Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Mix de Notas

Um pouquinho de tudo

E mais algumas curiosidade e dicas

31/07/2021 06h29

Foto: Divulgação

Festival de Acarajé Solidário

Idealizado pela Associação Nacional das Baianas de Acarajé, Mingau, Receptivos e Similares (Abam) para ajudar baianas que foram obrigadas a se afastar do serviço por conta da pandemia, o Festival de Acarajé Solidário chega à sua 4ª edição neste sábado (31), em diversos pontos de Salvador, das 10h às 17h. 

Os interessados em fazer parte desta corrente do bem poderão doar 1 kg de alimento não perecível em cinco pontos de drive thru. A doação dá direito aos doadores de receberem dois acarajés quentinhos e crocantes. 

Segundo a associação, respeitando os protocolos sanitários, a “troca amorosa” acontecerá nos seguintes pontos fixos: Terreiro de Jesus, em frente ao Bar do Cravinho (Pelourinho); Farol da Barra, em frente ao Edifício Oceania (Barra); Praça Nossa Senhora da Luz (Pituba); Praça do Imbuí; Praça da Igreja da Conceição (Itapuã).

Vagas especiais de estacionamento

A Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) realiza, neste sábado (31), mais um mutirão de entrega de credenciais para vagas especiais de estacionamento. A ação acontece na sede da Transalvador, no Vale dos Barris, das 8h às 16h.

Emitida gratuitamente, a credencial de estacionamento para vagas especiais é requisito essencial para utilização desses espaços nos estacionamentos particulares e públicos de Salvador. Idosos com idade igual ou superior a 60 anos, pessoas com deficiência e/ou mobilidade reduzida, gestantes ou lactantes acompanhadas por crianças de colo até dois anos têm direito à emissão do documento.

Este ano, 2.697 credenciais foram emitidas pela Transalvador. Desse total, 1.829 foram destinados a idosos, 552 para gestantes e lactantes e 316 para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. No mutirão realizado no último sábado (24), mais de 150 credenciais foram entregues. Nos dias 7 e 14 de agosto acontecerão outros mutirões para entrega de credenciais.

Documentos guardados nos postos SAC

Há exatamente 107.902 documentos guardados entre 37 postos SAC no Estado da Bahia. Para se ter uma ideia, deste total, são 39.795 Carteiras de Identidade e 28.735 Carteiras de Habilitação (CNH) que precisam ser apenas retiradas pelos proprietários. Para buscar o documento o procedimento é simples. Basta agendar o atendimento através do SAC Digital e se dirigir à unidade onde foi feita a solicitação no dia marcado. O abandono de documentos nos postos gera problemas operacionais, além de prejuízo para os cidadãos, que já pagaram pelo serviço.

Entre os postos da capital e Região Metropolitana de Salvador (RMS), o SAC Barra possui o maior montante de documentos represados (6.840), seguido pelo SAC Bela Vista (6.671), e SAC Comércio (5.253). Nas unidades do interior da Bahia, o maior número de documentos represados cabe ao posto SAC Vitória da Conquista II (6.310), em seguida Feira de Santana II (4.502), e depois Barreiras, com 4.071

Mosaico Baiano com uma nova cara e novidades

O Mosaico Baiano entra em novo ciclo a partir deste sábado (31), às 14h10, na tela da Rede Bahia, com uma nova cara e novidades para os telespectadores. A atração será comandada pelos apresentadores Pablo Vasconcelos e Luana Souza e terá em sua linha editorial um programa com quadros inéditos e outros atualizados, game-reality, além de uma maior interatividade com os telespectadores, sem deixar de lado a sua essência que tem como base o entretenimento.  

A condução dos quadros e reportagens será de responsabilidade de Paula Magalhães, Maria Menezes, Lucas Almeida e Victor Silveira, que entrou para a equipe do entretenimento há pouco tempo. Além disso, os quadros queridinhos do público “Mapas Urbanos”, recheado de curiosidades e personalidades; e o “Expresso da Moda”, responsável por trazer dicas de looks e decoração, ganharam novos nomes: “De passagem”, onde através de um trem virtual, Maria Menezes viaja de estação em estação conhecendo pessoas de toda a Bahia; e “Garimpô”, que traz dicas de moda acessível e para o dia a dia.  

57 anos do Teatro Vila Velha

O Teatro Vila Velha completa 57 anos neste sábado (31) e, marcando as comemorações em torno da data, preparou uma programação online e gratuita de espetáculos dos diferentes grupos residentes que passaram pelo teatro ao longo da história, além de bate-papos mediados pela coreógrafa e criadora do Núcleo Viladança, Cristina Castro. As transmissões vão até o dia 10 de setembro.

Entre os destaques da programação estão o espetáculo "Já fui!", do Bando de Teatro Olodum, que será exibido pela primeira vez ao público no dia 6 de agosto, às 19h; o espetáculo "Do outro lado do mar", da Companhia Teatro dos Novos; o espetáculo "A sacanagem da outra", d'A Outra Companhia de Teatro; e mais.

Museu de Arte Moderna da Bahia

Suspenso desde fevereiro de 2020, o JAM no Museu de Arte Moderna da Bahia prepara para voltar com tudo neste sábado (31). Em formato online, a programação da nova temporada já está definida até dezembro de 2021. As sessões musicais estão previstas para o segundo e último sábado de cada mês, sempre das 18h às 21h.

A estreia contará com a participação do pianista e arranjador Bira Marques, do trompetista Fernando Isaia e do percussionista Tiago Nunes, tocando junto a uma Geleia Solar formada por Alexandre Vieira, Bruno Aranha, Fernando Miranda, Gabi Guedes, Ivan Huol, Jordi Amorim, Lorena Martins, Lucas Decliê, Matias Traut e Rowney Scott. As transmissões acontecem através do canal oficial do projeto no Youtube.

Índice de felicidade

Uma pesquisa feita pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) revelou que o brasileiro tem o menor índice de felicidade média em 15 anos, desde que o número começou a ser medido, em 2006.

Em uma escala de um a dez, o nível de felicidade chegou a 6,1 em 2020, sendo 0,4 ponto menor do que a registrada no ano anterior. O dado é obtido a partir de uma avaliação dos entrevistados da satisfação com a própria vida.

A queda foi maior do que a média registrada em 40 países, que vão da China ao Zimbábue, segundo dados da Gallup World Poll analisados pela FGV. No restante do mundo, o índice foi de 6,02 a 6,04, ou seja, permaneceu relativamente estável.

Para auxiliar, por meio da ciência, a percepção de felicidade no dia a dia das pessoas, o idealizador do Congresso Internacional de Felicidade Gustavo Arns oferece gratuitamente, nos dias 2, 3 e 4 de agosto, aulas on-line, na Jornada da Felicidade. O especialista vai explicar, com ferramentas práticas, como as pessoas podem aplicar essa ciência na vida pessoal e profissional.

As três aulas da Jornada da Felicidade acontecem sempre às 19h30, no YouTube do Congresso Internacional de Felicidade. Para participar, é preciso se inscrever antecipadamente pelo site.