Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Mix de Notas

Um pouquinho de tudo

E mais algumas curiosidade e dicas

24/09/2021 06h29

Foto: Agência Brasil

Doação de leite materno

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou nota lembrando que mães lactantes enlutadas pela perda do filho ou filha ainda assim podem doar leite. Apesar da situação trágica, essas mães podem contribuir caso desejem com esse tipo de doação.

As mães nessa situação que desejarem doar leite materno precisam somente conferir os requisitos definidos pela legislação. Não podem doar leite materno, por exemplo, mulheres que fazem uso de drogas ilícitas e remédios considerados não compatíveis com a amamentação.

Também são vedadas pessoas que fumam mais de 10 cigarros por dia, que fazem consumo de álcool ou que não tenham exames compatíveis com essa prática.

Elas devem buscar um banco de leite materno em sua cidade e consultar um médico para avaliar a possibilidade. São esses os profissionais credenciados para decidir sobre as doações nos bancos de leite materno.

Homenagear profissionais da saúde

A Praça Cayru, no Comércio, em Salvador, terá um monumento para homenagear profissionais da saúde e vítimas da covid-19. A informação foi divulgada pelo prefeito de Salvador, Bruno Reis, durante inauguração da Cidade da Música.

A praça é localizada em uma das regiões mais bonitas de Salvador, que abriga parte importante da história, e integra o processo de reestruturação do Centro Histórico.

São Paulo Companhia de Dança

A São Paulo Companhia de Dança (SPCD), corpo artístico da Secretaria de Cultura do Governo do Estado de São Paulo, retomará a Temporada 2021 a partir desta sexta-feira (24) no Teatro Sérgio Cardoso, na capital paulista. 

A companhia fará a estreia do clássico Giselle – Ato II, com remontagem de Lars Van Cauwenbergh; e Agora, de Cassi Abranches. As sessões ocorrem na sexta-feira (24), às 20h; no sábado (25), às 16h e 20h; e no domingo (26), às 17h. 

Os ingressos, a partir de R$ 22,50 (meia) estão à venda em sympla.com.br. O público de casa também poderá conferir a temporada no ambiente virtual. Nos dias 2 e 3 de outubro, as apresentações serão transmitidas gratuitamente no canal da SPCD no YouTube e na plataforma Cultura em Casa. As sessões ocorrem às 20h (sábado) e 17h (domingo) e não ficarão disponíveis posteriormente.

Sistema Metroviário

Quem utiliza o Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas já pode realizar o cadastro do cartão para acesso nas plataformas por aplicativo de celular. O cadastro pelo celular está disponível para qualquer aparelho do sistema operacional Android, de forma totalmente gratuita, pelo aplicativo Quicko. 

Para realizar o cadastro é só baixar o aplicativo na loja do seu aparelho e cadastrar o cartão com o nome e o CPF do cliente que vai utilizá-lo. Essa prática é importante para que o valor usado para adquirir o cartão seja reembolsado em créditos e também para que a pessoa tenha a opção de bloquear o cartão e resgatar os créditos em caso de perda ou roubo.

Ray Charles

Um show histórico de Ray Charles, realizado na sala de concertos Salle Pleyel, em Paris (França), será exibido no "Arte 1 Apresenta" desta sexta-feira (24). A atração vai ao ar no canal Arte1, às 21h30.

Acompanhado de sua orquestra e de suas backing vocals, as The Raelets, do músico  norte-americano canta hits como "Georgia on My Mind", "What'd I Say", "Yesterday", além de um cover especial de "All the Lonely People", dos Beatles. O show, que entrou para a história, foi realizado em outubro de 1968.

Nascido em Albany, na Georgia (EUA), o pianista e cantor completaria 91 anos em 23 de setembro deste ano. Ray Charles foi eleito o segundo maior cantor de todos os tempos pela revista Rolling Stone e é considerado um dos pioneiros da música soul, do blues e do jazz norte-americano.

Charles perdeu a visão aos 7 anos devido a um glaucoma, e foi na escola para cegos e surdos, na Flórida (EUA), que ele deu os primeiros passos na música. Aprendeu a escrever letras e tocar instrumentos musicais. 

O artista morreu em 2004 de uma doença no fígado após conquistar 17 Grammys: nove deles, entre 1960 e 1966, com canções como "Hit the Road Jack", "I Can't Stop Loving You" e "Busted". 

Fernando de Noronha

A administração do arquipélago de Fernando de Noronha, em Pernambuco, passará a exigir, a partir de 1º de outubro, comprovante de vacinação contra a covid-19 para a entrada de turistas.

A exigência do comprovante de vacinação se refere a pelo menos uma dose dos imunizantes contra covid-19. No entanto, as pessoas que tiverem recebido apenas uma aplicação da vacina terão que, além de comprovar a vacinação parcial, apresentar teste negativo do tipo RT-PCR ou de anticorpos IgG por sorologia.

De acordo com dados da gestão estadual, Noronha já tem 100% da população adulta vacinada com duas doses contra o coronavírus.

Destinos mais vendidos

A terceira edição do Boletim Mensal Braztoa mostra os destinos mais vendidos por operadoras associadas durante o mês de agosto. Os índices de vendas do período, considerando as comercializações das operadoras vinculadas à associação, mostram que Salvador e Fortaleza, no nacional, e Cancun (que repetiu a preferência de julho), entre os destinos estrangeiros, foram os locais mais buscados.

Essas regiões encabeçam uma lista que ainda tem Gramado (RS), Natal e São Paulo, no nacional, e Egito, Dubai a Maldivas como os outros locais internacionais com mais volume de compra de viagens em agosto.

O relatório da Braztoa, de acordo com informações divulgadas pelo portal Panrotas, mostra ainda que, em agosto, os embarques ficaram divididos da seguinte forma: 74% em nacionais e 26% foram para fora do Brasil. Pouco mais de 65% das vendas no período foram feitas para destinos brasileiros e 34% foram para destinos estrangeiros.