Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Mix de Notas

Um pouquinho de tudo

E mais algumas curiosidades

09/03/2020 05h34

Foto: Divulgação

Operação Ronda Maria da Penha

A Operação Ronda Maria da Penha da Polícia Militar realiza, nesta segunda-feira (9), um evento para comemorar os cinco anos de atuação da unidade no acompanhamento de medidas protetivas contra mulheres vítimas de violência na Bahia. A solenidade ocorrerá às 17h, no auditório da União de Municípios da Bahia (UPB), 3ª avenida, Centro Administrativo da Bahia (CAB). O objetivo do encontro é celebrar conjuntamente com os atores que integram a rede de enfrentamento proteção à mulher.
Nestes cinco anos de atuação, a Ronda Maria da Penha prendeu 271 agressores, realizou 2.287 palestras e eventos, 27.065 fiscalizações de medidas protetivas e atendimentos a 6.693 mulheres. Além da capital, a Ronda atua nas cidades de Paulo Afonso, Juazeiro, Vitória da Conquista, Feira de Santana, Itabuna, Senhor do Bonfim, Lauro de Freitas, Campo Formoso, Sobradinho, Jacobina, Ilha de Itaparica, Guanambi e Barreiras, totalizando 14 municípios.

A Imagem e a Palavra – Encontro com Clarice Lispector 

Para celebrar o centenário da escritora Clarice Lispector e o mês em que é celebrado o Dia Internacional da Mulher, a Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin, da Universidade de São Paulo (USP), vai expor trabalhos de 33 artistas nas quais eles analisam e refletem sobre a obra da escritora. A exposição A Imagem e a Palavra – Encontro com Clarice Lispector começa nesta segunda-feira (9) e ocorre até o dia 30 de abril.

Para a exposição serão apresentadas obras feitas com diversas técnicas, tais como gravuras, desenhos, pinturas, aquarelas, cerâmicas, fotografias e instalações artísticas. A visitação é gratuita. O objetivo é homenagear as mulheres por meio das obras da escritora.

Clarice Lispector faria 100 anos no dia 10 de dezembro deste ano. Ela morreu um dia antes de completar 57 anos, em 1977, por complicações de um câncer no ovário. Dois meses antes ela lançou A Hora da Estrela, um de seus mais conhecidos romances. Clarice Lispector escreveu ainda A Paixão Segundo G.H., Perto do Coração Selvagem e Laços de Família, entre outros.

Proteger crianças e adolescentes e pessoas vulneráveis

A Arquidiocese de São Paulo anunciou a criação de uma comissão para proteger crianças e adolescentes e pessoas vulneráveis contra a violência sexual, tipificação que inclui abuso sexual, estupro e também a produção, a distribuição e o consumo de materiais pornográficos. A comissão começa a atuar nesta segunda-feira (9).

As denúncias poderão ser feitas presencialmente, pelo e-mail e por carta registrada, que deverá ser enviada para o endereço da arquidiocese (Rua Xavier de Almeida, 818 - Ipiranga. São Paulo/SP - CEP 04211-001). Tanto as vítimas como alguém que saiba do caso poderão dar parte, desde que sejam maiores de idade. Se a vítima tiver menos de 18 anos ou for vulnerável, deve estar acompanhada de um dos pais ou por tutor legal. Na denúncia, deve-se informar o nome da vítima e do autor do crime, a data e o local da ocorrência. Se possível, os dados devem ser complementados por materiais comprobatórios, como fotos, gravações, nomes e contatos de testemunhas.

Central de Intermediação de Libras

A Prefeitura de Salvador, através da Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza (Sempre), lançou chamamento público para selecionar propostas de Organizações da Sociedade Civil interessadas em se tornar parceiras na implantação e funcionamento de uma Central de Intermediação de Libras (CIL). Conforme o edital, os interessados devem apresentar suas propostas na sede da Sempre, no horário de funcionamento do órgão, das 8h às 17h.
A Central de Libras prestará serviço de tradução, interpretação e capacitação da Língua Brasileira de Sinais (Libras) para a Língua Portuguesa e vice-versa para pessoas com deficiência auditiva, surdos e surdo cegos. A meta é realizar até 300 atendimentos mensais e mais de 3 mil por ano.
A unidade contará com profissionais especializados e funcionará no Comércio, das 8h às 17h. Os serviços dos intérpretes serão baseados no uso das modalidades falada, sinalizada ou escrita, em traduções simultâneas ou consecutivas, podendo ser ao vivo, ensaiada, gravada ou ainda com cessão de uso de imagem e serão executados conforme demanda da Sempre e da Unidade de Políticas Públicas para Pessoa com Deficiência (UPCD). O objetivo é proporcionar acessibilidade em quaisquer serviços públicos municipais, com a qualidade devida, às pessoas com as deficiências já citadas e que residam em Salvador.

Coronavírus ganhou um aliado inusitado

A luta contra o coronavírus ganhou um aliado inusitado. Desenvolvido desde 2008 por alunos, professores e entusiastas do Centro de Ciência de Jogos da Universidade de Washington, o jogo Foldit (Dobre-o, em tradução livre) recebeu uma atualização que permite aos jogadores tentarem descobrir uma forma de neutralizar o Covid-19.

O coronavírus é batizado assim por ter uma espécie de “coroa de espinhos” em sua estrutura externa. Esses espinhos se fixam às células como carrapatos e usam uma proteína presente nas membranas celulares saudáveis como cola. Com a conexão, o vírus tem acesso ao interior da estrutura e consegue se reproduzir. Esse processo já é conhecido e descrito por pesquisadores da Universidade de Washington. 

O quebra-cabeça apresentado pelo game Foldit entra exatamente aí: o objetivo do jogador é dobrar aminoácidos de forma a criar uma molécula que anule a conexão dos espinhos do coronavírus às proteínas das células saudáveis. Parece complicado? Um dos criadores do quebra-cabeça, o cientista Brian Koepnick, garante no vídeo de apresentação do game que não é necessário nenhum conhecimento biológico ou científico para jogar, apenas raciocínio lógico e, claro, tempo livre. 

CURIOSIDADE

Os países mais bonitos do mundo

Rough Guides, editora de viagem conhecida mundialmente, fez uma pesquisa com seus seguidores nas redes sociais elege os países mais bonitos do mundo:

20. Nepal

A publicação destacou a espiritualidade, natureza e também as possibilidades de aventura pelo país.

19. Espanha

Da bela costa, às cidades históricas, o país também ganhou destaque por conta de suas festas e paisagens variadas.

18. Chile

Numa pequena área territorial, uma enorme variedade de paisagens e beleza intocada em sua maior parte foi o destacado sobre o Chile.

17. Argentina

O oitavo maior país do mundo tem uma “majestosa geografia”. Das espetaculares Cataratas do Iguazu, da natureza selvagem da Terra do Fogo, passando pela vastidão dos Pampas e Vinhedos à cosmopolita Buenos Aires, nosso vizinho ficou na 17ª posição da lista.

16. Indonésia

Diversidade. Esse foi o maior destaque indonésio. Flora e fauna, alimentos e costumes e mais de 500 idiomas diferentes falados no país, além de impressionantes paisagens naturais em suas mais de 17.000 ilhas chamaram a atenção dos seguidores da publicação e colocaram a Indonésia nesta lista.

15. África do Sul

A paisagem natural sul africana, seus vales vitivinícolas e os safáris foram destacados sobre a escolha do país.

14. Brasil

“O país é abençoado com quase todos os tipos de paisagem, prontos para serem explorados”, comenta o Rough Guides, acrescentando o comentário de um seguidor que descreveu o Brasil como “gostoso, deslumbrante, colorido, variado”.

13. Suíça

Os produtores ficaram surpresos com a entrada da Suíça na lista, mas não por falta de belezas. Destaque para seus lagos e montanhas!

12. Austrália

As belas praias e montanhas, além do incrível impacto visual de Uluru (foto) foram destaques do 12º colocado da lista.

11. Índia

O típico país você o ama ou o odeia. A publicação destaca o comentário de um leitor: “um país de contrastes extraordinários – cores vibrantes, vegetação exuberante, belos edifícios e templos requintados”.

10. Japão

A fascinante mistura do antigo e moderno foi ressaltado sobre o Japão.

9. França

O maior país da União Europeia é considerado um dos mais variados. Se você pensa que a “França é nada mais que suas férias em família, dê uma olhada mais profunda – você certamente ficará intrigado com o que vai encontrar.”, recomenda.

8. Islândia

Muitas experiências diferentes em uma viagem curta. A Islândia pode oferecer isso a você. Praias, fontes termais, montanhas vulcânicas, aurora boreal… “as diferentes partes dele parecem planetas diferentes”!

7. Estados Unidos

O país tem de tudo. “desde praias a desertos, montanhas a apartamentos, vistas deslumbrantes de cenas árticas no Alasca ao vibrante calor da Califórnia, além de algumas das cidades mais emblemáticas do mundo”, como comentou um leitor do Rough Guides.

6. Noruega

Há muito o que se descobrir sobre o país que possui “montanhas deslumbrantes, costa gloriosa, fiordes de tirar o fôlego e uma capital loucamente subestimada e peculiar”.

5. Canadá

As paisagens majestosas foram os destaques do Canadá, que passou do segundo lugar da lista (2019) para o quinto nesta edição (2020).

4. Grécia

Os mais ricos monumentos históricos do mundo e o mar de incrível transparência foram os destaques do 4º lugar que ficou com a Grécia.

3. Reino Unido

Alguns leitores do guia reclamaram dda escolha da publicação em agrupar o Reino Unido [Inglaterra, Irlanda do Norte, Escócia e País de Gales], que o fez para “destacar a beleza diversificada que os diferentes cantos das nações oferecem aos visitantes”.

2. Nova Zelândia

O respeito que os moradores demonstram pela natureza foi ressaltado pela publicação. Famoso pela prática de esportes de aventura, as atividades ao ar livre mereceram destaque.

1. Itália

Dos vinhedos à costa, passando pelas montanhas, além dos ricos monumentos históricos e ruínas romanas e cidades incríveis como Roma, Florença e Veneza, “poucos países recebem tantos elogios por sua beleza quanto a Itália”, observou o Rough Guides que ficou com o primeiríssimo lugar da lista!