11/03/2020 05h31
Foto: Hemoba - Divulgação
Doação de sangue
Até a próxima sexta-feira (13), a unidade móvel de coleta da Fundação Hemoba vai atender os voluntários interessados em doar sangue no estacionamento do Shopping Itaigara, das 8h às 17h, em Salvador.
Para doar sangue, é necessário que o interessado esteja bem de saúde, tenha de 16 a 69 anos, pese mais de 50 kg e apresente um documento oficial com foto. No dia da doação, é importante seguir alguns requisitos básicos, como ter dormido no mínimo 6 horas, não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas e fumado por pelo menos 2 horas.
Projeto Acaso Casa
Mariene de Castro e Almério se reúnem no projeto ‘Acaso Casa’, que vai rodar o Nordeste a partir de março. Salvador será a primeira cidade a receber a turnê, com apresentação no dia 22, às 20h, no Teatro Castro Alves. Os ingressos já estão à venda na bilheteria do TCA, SACs dos shoppings Barra e Bela Vista ou pelos canais do Ingresso Rápido.
Com concepção de José Maurício Machline, a apresentação passeia canções que remetem à memória musical da casa de cada um. Entre solos e duetos, o show reúne números como ‘Segredo’, ‘Na Primeira Manhã’, ‘Foguete’, ‘Lamento Sertanejo’ e ‘Espumas ao Vento’.
Fartura e Abundância’
A exposição “Fartura e Abundância’, da artista plástica Eliana Kertész, seguirá aberta ao público até o dia 26 de abril, no Palacete das Artes, no bairro da Graça, em Salvador.
Considerada como sucesso de público e crítica, a exposição conta com curadoria de Gringo Cardia e mostra a vida e obra de Eliana Kertész, que além de artista plástica foi a vereadora mais votada da história de Salvador, na eleição de 1982 e faleceu em 2017.
Na exposição, o público poderá conferir algumas das esculturas da artista plástica que viraram símbolos da capital baiana, como a obra “Meninas dos Brasil”, formada por três esculturas de mulheres gordas, que foram colocadas na Rua Adhemar de Barros, em Ondina.
Conexões Urbanas
Uma exposição que conversa com a cidade por meio do universo pop, passando pelos quadrinhos, pelo skate, pela poesia urbana, pelos lambe-lambes ou pela light art. Essa é a nova exposição do Centro Cultural Fiesp, chamada Conexões Urbanas, que teve início ontem (10) e vai até 26 de abril.
Na mostra estarão 50 obras, desde murais de grafite até obras interativas, de linguagens múltiplas, criadas pelos artistas e coletivos Alê Jordão, Coletivo BijaRi, Daniel Melim, Guilherme Teixeira, Jaca, Mariana Martins, Narcélio Grud, Presto, Rafael Silveira, Tec e Liquid Media Laab.
Um dos objetivos da exposição é que o público não apenas contemple as obras, mas tenha experiências mais ativas, interagindo com elas. A curadoria é de Baixo Ribeiro.
Além dessa participação imersiva, os artistas da exposição vão dar dicas de lugares a serem visitados virtualmente em São Paulo, por meio de QRCodes. Haverá ainda um programa educativo, com uma oficina gráfica volante, onde o público poderá fazer a sua própria arte usando carimbos.
Petrobras Cultural para Crianças
A Petrobras já recebe inscrições de projetos culturais de artes cênicas de produtores interessados em obter patrocínio. As obras selecionadas precisam ser destinadas ao público infantil e incluir em suas turnês ao menos uma capital do Norte, Nordeste ou Centro-Oeste, além de uma cidade de até 150 mil habitantes em qualquer parte do país.
A categoria artes cênicas inclui peças de teatro, circo e dança. O público-alvo dos projetos deve ser de crianças de até 6 anos de idade, e os espetáculos precisam estar prontos para serem apresentados em 15 de outubro.
O projeto Petrobras Cultural para Crianças terá três etapas e deve destinar R$ 10 milhões ao todo. As próximas fases, ainda sem data de lançamento, receberão inscrições de projetos de animação e de feiras literárias, também destinados ao público infantil.
As inscrições vão até 30 de abril e serão feitas somente pela internet, no site www.petrobras.com.br/cultura. O resultado da seleção será divulgado em junho.
Portal consumidor.gov.br
Criado com o objetivo de facilitar a interlocução direta entre consumidores e empresas para a solução de conflitos, o portal consumidor.gov.br recebeu 780 mil reclamações em 2019. Desse total, 81% foram solucionados. O prazo médio para que alguma resposta fosse apresentada foi de até 6,5 dias.
No mesmo ano, os Procons cadastrados no Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec) fizeram mais de 2,5 milhões de atendimentos, e apresentaram um índice de solução de 76,5%.
Os dados constam do boletim Consumidor em Números, divulgado pela Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), do Ministério da Justiça.
A exemplo do que ocorreu em anos anteriores, o setor de telecomunicações foi o que gerou maior número de reclamações apresentadas pelos consumidores, abrangendo quase 40% do total de demandas na plataforma.
Em segundo lugar ficaram os serviços financeiros, alvo de 22% das reclamações feitas no portal, bem como de 19,7% dos registros de reclamações feitos junto aos Procons. Segundo o levantamento, o índice de resolubilidade das empresas deste setor ficou um pouco acima de76%. No caso das empresas de telecomunicações, esse índice ficou acima de 85%.
Atualmente, o setor bancário tem causado muita preocupação, principalmente nos casos de empréstimos consignados. O cartão de crédito consignado, que tem funcionado como cartão de crédito, mas sem a taxa de juros diferenciada de um consignado, está na pauta para ser combatido.
CURIOSIDADE
O Transporte Dutoviário pode ser dividido em: Oleodutos, cujos produtos transportados são, em sua grande maioria - petróleo, óleo combustível, gasolina, diesel, álcool, GLP, querosene, nafta e outros; Minerodutos, cujos produtos transportados são - Sal-gema, Minério de ferro e Concentrado Fosfático; Gasodutos, cujo produto transportado é o gás natural.
A Lei nº 10.233, de 5 de julho de 2001, que dispõe sobre a reestruturação dos transportes aquaviário e terrestre, cria o Conselho Nacional de Integração de Políticas de Transporte, a Agência Nacional de Transportes Terrestres, a Agência Nacional de Transportes Aquaviários e o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes, e dá outras providências, cita o transporte dutoviário nas seguintes situações:
Art. 21º § 3o A ANTT articular-se-á com entidades operadoras do transporte dutoviário, para resolução de interfaces intermodais e organização de cadastro do sistema de dutovias do Brasil.
Art 24º Cabe à ANTT, em sua esfera de atuação, como atribuições gerais: XIII – promover levantamentos e organizar cadastro relativo ao sistema de dutovias do Brasil e às empresas proprietárias de equipamentos e instalações de transporte dutoviário;
Complementarmente, consta na Resolução nº 3000, de 28 de janeiro de 2009, que aprova o Regimento Interno e a Estrutura Organizacional da ANTT:
Art. 59. À Superintendência Executiva compete:
XII - organizar e manter o cadastro de dutovias e de empresas proprietárias de equipamentos e instalações de transporte dutoviário, articulando junto a outros órgãos visando uma análise sistêmica e multimodal do transporte dutoviário.
Por isso, a ANTT se articula com as entidades relacionadas à área, para manter o Cadastro Nacional de Dutovias, de forma eficiente e segura, para orientar suas ações e projetos.