Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Mix de Notas

Um pouquinho de tudo

E mais algumas curiosidade e dicas

06/06/2021 06h25

Foto: Divulgação

Violência contra as mulheres

O aumento do feminicídio e das concessões das medidas protetivas são fortes indicadores de subnotificação dos casos de violência contra as mulheres, além do próprio fenômeno da violência doméstica. Pesquisadoras da Universidade Federal do ABC e integrantes da Rede Brasileira de Mulheres Cientistas explicam que esses dados mostram a importância dos serviços de proteção à mulher, que foram descontinuados com a pandemia e poderiam interromper o ciclo da violência.

Em São Paulo, de janeiro a abril de 2019, foram registrados 55 casos de feminicídio no estado. No mesmo período de 2020, foram 71 registros. Em 2021, foram 53 assassinatos de mulheres em razão do gênero, segundo dados da Secretaria de Segurança Pública. Em relação às medidas protetivas, foram mais quase 47 mil em 2019 e mais de 52 mil registros em 2020. Nos primeiros quatro meses de 2021, o total já ultrapassa 21 mil, a tendência, portanto, é de crescimento para este ano.

O aumento do desemprego com a crise econômica, o maior peso para as mulheres na divisão sexual do trabalho, o fechamento das escolas e o acesso a outras vivências são algumas das questões que impactam a dinâmica de vida das mulheres na pandemia e acabam por afastá-las das redes de proteção.

Dia dos Namorados

O Fera Palace Hotel, em Salvador, organizou um jantar especial para o Dia dos Namorados, comemorado no próximo dia 12 de junho. Os casais serão recepcionados no restaurante com taça de espumante e snack de boas-vindas. O menu ficará a cargo do chef Fabrício Lemos.

O valor por pessoa é R$ 200 e o acesso será apenas medida reserva pelo telefone (71) 3036-9202. O jantar será servido das 17h às 20h devido ao toque de recolher.

TCA de Braços Abertos

O projeto 'TCA de Braços Abertos' exibe até o domingo (6), às 19h, o espetáculo Golpes no Ventre. O solo estrelado pela atriz Jane Santa Cruz, que traz reflexões sobre as experiências de vida de mulheres negras, poderá ser visto pelo público, através do canal do Teatro Castro Alves no Youtube. A produção dirigida por Fernando Santana conta a história de uma mulher negra chamada Bárbara, que está dentro do útero e tem receio de sair devido às histórias que ouve sua mãe contar, e traz as participações especiais de Zezé Motta e da Yalorixá Alda Vieira como voz em off da mãe da personagem principal.

João Gilberto

Gravações inéditas de João Gilberto foram publicadas pela rádio Batuta, do Instituto Moreira Salles, em ocasião do mês em que o artista completaria 90 anos. O material inclui três fitas gravadas na capital baiana em 1959 e 1960, captadas na casa do jurista e músico baiano Carlos Coqueijo e no show de João e Vinícius de Moraes realizado na Associação Atlética da Bahia.

O acervo, que totaliza 38 músicas, sendo 20 inéditas, traz composições de João Gilberto em parceria com Ronaldo Bôscoli e de Tom Jobim e Vinícius de Moraes, entre outras.

Plano Nacional do Hidrogênio

O ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, confirmou que o governo irá lançar, em 60 dias, as diretrizes para o Plano Nacional do Hidrogênio.

O Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) já havia aprovado a elaboração das diretrizes do PNH no final do mês de abril. As novas normas vão balizar o desenvolvimento da infraestrutura de produção de hidrogênio, seu armazenamento, transporte e distribuição.

As diretrizes deverão ainda nortear como o hidrogênio será inserido na matriz de consumo em setores-chaves, como transportes, siderurgia e fertilizantes.

O PNH permitirá que o país reduza suas emissões de gases de efeito estufa, já que o insumo carrega alta densidade energética, possui versatilidade de uso, não emite CO2, e pode funcionar como armazenamento de energia.

Starbucks

Mesmo diante da pandemia de Covid-19, a Starbucks, uma das cafeterias mais famosas do mundo, pretende ampliar o seu mercado no Brasil e abrir novas lojas. Atualmente a multinacional tem 128 lojas abertas no país, mas só atua em São Paulo e Rio de Janeiro.

A rede já desembarcou em Florianópolis (SC) e deve seguir com a expansão, principalmente no segundo semestre, com novas lojas em Poro Alegre (RS), Curitiba (PR) e Belo Horizonte (MG).

As novas medidas acontecem após uma queda expressiva de 29,7% no lucro global da companhia no primeiro trimestre de 2021 em relação ao mesmo período do ano passado. A empresa tem como objetivo transformar 2021 no ano da recuperação.