Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Mix de Notas

Um pouquinho de tudo

E mais algumas curiosidade e dicas

30/10/2021 06h32

Foto: Divulgação

Eventos com até 2 mil pessoas

O Diário Oficial do Estado publica, neste sábado (30), uma atualização do decreto que regulamenta a realização de atividades com presença de público na Bahia. A medida permitirá eventos com até 2 mil pessoas.

Todos os envolvidos, entre artistas, público, equipe técnica e colaboradores, devem comprovar ter tomado as duas doses de vacina ou dose única contra a covid-19, e apresentar o documento de vacinação fornecido no momento da imunização ou o certificado obtido por meio do aplicativo ‘Conecte SUS’, do Ministério da Saúde. Além disso, devem ser respeitados todos os protocolos sanitários estabelecidos pelos municípios, especialmente o distanciamento social e o uso de máscaras.

Prorrogada campanha de multivacinação

O Ministério da Saúde decidiu prorrogar a campanha de multivacinação em crianças e adolescentes, menores de 15 anos, até 30 de novembro. O objetivo da campanha é promover a mobilização social para a atualização da Caderneta de Vacinação da Criança e do Adolescente (menores de 15 anos de idade).

Em meio a queda da cobertura vacinal desse público, especialmente durante a pandemia de covid-19, a ação que começou no dia 1º de outubro, conta com a oferta de cerca de 18 imunizantes: BCG, Hepatite A e B, Penta (DTP/Hib/Hep B), Pneumocócica 10 valente, VIP (Vacina Inativada Poliomielite), VRH (Vacina Rotavírus Humano), Meningocócica C (conjugada), VOP (Vacina Oral Poliomielite), Febre amarela, Tríplice viral (Sarampo, rubéola, caxumba), Tetraviral (Sarampo, rubéola, caxumba, varicela), DTP (tríplice bacteriana), Varicela e HPV quadrivalente (Papilomavírus Humano).

Até agora com mais de 3,2 milhões aplicadas São Paulo foi responsável pela maior parte delas (456.487), seguido da Bahia (283.230), Minas Gerais (261.673) e Ceará (226.298). Doses da meningocócica (444.491), febre amarela (349.551) e pentavalente (335.945) foram as mais procuradas, de acordo com o LocalizaSus.

Produto à base de cannabis

Uma solução de uso oral à base de canabidiol (CBD) é o mais novo produto à base de cannabis liberado no Brasil pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Segundo a Resolução RE nº 4.067 da agência, publicada na sexta-feira (29), o produto será fabricado na Colômbia. O medicamento tem concentração de 50 miligramas por mililitro (mg/ml), com até 0,2% de tetraidrocanabinol (THC). A licença tem validade por 24 meses.

Com a autorização, o produto, que passa a ser o quarto com esse princípio ativo liberado no país, poderá ser importado já pronto para uso e a distribuição e comercialização iniciada em farmácias e drogarias, a partir da prescrição médica por meio de receita do tipo B (de cor azul).

14º Salão Nacional Raízes Brasileiras

O Artesanato da Bahia é um dos destaques do 14º Salão Nacional Raízes Brasileiras, realizado até domingo (31), na arena de eventos do Shopping Pátio Brasil, em Brasília. Nos dois primeiros dias do evento, a delegação baiana já faturou mais de R$ 20 mil em vendas.

Além da riqueza cultural dos artigos, os expositores do estado, vindos dos municípios de Andaraí, Banzaê, Cachoeira, Guanambi, Inhambupe, Lauro de Freitas, Santa Cruz Cabrália e São Félix, se destacam pela representatividade e pluralidade étnica, que inclui artesãs e artesãos de origem indígena e de matriz africana, além de associações de artesanato e produtores individuais.

Salon du Chocolat 2021

O chocolate premium produzido no sul da Bahia, com cacau com certificado de origem, marca presença no Salon du Chocolat 2021, que está sendo realizado em Paris, na França. O principal evento chocolateiro do mundo, que acontece até segunda-feira (1º), na Paris Expo Verdailles, reúne 105 expositores e produtores de cacau e chocolate de 30 países.

Além dos chocolates, também estão sendo expostos produtos da agricultura familiar baiana, como cafés finos, biscoitos de tapioca, achocolatados, flocos de milho, açúcar mascavo, geleias e cachaça artesanal.

Música instrumental

O JAM no MAM vai reunir novos talentos da música instrumental baiana neste sábado (30), às 18h, com transmissão através do Youtube. Em uma formação inédita, participam do evento Tarcísio Santos (guitarra), Ivan Sacerdote (clarinete), Aline Falcão (teclado), André Luba (baixo elétrico), Lorena Martins (bateria), Alana Gabriela (percussão), Alexandre Vieira (baixo acústico e elétrico), Lucas Decliê (sax alto), Danilo "Bico de Ouro" (trompete), Jordi Amorim (guitarra), Luã Almeida (piano elétrico), Tiago Nunes (percussão) e Ivan Huol (bateria). No repertório, estarão composições de Letieres Leite, Djavan, Tânia Maria, Jaco Pastorius e Ivan Huol, entre outros.

Mulher Com a Palavra

A última edição do “Mulher Com a Palavra” vai ao ar no domingo, dia 31 de outubro, às 18h, e recebe a empreendedora Monique Evelle, a cantora e compositora Margareth Menezes e a rapper, historiadora e escritora Preta Rara. Com mediação da jornalista Rita Batista, o programa irá discutir o futuro afrodiaspórico e como os desdobramentos do conceito de afrofuturismo servem para provocar conversas entre mulheres pretas brasileiras, de diferentes idades e trajetórias.

Cirurgia Bariátrica do HMS

O Serviço de Cirurgia Bariátrica do Hospital Municipal de Salvador (HMS) completa, neste sábado (30), o primeiro ano de funcionamento, colecionando dezenas de procedimentos realizados.

Mensalmente são realizadas 20 cirurgias para pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), encaminhados pela Central de Regulação Municipal. Após a realização do procedimento, o paciente continua sendo monitorado pelos mesmos profissionais da equipe multidisciplinar e realiza exames laboratoriais e complementares necessários.

O Serviço de Cirurgia Bariátrica no HMS vai além da intervenção cirúrgica, feita de acordo com padrões internacionais de elegibilidade. Compreende assistência multidisciplinar com equipe de cirurgiões, endocrinologistas, nutricionistas e psicólogas.

A atividade é realizada por equipes experientes e com a utilização de equipamentos de primeira linha. O acompanhamento pós-operatório dura cerca de seis meses, ainda sob orientação da equipe multidisciplinar do HMS.