Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Mix de Notas

Um pouquinho de tudo

E mais algumas curiosidade e dicas

28/05/2021 06h27

Foto: Divulgação

Vinicius de Moraes

Todo o acervo da vida e obra do poeta e diplomata Vinicius de Moraes (1913-1980), que se encontra no Arquivo-Museu de Literatura Brasileira, da Fundação Casa de Rui Barbosa, pode ser acessado de forma virtual e gratuita no site http://acervo.viniciusdemoraes.com.br.

Desde 1992, o acervo está aberto para consulta pública presencial na instituição, mas só agora a VM Cultural, empresa criada pelos filhos de Vinicius para fazer a gestão de sua obra e dos direitos autorais, digitalizou as informações, visando não só a preservar os documentos, mas também a democratizar seu conteúdo para pesquisadores e o público em geral.

São 6 mil registros envolvendo mais de 11 mil documentos originais, entre manuscritos e datilografados, que totalizam quase 35 mil imagens digitalizadas.

Em 1987, o acervo foi doado ao Arquivo-Museu da Fundação Casa de Rui Barbosa, localizado em Botafogo, na zona sul do Rio de Janeiro. Ele inclui poemas, textos em prosa, letras de música, peças teatrais, roteiros de filmes, discursos, notas e cartas, agora disponíveis para consulta online.

Assembleia Legislativa da Bahia

A Assembleia Legislativa da Bahia retoma ao trabalho exclusivamente remoto nesta sexta-feira (28). A decisão foi tomada pela Mesa Diretora na semana em que o presidente, deputado Adolfo Menezes, testou positivo. Os casos positivos também cresceram entre o funcionalismo, impondo a decisão de retorno ao trabalho remoto ainda na semana em curso. A sede do parlamento, localizada no Centro Administrativo da Bahia, em Salvador, ficará completamente fechada para o público externo.

Edital Inventiva

Investir em ideias inovadoras e incentivar a produção de ciência, tecnologia e inovação. Esses são alguns dos objetivos da Fundação de Amparo à Pesquisa da Bahia (Fapesb) ao lançar, nesta sexta-feira (28), às 14h, em evento virtual com transmissão pelo YouTube da Secti, o Edital Inventiva, que tem como foco apoiar projetos de mulheres inovadoras da Bahia. O investimento é de mais de R$ 1,6 milhão e as inscrições para a seleção desses projetos estarão abertas até 23 de julho de 2021.

O edital, que está disponível no site da Fapesb, estimula o empreendedorismo feminino com a geração de empresas de base tecnológica e com ideias inovadoras. Para participar, os projetos podem fazer parte das temáticas nos setores de biotecnologia, genética, tecnologia social, de inovação, dentre outros.

Espetáculo Essa Tempestade

O público escolheu o espetáculo “Essa Tempestade” para ser exibido na próxima edição do BTCAPlay. A gravação em vídeo da montagem de 2011 será disponibilizada no canal de YouTube do Balé Teatro Castro Alves (BTCA), das 19h, desta sexta-feira (28) até o fim da noite de domingo (30). A votação ocorreu por meio de enquetes publicadas nas redes sociais do BTCA, nos perfis do Facebook e Instagram (@btca.oficial).

Resultado de uma coprodução entre Brasil e Bélgica, “Essa Tempestade” é uma criação de Cláudio Bernardo, coreógrafo cearense radicado na Bélgica. Ele também assina o figurino e a cenografia da obra. A montagem foi livremente inspirada na peça “A Tempestade”, considerada o último texto do dramaturgo inglês William Shakespeare (1564-1616).

O original “A Tempestade” (1611) conta a história de um homem que vive exilado numa ilha e, com a ajuda de seus livros mágicos, naufraga uma embarcação invocando uma grande tormenta. Esse naufrágio conduzirá a uma transformação humana libertária, tanto nos náufragos quanto nos habitantes da ilha.

Doutores D’Alma e Seja Semente

As organizações não governamentais Doutores D’Alma e Seja Semente, ambas com atuação em Salvador, receberam doações do refrigerante Goob, feita pela Indústria de Bebidas São Miguel (ISM). Foram entregues 1.014 unidades do produto para compor cestas básicas e marmitas distribuídas pelas ONGs. Com essa doação, a ISM soma mais de 81 mil unidades de bebidas não alcoólicas doadas a hospitais e instituições que cuidam de pessoas em situação de vulnerabilidade social em Salvador, interior da Bahia e Aracaju (SE).

Viver 150 anos

Um novo estudo realizado pela Gero, uma empresa de biotecnologia em Cingapura, em parceria com a Roswell Park Comprehensive Cancer Center, em Nova York, apontou que a idade máxima que um ser humano conseguiria viver naturalmente seria de 150 anos.

Utilizando amostras de sangue de voluntários do Reino Unido e dos Estados Unidos, os pesquisadores foram capazes de criar um programa de Inteligência Artificial utilizando dois fatores principais ligados à longevidade: estilo de vida e resiliência. Os resultados foram publicados na revista Nature Communications.

Marketplace Artsoul

A RV Cultura e Arte está participando da terceira feira online Artsoul Grandes Formatos, promovida pelo marketplace Artsoul até a próxima segunda-feira (31). A galeria baiana integra a ação com obras de Alex Hornest, Brígida Campbell, Igor Souza, Jorge Galvão, Nestor Jr, Pedro Marighella, Rômolo e Zé de Rocha. Deste último são três trabalhos da série Chabu em carvão sobre papel que propõe um olhar gráfico para a Guerra de Espadas de Fogo de Cruz das Almas.

Além destes nomes, quem visitar o evento online verá obras de arte em diversas linguagens, com dimensões a partir de 1 metro de comprimento ou altura de mais 42 galerias e 11 artistas independentes, totalizando mais de 1 mil obras em exposição, de mais de 250 artistas.