Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Mix de Notas

Um pouquinho de tudo

E mais algumas curiosidade e dicas

02/07/2021 06h23

Foto: Divulgação

Aplicativo Dois de Julho GO

Um aplicativo voltado aos personagens e fatos que marcam a Independência do Brasil na Bahia será lançado nesta sexta-feira (2), data em que se comemora o aniversário de 198 anos do momento histórico. O lançamento oficial do Dois de Julho GO será realizado durante a cerimônia simbólica dos festejos cívicos. Será inaugurada uma placa com QR Code para download do aplicativo, a ser instalada no Pavilhão 2 de Julho, no bairro da Lapinha.

Disponível para Android e iOS, o app apresenta a história da Independência através de três personagens: o Caboclo, a Cabocla e Maria Felipa. O download pode ser feito através do site doisdejulhogo.com.br. Por meio da câmera de smartphones ou tablets e de celulares compatíveis com a tecnologia AR é possível aos usuários visualizarem personagens históricos de forma tridimensional e também imagens em 360 graus.

Erika Verzutti: a Indisciplina da Escultura

No ano que dedica às mulheres, o Museu de Arte de São Paulo (Masp) apresenta mais uma exposição de uma artista brasileira. A partir desta sexta-feira (2), o Masp expõe 79 trabalhos da paulistana Erika Verzutti, produzidos no período de 2003 a 2021.

A exposição, chamada Erika Verzutti: a Indisciplina da Escultura, tem curadoria de Adriano Pedrosa, diretor artístico do Masp, e de André Mesquita, curador do Masp. Para a mostra serão apresentados esculturas e relevos de parede, entre eles a obra inédita Torre de Cacau.

Essas esculturas da artista criam associações entre elementos reais e objetos cultuados como símbolos ancestrais e de valor ritualístico. Suas obras apresentam uma linha tênue entre realidade e ficção e fazem referência direta a outros artistas, além de dialogar com o cotidiano das novelas, tutorias na internet e vídeos nas redes sociais. Para a produção, a artista utiliza diversos materiais como papel machê, bronze, plástico, gesso, cimento e isopor.

Fundação Hemoba

Para manter os estoques de sangue em nível de segurança, a sede da fundação Hemoba, localizada na Avenida Vasco da Gama, em Salvador, funciona para doação de sangue e cadastro de medula óssea nesta sexta-feira (2), feriado da Independência do Brasil na Bahia, das 7h às 12h30.

Os demais postos de coleta, em Salvador e no interior do estado, estarão fechados durante o feriado (2). Já no sábado (3), a sede da Hemoba atende os doadores das 7h às 12h30 e os postos de coleta dos shoppings Salvador e Salvador Norte, das 10h às 17h.

Websérie Punho Negro

Casada e mãe de dois filhos, uma heroína negra é a protagonista da websérie Punho Negro, que será lançada neste feriado de 02 de julho, às 19h, no Youtube. Em cinco episódios, um por semana, Punho Negro traz a representatividade e discute e as pressões sociais que a mulher sofre no dia a dia.

Além dos vídeos, acontecerão dez oficinas com tema “Filma AÊ – Por uma produção audiovisual sem limite”, ministradas aos sábados, de forma on-line e gratuitas, pelo Coletivo Êpa Filmes.

No seu dia-a-dia, Tereza precisa conciliar sua carreira de heroína com os desafios da vida pessoal. De forma cômica e leve a websérie aborda o universo dos super-heróis com um olhar crítico, levantando questões e problemas que são comuns ao cotidiano de muitas mulheres.

Museus da Bahia

A exposição dedicada a Lina Bo Bardi "O Museu de Dona Lina", que o Museu de Arte Moderna da Bahia inauguraria nesta sexta-feira (2), foi adiada para o mês de agosto, quando os museus administrados pelo Governo do Estado deverão ser reabertos. A mostra vai reunir peças do acervo do MAM e da coleção de arte popular de Lina Lo Bardi.

Campanha solidária

A Orquestra Sinfônica da Bahia prepara, em parceria com o Teatro Castro Alves, uma campanha solidária em prol do Movimento Nacional da População de Rua - Bahia. Detalhes da ação serão divulgados em um vídeo da série "Corrente Sinfônica", no qual músicos interpretam solos do Hino ao Dois de Julho, que vai ao ar no nesta sexta-feira (2), às 20h, através do Yutube e redes sociais da orquestra.

A iniciativa visa arrecadar máscaras PFF2 e alimentos não perecíveis e as doações poderão ser realizadas entre os dias 12 e 24 de julho, das 9h às 17h, no Teatro Castro Alves.

Homenagem a Independência da Bahia

O Olodum apresenta nesta sexta-feira (02), às 19h, uma live em homenagem a Independência da Bahia em parceria com o Boi Garantido da Amazônia e o Instituto Lula. O encontro trará a ótica da cultura como resistência popular e política.

Como expositores, estarão presentes o sociólogo baiano ex-secretário municipal de cultura de São Paulo e Belo Horizonte e ex-ministro da cultura Juca Ferreira, o presidente do Boi Garantido  Antônio Andrade Barbosa, a professora da UFBA e doutora em história econômica Patrícia Valim, e o mestre em direito público e presidente do Olodum João Jorge Rodrigues.

Os participantes relataram suas experiências com cultura enquanto gestor público da área cultural (Juca Ferreira) e como gestores de instituições culturais de relevância cultural reconhecida no Brasil e no exterior (Olodum e Boi Garantido). Patrícia Valim abordará o tema na política e na cultura insurgente no Brasil.

Marcelo Gentil, vice-presidente do Olodum, fará a mediação do bate-papo. O evento será transmitido pelas redes sociais do Olodum, Boi Garantido e da Mídia Ninja.