o pregão se estende por mais uma hora, até as 18h. O after market ficará suspenso, com exceção dos dias de exercício de opções sobre ações.

Os derivativos e operações estruturadas sobre câmbio ganham mais meia hora de negociação, que passa a se encerrar às 18h30. O mesmo ocorre com os principais derivativos de café, que terão negociação estendida até as 16h. Os contratos relativos ao açúcar ganham mais uma hora, até as 15h. Em ambas as commodities, a negociação after hours terão seu encerramento mantido às 18h. Os derivativos de soja também ganham mais uma hora, até as 16h20.

Os futuros de índices locais ganham mais meia hora para negociação, com fechamentos diversos. O exercício de opções sobre índice de ações acompanha o mercado à vista e prorroga em uma hora o exercício automático de posição titular, para as 18h.

VII Seminário Corpo, Moda e Performance

A partir desta quarta-feira (3), acontece o VII Seminário Corpo, Moda e Performance, com transmissão ao vivo pelo canal do YouTube da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Promovido pela UFRB, o evento contará com a participação de 30 pesquisadoras e pesquisadores.

Os diálogos, que contemplam relações entre corpo, moda, cotidiano, expressividade, identidade e imaginário, serão realizados nos dias 03 e 04 de novembro e depois nos dias 10 e 11 de novembro, sempre com início às 14h e 16h. A conferência de abertura, com tema No fundo das aparências, será ministrada pelo sociólogo francês Michel Maffesoli, e terá tradução simultânea.

Michel Maffesoli, professor de Sociologia da Universidade de Paris V - Sorbonne é considerado um dos maiores especialistas na pós-modernidade e referência nos estudos sobre o atual, cotidiano e imaginário.

Policiais contra o Câncer Infantil

A Polícia Rodoviária Federal na Bahia iniciou mais uma edição da campanha Policiais contra o Câncer Infantil, em parceria com o Grupo de Apoio à Criança com Câncer – Bahia (GACC-BA), instituição que atua no estado desde 1988 prestando assistência à crianças e adolescentes durante o tratamento da doença.

Atualmente é prestada assistência a cerca de 550 crianças/adolescentes por ano, oriundos de famílias com desfavorável situação econômica, sendo a maioria delas proveniente do interior do estado.

Qualquer pessoa ou empresa pode ajudar na campanha doando alimentos não-perecíveis, leite, fralda descartável (infantil M, G e GG, geriátrica M e G), materiais de higiene pessoal e produtos de limpeza.

A ideia da campanha é estimular a solidariedade e permitir a aproximação dos policiais com a realidade enfrentada por estas crianças e adolescentes que travam a luta contra o câncer, promovendo o encontro cheio de apoio, energia e entusiasmo, fortalecendo e colaborando com o processo curativo.

Na Bahia, a PRF estará recebendo os donativos de 01 a 20 de novembro, nos pontos de arrecadação espalhados em suas 23 unidades policiais localizadas em todas as regiões do estado e na sede administrativa, em Salvador.