Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Mix de Notas

Um pouquinho de tudo

E mais algumas curiosidade e dicas

01/11/2021 06h21

Foto: Divulgação

Baía de Todos os Santos completa 520 anos

Véspera de feriado, esta segunda-feira (1º) é uma data especial no calendário dos baianos. Isso porque a maior baía do País, e segunda maior do mundo, chamada de Kirimurê pelos povos originários, completa 520 anos de rebatismo pelos portugueses: desde então é chamada de Baía de Todos os Santos.

Para comemorar será realizado o Seminário Salvador Mostra Baía de Todos os Santos, que este ano conta com versão presencial, na Avenida Beira Mar, 303, na Ribeira, localidade banhada pela Enseada dos Tainheiros e rodeada de marinas. O seminário é a continuação do já concebido projeto ‘Bahia mostra Baía de Todos os Santos’.

Também será realizada uma exposição aberta ao público (seguindo os protocolos de segurança do Ministério da Saúde), com o propósito de propagar, através do turismo sustentável, ainda mais a imensa e diversificada riqueza natural existente nos 18 municípios que a compõem a baía.

Atualmente, a Secretaria de Turismo do Estado - Setur-BA realiza 11 intervenções de infraestrutura náutica e uma cultural, em municípios no entorno da baía, que representam um investimento de 70 milhões de dólares. São marinas, atracadouros e a recuperação de um museu, além de obras de urbanização, paisagismo e sinalização turística e ações socioambientais.

Brasil será sede do encontro do G20 em 2024

O encontro anual dos líderes das 20 principais economias do planeta, o G20, já tem local para acontecer em 2024: no Brasil. O anúncio foi feito na declaração final do grupo, divulgada durante encerramento da edição de 2021, que aconteceu no domingo (31) em Roma.

De acordo com a declaração, Indonésia deve sediar a edição de 2022 do encontro, enquanto Índia será sede em 2023 e Brasil vai ser sede da reunião em 2024. O acordo foi firmado pelos 20 líderes presentes na cúpula, que representam os seguintes países: África do Sul, Alemanha, Arábia Saudita, Argentina, Austrália, Brasil, Canadá, China, Coreia do Sul, Estados Unidos, França, Índia, Indonésia, Itália, Japão, México, Reino Unido, Rússia e Turquia.

PopUp Ideal

O Hiperideal inaugura, na segunda quinzena de novembro, o Espaço de Verão, em Praia do Forte, o PopUp Ideal. O projeto arquitetônico garante um ambiente sofisticado e moderno que promete ser o novo point de encontro da localidade. O espaço também se torna a opção ideal para quem busca por produtos premium e atendimento de qualidade, marca registrada do grupo.

Dentre os diferenciais da pop-up, cuja temporada se estende até março 2022, pode-se destacar a parrilla assinada por restaurante renomado, arte décor por Miu Monteiro e demais parcerias que enaltecem artistas e produtores do mercado baiano.

Do Zero ao Investidor

O investidor e sócio da BP Money, Nicolau Eloy, e o head da área de renda variável da BP Investimentos, Pedro Queiroz, ministram no dia 8 de novembro, às 19h30, a palestra "Do Zero ao Investidor - Porque e como dar os primeiros passos nos investimentos”. Na ocasião, eles irão tratar sobre educação financeira e explicar como e porque investir, além de dar dicas para que as pessoas identifiquem o seu perfil de investidor e qual o investimento certo para cada um. O encontro terá mediação dos coordenadores dos cursos de Gestão da Unijorge, Ricardo Garcia e Adriano Araújo. O evento é aberto ao público e as inscrições podem ser realizadas através deste link.

Cultura na Estrada

O projeto Cultura na Estrada promove nos próximos dias 5, 6 e 13 de novembro, na Arena e Teatro do Sesc Senac Pelourinho, em Salvador, a apresentação de espetáculos gratuitos, com sessões destinadas a ONGs e ao público em geral. Integram a programação os espetáculos “ÌYÀWÒ – Filhos do Encanto”, com Luiz Antonio Sena Jr, Nando Zambia, Hiran e Ivan Bina, no dia 5 de novembro; “Terrário”, um solo de Lucio Tranchesi, no dia 6 de novembro; e o musical “Eu Sou Amor”, de LUI, no dia 13 de novembro. Todas as apresentações acontecem às 19h. A entrada é gratuita e os ingressos podem ser adquiridos através do Sympla.

Incubadora de Negócios Sociais

A Prefeitura de Salvador está com inscrições abertas para a seleção do programa de pré-incubação da In Pacto – Incubadora de Negócios Sociais. A ação gratuita é realizada através da Secretaria de Sustentabilidade, Inovação e Resiliência (Secis) e do Parque Social. O edital e pode ser acessado no site www.dom.salvador.ba.gov.br .

Os interessados devem efetuar inscrição até o dia 15 de novembro, através do site http://inscricoes.inpacto.salvador.ba.gov.br/ . Podem participar da iniciativa pessoas físicas, sejam elas individual ou em grupo, formal ou informal, e pessoas jurídicas (microempreendedor individual ou micro e pequena empresa.

A seleção ocorrerá para a modalidade de pré-incubação, direcionada para ideias, projetos ou negócios em fase inicial de desenvolvimento, inovadores e de impacto social positivo, formal ou informal, que abordem um dos 17 Objetivos globais de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. O programa terá duração de seis meses, com 86 horas de suporte e qualificação, envolvendo palestras, consultorias, capacitações, mentorias e assessoria.

Consumo de sal por dia

Habitantes das Américas consomem entre 8,5 e 15 gramas de sal por dia, quantidade três vezes maior do que a recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS). 

Para estimular novos hábitos, a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), braço direito da OMS, apresentou novas metas regionais para a redução do sal na dieta da população. O principal objetivo é reduzir o teor de sódio dos alimentos processados, incluindo de pães, cereais e grãos, carnes processadas e laticínios. Os países das Américas haviam concordado em reduzir o consumo de sal em 30% até 2025.  

De acordo com a Opas, a comida processada tem grande quantidade de sal e é muito consumida no continente americano. A instituição lembra que ingerir sal em excesso contribui para maior risco de doenças cardiovasculares, como pressão alta. Por ano, 9,4 milhões de pessoas morrem dos impactos da hipertensão.  Estudos médicos já comprovaram que consumir menos de 5 gramas de sal por dia pode reduzir riscos de doenças do coração e de acidente vascular cerebral (AVC).