Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Mix de Notas

Um pouquinho de tudo

E mais algumas curiosidade e dicas

25/09/2021 06h26

Foto: Divulgação

Quermesse São Francisco de Assis

O convento de São Francisco de Assis promove, neste sábado (25) e domingo (26) e nos dias 2 e 3 de outubro, das 11h às 19h, uma quermesse que contará com stands de restaurantes, lojas de roupa e antiguidades, além de promover uma feira de adoção de animais e arrecadação de fundos e medicamentos para tratamento médico dos pets.

O evento será realizado no pátio da SMS Estacionamento, na ladeira da Ordem Terceira, no Pelourinho, e integra as comemorações da tradicional novena de São Francisco de Assis, que começa neste sábado (25) e vai até o próximo dia 04.

Sesc celebra seus 75 anos

Com o show especial "Olhos de Oxum" de Mariene de Castro, o Sesc celebra seus 75 anos de existência em uma transmissão ao vivo, neste sábado (25), às 19h, no canal YouTube do Sesc Bahia.  

A celebração não poderia ser mais especial e é um presente para o público que acompanha e participa das ações e programações culturais, educativas, recreativas e de saúde.

Pedal Solidário da Mobilidade

A Prefeitura de Salvador, por meio do Movimento Salvador Vai de Bike, promove no domingo (26), a partir das 7h, o Pedal Solidário da Mobilidade. O passeio marca o encerramento das atividades da Semana Nacional do Trânsito 2021 e terá um percurso de 10km, a partir da sede da Transalvador, nos Barris, com destino ao Farol da Barra. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas através do link https://forms.gle/pizBj9XwaN7gocAAA.

Além de promover um dos modais mais sustentáveis do mundo, o evento também tem como objetivo angariar alimentos não perecíveis, que serão doados a instituições beneficentes indicadas pela Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer.

Operação Maria da Penha

O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) divulgou os números da Operação Maria da Penha, lançada em agosto com o objetivo de enfrentar a violência doméstica contra a mulher e aprimorar o sistema de proteção às vítimas.

Entre 20 de agosto e 20 de setembro, mais de 14 mil pessoas foram presas por violência doméstica, descumprimento de medidas protetivas e demais crimes contra a mulher.

Outras 40 mil medidas protetivas de urgência foram acompanhadas por policiais civis. Ao todo, 127 mil mulheres foram atendidas, segundo os dados divulgado pelo governo.

A operação foi um esforço concentrado coordenado pelo Ministério da Justiça para atender casos de violação da Lei Maria da Penha. A operacionalização ficou a cargo das forças de segurança estaduais. As polícias de 26 estados e do Distrito Federal foram mobilizadas, e mais de 108 mil profissionais trabalharam para atender ocorrências ligadas à violação Lei Maria da Penha, de acordo com o ministério.

Mulher com a Palavra

Um levantamento da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) apontou que apenas 30% das vagas de cientista em todo o mundo são ocupada por mulheres. O dado incomoda, precisa ser debatido e é isso que o projeto Mulher com a Palavra fará, convidando Carla Akotirene e Sônia Guimarães para debater o caso.

‘Mulheres e Ciência’ será o nome da mesa que acontece no domingo (26), mediada pela jornalista Rita Batista. Carla Akotirene é mestra e doutoranda em estudos feministas. Por sua vez, Sônia Guimarães é a primeira mulher negra brasileira doutora em Física e também é pioneira em lecionar no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA).

Elas discutirão sobre as importantes contribuições das mulheres no meio científico brasileiro e mundial, a despeito de serem minoria e muitas vezes não reconhecidas.

Ação solidária

Arrecadar produtos de higiene e limpeza para a Creche Comunitária Esperança da Estiva. Este é o objetivo da ação solidária que será promovida pelo Boulevard Shopping Camaçari a partir deste sábado, 25. A iniciativa, que segue até o dia 2 de outubro, visa arrecadar itens como água sanitária, álcool em gel, sabão em pó e sabonete líquido. Quem quiser ajudar, poderá se direcionar ao L1, em frente à loja Le Biscuit, no horário de funcionamento do shopping.

Localizada na rua São Bento, em Abrantes, a creche comunitária atende cerca de 140 crianças, de 2 a 12 anos, além de adolescentes aos sábados.

Vagas de piloto no Voare Taxi Aéreo

A empresa aérea brasileira Voare Taxi Aéreo anuncia que está com vaga aberta para piloto em seu quadro de tripulantes. Os interessados devem enviar currículo para o e-mail [email protected].

A Voare é uma empresa genuinamente roraimense especializada no transporte aéreo, cujo princípio fundamental se baseia no cumprimento rigoroso das normas de segurança estabelecidas pela Agência Nacional de Aviação Civil-Anac.

A frota da Voare é composta pelos aviões dos modelos Cessna C208B Grand Caravan EX, Cessna 206 Stationair e Cessna 210L Centurion, além do helicóptero Helibras AS350 B2 Esquilo.

Segundo informa a empresa, os pilotos interessados em participar da seleção devem ter mais de 500 horas de voo e ao menos 100 horas de experiência comprovada em Cessna 206 ou 210. É desejável que tenha também conhecimento em operações na região amazônica.

Centro gastronômico

Um palacete do início do século XX, considerado uma joia da arquitetura baiana, vai ser transformado em centro gastronômico. O espaço vai ficar na Rua Chile, em Salvador, em um prédio secular e um dos poucos da cidade que é tombado como Patrimônio Material da Bahia. O anúncio foi feito em grupos empresariais da Bahia, no WhatsApp.  O Grupo Fera, em parceria com a Rio Verde e a Elo, vão construir o centro gastronômico.

Conhecido como Palacete Tira Chapéu, o prédio foi construído em 1900 e tombado como Patrimônio Material da Bahia no ano de 2011.  Antônio Mazzafera, que opera o Fera Place Hotel, na Rua Chile, é quem toca o projeto através da Fera Investimentos. Segundo ele, a ideia é a revitalização do Centro Histórico de Salvador, no qual haverá várias âncoras e uma dela é o Palacete Tira Chapéu.

O local terá dezenas de espaços com restaurantes e box para a venda de produtos. A Fera Investimentos, que já tem como base o Fera Palace Hotel, procura ampliar os negócios no Centro Histórico, hoje uma área de expansão econômica, que atrai turistas de toda à parte, tendo também como apoio o Hotel Fasano, que fica na Praça Castro Alves.

Emmy Internacional de Entretenimento

O Emmy Internacional de Entretenimento anunciou sua lista de indicados e cinco produções brasileiras aparecem na disputa. “Amor de Mãe” foi indicada na categoria telenovela; “Cercados” concorre na categoria documentário; “Diário de um Confinado” disputa o prêmio na categoria série de curta duração; e “Todas as mulheres do mundo” está entre as indicações da categoria filmes e minisséries para TV. Além das produções globais, o documentário da Netflix "AmarElo - É tudo pra ontem", do rapper Emicida, concorre na categoria de melhor programação artística.

A cerimônia do Emmy Internacional acontece no dia 22 de novembro, em Nova York.