Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Mix de Notas

Um pouquinho de tudo

E mais algumas curiosidade e dicas

08/06/2021 06h25

Foto: SPA - Divulgação

SPA promove Mês da Sustentabilidade

A Santos Port Authority (SPA), responsável pela infraestrutura pública do Porto de Santos, promove o Mês da Sustentabilidade, com várias palestras online sobre o tema. As apresentações começam nesta terça-feira, dia 8, a partir das 9 horas.

As palestras serão pelo aplicativo Teams. Na quarta (9), os temas são "O Pacto Global e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável" e "O Relatório de Sustentabilidade como ferramenta de gestão".

O evento é aberto ao público e não precisa de inscrição prévia. Basta entrar no site e clicar nos links de cada palestra. A página com a programação completa é http://www.portodesantos.com.br/mesdasustentabilidade/.

Prorrogado toque de recolher

O Governo da Bahia decidiu prorrogar toque de recolher das 21h às 5h, em toda a Bahia, até o dia 15 de junho. Nos municípios nas regiões da Chapada Diamantina, Oeste, Irecê, Jacobina, Sudoeste e Extremo-Sul, o toque de recolher vale das 20h às 5h. A prorrogação será publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) desta terça-feira (8).

Nos municípios em que a taxa de ocupação de leitos de UTI vier a se manter igual ou inferior a 75%, por cinco dias consecutivos, a restrição na locomoção noturna será válida das 22h às 5h.

Também fica proibida, em todo o território baiano, a venda de bebida alcoólica em quaisquer estabelecimentos, inclusive por sistema de entrega em domicílio (delivery), no período das 18h de 11 de junho até às 5h de 14 de junho.

A venda de bebida alcoólica no fim de semana será liberada somente em municípios integrantes de regiões de saúde em que a taxa de ocupação de leitos de UTI se mantiver igual ou inferior a 75% por cinco dias consecutivos.

Tratamento da doença de Alzheimer

A Food and Drug Administration (FDA), agência que regula fármacos e alimentos nos Estados Unidos, aprovou um novo medicamento da empresa farmacêutica Biogen para o tratamento da doença de Alzheimer. A droga, que será vendida sob a marca Aduhelm, é a primeira a ser aprovada para o tratamento da doença desde 2003.

O medicamento foi projetado para corroer a placa que se acumula no cérebro de pacientes com a doença - os cientistas teorizam que a placa é a responsável por matar as células cerebrais e causar a perda de memória.

Nos EUA, quase 6 milhões de americanos têm Alzheimer, tornando o tratamento uma oportunidade de receita para empresas farmacêuticas. A Biogen estima que cerca de 1,5 milhão de americanos seriam elegíveis para o tratamento, que é administrado por infusão mensal.

A Biogen investiu mais de 2 bilhões de dólares no desenvolvimento do medicamento e outras drogas experimentais de Alzheimer.

Mutirão da Idade da vacinação

A Secretaria Municipal da Saúde prossegue nesta terça-feira (8) com o Mutirão da Idade da vacinação contra Covid-19 em Salvador. Durante todo o dia, todos os postos fixos e drives aplicarão a dose do imunizante exclusivamente as pessoas com 53 anos ou mais.

Pela manhã, das 08 às 12 h, serão imunizadas as pessoas de 54 anos ou mais nascidas até 08 de março de 1967. Já no período vespertino, entre 13 até as 18 horas, será a vez dos indivíduos com idade igual ou superior a 53 anos nascidos até 08 de agosto de 1967.

A imunização dos demais públicos prioritários e a aplicação da 2ª dose dos imunizantes Oxford e CoronaVac serão retomados na quarta-feira (9).

Entrada de turistas na Espanha

O governo da Espanha reabriu as fronteiras para a entrada de turistas estrangeiros vacinados contra a Covid-19. A medida vale para uma série de países mas deixa de fora os brasileiros, que assim como os sul-africanos ainda enfrentam restrições e são classificados como regiões de “sério risco epidemiológico”, por conta das variantes do vírus que circulam nesses territórios.

De acordo com a nova postura das autoridades espanholas, a exigência que passou a vigorar é que a vacina seja aprovada pela União Europeia ou pela OMS (Organização Mundial de Saúde) e que a última dose tenha sido tomada com no mínimo 14 dias de antecedência da entrada no país europeu.

Cordilheiras Salas e Gomez e Nazca

Com mais de 41% de suas águas já cobertas por áreas marinhas protegidas (AMPs), o Chile propôs a criação de uma área marinha protegida em alto-mar nas cordilheiras Salas e Gomez e Nazca — duas cadeias de montanhas subaquáticas que se estendem por 2.900 quilômetros no sudeste do Pacífico e hospedam algumas das maiores biodiversidades do oceano.

A ideia foi apresentada pelo presidente Sebastián Piñera na cúpula virtual do clima realizada pelo presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, em abril. Piñera disse que “não é suficiente” proteger apenas as águas nacionais (conhecidas como Zonas Econômicas Exclusivas), especialmente considerando a chamada global para proteger 30% do oceano até 2030.

Menos de 1% do alto mar está atualmente protegido por áreas marinhas protegidas, a maior parte dentro dos quase 2 milhões de quilômetros quadrados da área do Mar de Ross, na Antártica. Os países querem avançar muito mais rapidamente, criando um tratado global para o alto-mar, atualmente em negociação no âmbito da Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar (Unclos).

Zé Delivery

A cervejaria Ambev está iniciando em um novo mercado: o de vinhos. Aplicativo da gigante de bebidas, o Zé Delivery irá disponibilizar, a partir do mês que vem, o primeiro lote de 311 mil garrafas do vinho argentino Dante Robino, vinícola argentina que pertence à companhia.

São três vinhos: um branco elaborado com a uva chardonnay, e dois tintos, um malbec e um cabernet sauvignon; além de dois espumantes, um brut e outro demi-sec (doce). A empresa informou que a importação é restrita ao Zé Delivery.

De acordo com a Ideal Consulting, o consumo de vinho, que começou a crescer no Brasil no início da pandemia, continua em alta. Nos primeiros quatro meses deste ano, comparado com igual período de 2020, há um aumento de 5% na soma entre a importação de vinhos e o que foi comercializado das vinícolas brasileiras.

Ao todo, são 105,3 milhões de litros da bebida nestes quatro meses, contra 100,2 milhões de litros de janeiro a abril do ano passado. 

Inscrições no IF Baiano

O Instituto Federal Baiano (IF Baiano) começou a inscrever para 7.320 vagas em cursos das modalidades integrada ou subsquente ao ensino médio e educação à distância. São 20 opções de cursos em 14 campi e em 20 polos EAD. Os interessados podem fazer a inscrição até 9 de julho, no site da Fundação CEFET Minas.

Ao preencher o formulário de inscrição, os candidatos poderão optar por duas opções de curso, indicando a ordem de preferência, local semestre de oferta e turno para cada uma delas.

Para os cursos integrados, 70% das vagas são reservadas para quem fez o ensino fundamental integralmente na rede pública, com 25% sendo para ampla concorrência e 5% para pessoas com deficiência.

Nos cursos da categoria subsequente, 50% das vagas são para alunos que cursaram ensino médio na rede pública, 45% para ampla concorrência e 5% para pessoas com deficiência.

Plataforma Eduplay

O Ministério da Educação (MEC) em parceria com a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (@Rede_RNP) lançou uma plataforma universitária de conteúdo audiovisual, o Eduplay. A ferramenta permite o acesso a transmissões ao vivo, programas de televisão, canais exclusivos, videoaulas, rádios e podcasts.

O novo serviço permite o acesso gratuito e prático a conteúdos exclusivos relacionados ao ensino, pesquisa e extensão direcionados ao ensino superior no país. Segundo o Ministério da Educação, o Eduplay foi desenvolvido para atender especificamente aos estudantes universitários, professores e pesquisadores que utilizam esse tipo de tecnologia para estudo e trabalho.

A plataforma não tem propagandas comerciais e permite a segurança do conteúdo postado na rede, e a realização de aulas ao vivo e que podem ser gravadas por meio da integração com o Moodle e com a Conferência Web da RNP. De acordo com o MEC, os conteúdos estarão abertos para toda sociedade.