Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Mix de Notas

Um pouquinho de tudo

E mais algumas curiosidade e dicas

08/08/2021 06h24

Foto:  Breno Esaki - Agência Saúde - DF.

Agosto Dourado

No mês de agosto, mundialmente dedicado ao Incentivo do Aleitamento Materno, conhecido como ‘Agosto Dourado’, os hospitais que possuem em sua estrutura bancos de leite humano estão pedindo à população que doe frascos apropriados para a coleta do leite, com ênfase para o Banco de Leite do Hospital Geral Roberto Santos, que no momento está com quantidade reduzida de frascos.

Os fracos devem ser de vidro, com tampa plástica rosqueável, similar aos de café solúvel. As tampas não podem ser de metal. Doadoras de leite humana que já se encontram nas residências podem doar os frascos já esterilizados. Caso as doadoras precisem de alguma orientação podem entrar em contato com os bancos de leite.

Aniversário da Ebateca

O grupo Ebateca completa 59 anos neste domingo (8) e dará início às celebrações realizando um especial ao vivo, às 19h59, em seu perfil oficial no Instagram. As diretoras Ana Cristina Gonçalves e Karyne Lacerda convidaram personagens notáveis e contributivos na história da marca para relembrarem momentos memoráveis junto à escola. 

Maior rede de ensino de dança da Bahia, com onze unidades espalhadas por todo estado, a escola de balé nasceu no Teatro Castro Alves e, em 1980, deu o seu grande salto com a abertura da primeira Unidade descentralizada, revelando nomes como Daniela Mercury, Christina Kammuller, Breno Bittencourt e Natália Kerner, entre outros artistas que despontaram no cenário internacional.

100 anos da insulina

A descoberta da insulina – e de sua eficácia para o tratamento do diabetes – completa, em 2021, um século tendo o mérito de ter salvo milhões de vidas ao redor do mundo. Retratada como “hormônio da vida”, essa substância produzida pelo pâncreas pode ser obtida, visando tratamentos médicos em larga escala, tanto de animais quanto em laboratórios.

Sem glicose, o corpo se deteriora e sintomas de diabetes, como emagrecimento acentuado e muita necessidade de urinar e de beber água, começam a surgir. Sem tratamento, as pessoas podem entrar em coma, e o coma diabético é mortal, com altos índices de mortalidade quando não tratado adequadamente

Coleta de DNA

Em todo o Brasil, mais de 150 pontos estão aptos para fazer a coleta de material genético de parentes que estão em busca de pessoas desaparecidas. Desde maio, com o lançamento da Campanha Nacional de Coleta de DNA de Familiares de Pessoas Desaparecidas, 18 famílias já conseguiram informações de entes sobre os quais não tinham notícias.

O resultado foi possível a partir de informações do Banco Nacional de Perfis Genéticos (BNPG) e dos bancos de cada estado, após os familiares participarem da campanha de coleta, coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública. Por meio da campanha, mais de 2 mil famílias de desaparecidos forneceram material genético.

Após a coleta, o DNA é enviado para o laboratório de genética forense da instituição de perícia oficial dos estados, onde é analisado. O perfil genético obtido é enviado ao Banco Nacional de Perfis Genéticos. No BNPG, o perfil coletado é comparado com os perfis de pessoas de identidade desconhecida, de pessoas que buscam por seus familiares e de restos mortais não identificados.

Edital para o Réveillon do RJ

Com a publicação de dois cadernos de protocolos no Diário Oficial, a prefeitura do Rio de Janeiro lançou um edital para o Réveillon da passagem de 2021 para 22. A proposta da capital fluminense é montar 10 palcos em pontos diferentes da cidade e três no bairro de Copacabana.

A intenção da gestão é montar a festa de virada do ano no Boulevard Olímpico, em Bangu, IAPI da Penha, Parque Madureira, Praia do Flamengo, Paquetá, Ilha do Governador, Guaratiba, Sepetiba e Piscinão de Ramos.

As empresas selecionadas por meio do edital ficarão responsáveis pela criação, desenvolvimento, planejamento, execução e prestação de contas do projeto. Em contrapartida, terão permissão de uso da marca na realização do evento.

A Riotur, empresa de turismo do município do Rio de Janeiro, informou que duas licitações ainda serão abertas para a contratação das empresas responsáveis pelas balsas e pela queima de fogos.

Crianças e adolescentes assistidas pela OSID

Em celebração aos 25 anos de produção dos tradicionais panetones das Obras Sociais Irmã Dulce, uma campanha comemorativa irá homenagear as mais de 780 crianças e adolescentes assistidas pelo programa de educação integral da OSID, o Centro Educacional Santo Antônio.

Na ação, 120 crianças do 1º ao 5º ano do Centro Educacional farão desenhos com o tema “25 anos do Panetone Santa Dulce”, que ficarão em exposição no Shopping Bela Vista, em Salvador.

Em votação realizada até o dia 13 de agosto, público e comissão de jurados escolherão cinco desenhos para compor a mostra. As obras vencedoras serão anunciadas no dia 16 de agosto e irão estampar a campanha da OSID.

Construindo Laços Fortes de Consumo

A Soul Dila está entre as marcas baianas mais influentes, segundo pesquisa "Construindo Laços Fortes de Consumo", realizada pela Youpper Insights. O estudo da agência, especializada em Consumer & Media Insight, revela marcas baianas que despontaram no cenário mercadológico digital brasileiro e baiano em 2021.

A pesquisa levantou os principais aspectos para o público se relacionar com redes sociais de marcas, influenciadores e formadores de opinião e chegou à conclusão de que 80% das pessoas consideram importante seguir a marca que consomem no dia a dia. Nesse contexto, as redes sociais da Soul Dila (@souldila) estão entre as três principais com as quais os entrevistados, de maneira geral, mantêm relação e constroem um laço de relacionamento.

Com quase 100 mil seguidores, o Instagram da  segue o conceito da marca e, além de apresentar produtos, promoções e ações, refletem com honestidade o discurso de ter uma alma baiana e de levar mais leveza por onde passa. Por isso, aposta na constante valorização de situações de lifestyle descontraído, dando espaço para cenários da Bahia e do estilo de vida do seu cliente.