Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Mix de Notas

Um pouquinho de tudo

E mais algumas curiosidade e dicas

22/09/2021 06h31

Foto: Divulgação

Chegada da Primavera

Para celebrar a chegada da Primavera, a Casa Pia de São Joaquim plantará 300 mudas de espécies de Mata Atlântica até sábado (25). A ação inclui o plantio de espécies como Ipês, Jacarandá e Pau Brasil, que formarão um corredor verde que beneficiará toda a cidade.

O plantio das mudas formará um corredor verde no terreno que estava sem uso e até degradado. Esse espaço se somará a um campo de futebol de areia para a comunidade do entorno e ao Pavilhão de Aulas da Eco Escola, que abrigará atividades para os alunos já em 2022. A ideia é que 200 crianças de 2 a 5 anos, matriculadas nas turmas, passem a ter aulas com o conteúdo agregado da educação ambiental e acesso ao ar livre e ao ambiente natural.

Remessa de Ingrediente Farmacêutico Ativo

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) confirmou que está prevista a chegada ao Rio de Janeiro, vindo da China, de mais uma remessa de Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA) nesta quarta-feira (22), às 5h50, no Aeroporto do Galeão. O insumo é suficiente para a produção de 5,2 milhões de doses. A Fiocruz aguarda a confirmação das datas para a chegada de novos lotes do insumo ainda em setembro.

Em nota, ela anunciou a entrega de um novo lote com 937 mil doses de vacina contra a covid-19, produzida em parceria com a farmacêutica AstraZeneca. Do total, 50 mil doses ficaram no estado do Rio de Janeiro e as demais seguirão para o Ministério da Saúde e serão distribuídas às unidades da federação.

Com essa entrega, a Fiocruz alcança a marca de quase 97,5 milhões de doses disponibilizadas ao Programa Nacional de Imunizações (PNI), do Ministério da Saúde.

Sarau musical

Villa San Luigi irá promover um sarau musical comandado pelo Maestro Carlos Prazeres (OSBA) e seu quarteto de cordas. O sarau, que terá duração de 1h30min, será realizado nesta quarta-feira (22), às 16h, na própria San Luigi - centro comercial instagramável que conta com lojas e restaurantes na Rua Amazonas, Pituba. A entrada custa R$ 50,00 (por pessoa) e pode ser adquirida através do WhatsApp 71 99977-4685.

Rock In Rio 2022

A CVC Corp iniciará as vendas de pacote para o Rock In Rio 2022. Dentro dos pacotes com transporte, hospedagem e ingressos, são mais de 30 opções de hotéis no Rio de Janeiro e benefícios como: entrada diferenciada para a Cidade do Rock, pontos de atendimento exclusivos no local e pagamento parcelado em até 12 vezes sem juros.

Para atender a diferentes perfis de público e orçamento, há pacotes com valores a partir de R$ 1.098 por pessoa, que incluem ingresso para o festival, traslado para o evento, seguro-viagem, transporte rodoviário ou aéreo e a opção de incluir ou não a hospedagem. A escolha dos hotéis vai de Copacabana ao Flamengo, passando pela Barra da Tijuca, Centro e Leme. Para a edição de 2022, a companhia oferece os chamados “pacotes Boutique”, com hotelaria de luxo na qual o cliente escolhe entre ficar hospedado no Fairmont Rio de Janeiro Copacabana, no Sheraton Grand Rio Hotel & Resort ou no JW Marriot Hotel.

Produtos sustentáveis

Uma exposição de produtos sustentáveis será realizada nesta quarta-feira (21), das 9h às 19h, no Boulevard Shopping Camaçari. Promovida pela Biodegralife, a mostra vai apresentar ao público alternativas que gerem menos impactos negativos ao meio ambiente, como copos, ecobags, netbags, escova de bambu, sabonete de argila, ecopad e saquinhos para compras a granel e de hortifruti. O estande está montado no L1, em frente à loja Le Biscuit.

Para o mesmo dia, está programado um plantio coletivo, com a equipe de colaboradores do shopping, de mudas das árvores Camassary, Ipê Amarelo e Pau Brasil, em parceria com o Instituto Arborize. As ações fazem parte das comemorações pela chegada da Primavera.

Prêmio InovANAC Security

Esta é a última semana para os interessados se inscreverem na edição 2021 do Prêmio InovANAC Security. Destinado aos operadores aéreos e aeroportuários, centros de instrução AVSEC e profissionais que atuam na promoção da segurança da aviação civil contra atos de interferência ilícita nos aeródromos, o concurso premiará o melhor trabalho nas categorias ideias e práticas inovadoras, cujo objetivo seja o desenvolvimento da aviação civil brasileira.

A inscrição dos trabalhos é gratuita e deverá ser feita exclusivamente via formulário eletrônico disponível na página da ANAC na internet até o próximo domingo (26). Promovido pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), com o intuito de conferir notoriedade aos trabalhos que apresentarem as melhores ideias e práticas inovadoras, o Prêmio InovANAC Security concederá aos vencedores de cada categoria troféus e certificados de premiação.

Exposição Internacional Mundo Marinho

A capital baiana recebe a Exposição Internacional Mundo Marinho, composta por robôs que reproduzem de forma fiel uma gama de animais marinhos através de sons, movimentos e efeitos especiais.

A mostra é aberta ao público e pode ser visitada gratuitamente na Praça Central do Salvador Shopping, piso L1, até 15 de outubro. Integram o acervo, modelos como baleias, golfinho, tubarão e o polvo gigante. As réplicas são robotizadas, emitindo sons e realizando movimentos característicos de cada espécie.

Muitas espécies são apresentadas em tamanhos reais, como o tubarão baleia com 10 metros de comprimento. Outros animais, que na natureza são bem pequenos, como os peixes ornamentais, são retratados com 2 a 3 metros. Entre os destaques, está o cirurgião patela, peixe que inspirou a personagem Dory, da franquia de animação ‘Procurando Nemo’.

O projeto foi desenvolvido por biólogos marinhos para que as características de

A Fundação Projeto Tamar também está representada na exposição com a exibição de modelos de diversas espécies de tartarugas marinhas.

Índice Global de Inovação

Em ranking divulgado pela Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI), o Brasil ocupa a 57ª posição no Índice Global de Inovação (IGI) entre 132 países. O país subiu cinco posições em relação ao ano passado, mas está 11 posições atrás de sua melhor colocação, 47º, alcançada em 2011. A classificação começou a ser publicada anualmente em 2007.

As principais fraquezas do país apontadas no ranking são Formação bruta de capital, Facilidade para abrir uma empresa, Facilidade para obtenção de crédito e Taxa tarifária aplicada. Os maiores avanços do Brasil em relação aos dados de 2020 se deram nos indicadores de Crescimento da produtividade no trabalho e de Gastos totais com software.

Na avaliação da Confederação Nacional da Indústria (CNI), a colocação brasileira é incompatível com o fato de o país ser a 12ª maior economia do planeta, em 2020, e com a realidade de ter um setor empresarial sofisticado.