Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Mix de Notas

Um pouquinho de tudo

E mais algumas curiosidade e dicas

05/06/2021 06h33

Foto: Divulgação

Fui Vítima de LGBTfobia: o que fazer?

A população que sofre agressão LGBTfóbica conta agora com a cartilha “Fui Vítima de LGBTfobia: o que fazer?”, na qual traz orientações e instruções de como agir nessa situação. O material foi lançado no site da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social da Bahia (SJDHDS).

Na cartilha, cidadãos e cidadãs tem acesso a informações sobre os tipos de violência e as violações de direitos sofridas pela população LGBTQIA+.

Além disso, foi disponibilizado também contatos e informações da rede de proteção que pode ser acionada em caso de qualquer tipo de agressão, entre os quais estão o Centro de Promoção e Defesa dos Direitos LGBT (CPDD-LGBT), o Conselho LGBT da Bahia, Ouvidoria Geral do Estado, Secretaria de Segurança Pública e Defensoria Pública da Bahia (DPE-BA).

Praias fechadas

As praias de Salvador estão fechadas ao público a partir desta quinta-feira, 3, e só voltarão a ser liberadas na segunda-feira,  7, com exceção da praia do Porto da Barra que só terá seu funcionamento liberado a partir da terça-feira, 8. A medida visa evitar aglomerações.

“Sempre depois de datas comemorativas e feriados há aumento do número de novos casos. Foi assim com a Semana Santa, Dia das Mães e, para evitar que seja com Corpus Christi, estamos adotando essas medidas, para garantir que os números permaneçam como estão e não tenhamos que adotar medidas mais restritivas”, afirmou o prefeito Bruno Reis.

Está autorizado o funcionamento normal de estabelecimentos comerciais, a exemplo de shoppings, bares e restaurantes, seguindo os horários determinados pelo decreto municipal e com fechamento até as 19h30. A venda de bebidas alcoólicas na cidade (incluindo sistema de delivery), seguindo o decreto do governo do estado, está proibida até às 5h da segunda-feira, 7.

Live show especial de Targino Gondim

O cantor e sanfoneiro Targino Gondim apresenta um live show especial em clima junino neste sábado (5), às 20h, com transmissão através do YouTube. A apresentação marca o encerramento desta temporada do projeto MPB em Movimento e trará no repertório sucessos do forró, incluindo o clássico "Esperando na Janela". 

Bike Itaú

Com o objetivo de estimular o uso da bicicleta como meio de transporte, que vem sendo cada vez mais utilizada na capital baiana, os usuários do Bike Itaú poderão utilizar as "laranjinhas" gratuitamente para irem se vacinar contra a Covid-19.

Para conseguir a gratuidade, basta baixar o aplicativo do Bike Itaú e acessar a sua conta, ou criar uma, caso não tenha. Feito isso, basta selecionar o plano vacinação e adicionar o código PRIMEIRADOSE, se estiver indo tomar a primeira dose, ou SEGUNDADOSE, caso esteja indo tomar a dose de reforço. Os planos são válidos por 24h após ativados e contemplam até duas viagens de 3h cada, para garantir a ida e a volta da vacinação.

Através do site www.filometro.salvador.ba.gov.br é possível acompanhar quais os postos de vacina estão ativos na cidade e a demanda de cada uma delas durante o dia, buscando o horário mais tranquilo para a imunização.

Arte de Menelaw Sete

Quem passar pelo Dique do Tororó neste sábado (5), data em que se comemora o Dia do Meio Ambiente, poderá admirar a arte de Menelaw Sete, que fará uma performance em homenagem ao dia no manancial natural da cidade de Salvador. A iniciativa, em parceria com a produtora cultural Ione Santo, tem um objetivo: chamar atenção para a importância de preservar os recursos naturais.

Para despertar o interesse dos passantes, o tema da performance celebra um período que os baianos amam: o São João. Utilizando material reciclado, o artista trará, de barco, grandes bandeirolas coloridas, esculturas em formato de pomba (uma referência à música Asa Branca) e outros símbolos que fazem parte dos festejos juninos. Além disso, Menelaw Sete pintará um grande painel em homenagem ao Meio Ambiente.

E tem mais: além da arte visual, a música fará parte da homenagem e ficará por conta do sanfoneiro Dinho do Acordeón, que tocará músicas juninas que fazem referências à questão ambiental, como Asa Branca e Xote Ecológico. 

Bel Borba 

Inovador como sempre, Bel Borba será o primeiro artista baiano a vender uma obra em NFT no Brasil, através de um leilão. Para quem ainda não domina a nomenclatura, NFT significa token não-substituível, em tradução livre, um tipo de atestado digital, verificado por blockchain, que transforma mídias digitais únicas em originais perante cópias comuns.

O leilão em NFT 100% brasileiro é uma iniciativa da InspireIP Collectibles em parceria com a Nordeste Leilões. O valor inicial de venda é de R$ 3.200 e os lances podem ser feitos pela internet, nesse link, dos dias 5 a 12. Bel levou 32 dias para produzir o quadro “Fronteira Físico/Digital” especialmente para o evento.

Só para se ter uma ideia do potencial desse tipo de leilão para o mercado de arte mundial, em abril deste ano, a casa de leilão Sotheby’s conseguiu arrecadar cerca de 10 milhões de dólares em obras de arte em NFT em apenas 15 minutos.