Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Mix de Notas

Um pouquinho de tudo

E mais algumas curiosidade e dicas

30/11/2020 06h30

Foto: Divulgação

Rede Iaô promove financiamento coletivo

A Rede Iaô busca contribuições para realizar a qualificação e geração de renda para microempreendedores individuais e não formais da periferia de Salvador. Para dar continuidade ao seu trabalho sócio cultural, a Fábrica Cultural, que promove a Rede Iaô, precisa de ajuda. O financiamento coletivo vai permitir a realização de uma agenda de cursos e oficinas de qualificação para pequenos produtores de alimentos, moda, artesanato e microempreendimentos criativos, além de mentoria para acompanhar e garantir a sobrevivência dos beneficiários nesse difícil mercado.

Nesta campanha, a Rede Iaô conta com a parceria da Benfeitoria e Fundação Tide Setúbal no matchfunding, uma modalidade de financiamento coletivo combinado. A cada 1 real doado, a Fundação Tide Setubal investirá mais 2 reais. Se ao final da campanha alcançar 100% da meta, receberão o dinheiro arrecadado e entregarão as recompensas para os doadores. Caso a campanha não atinja o valor necessário, o dinheiro volta para os colaboradores. Para participar é só acessar o link: https://benfeitoria.com/redeiao.

Em 16 anos de existência e resistência, a Fábrica Cultural, organização social de Salvador, através de seus projetos, como a Rede Iaô, já qualificou para o trabalho mais de 500 jovens, mulheres e grupos produtivos, e criou mais de 1000 espaços temporários de escoamento da produção de artesãos da Península de Itapagipe. Ações que contribuíram com formação e fortalecimento de negócios, conquista de emprego e geração de renda.

Castramóvel

Desativado no final de 2018 para reformulação, a segunda unidade do Castramóvel, serviço gratuito de castração de cães e gatos da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Salvador, voltou às atividades. A unidade fica até o dia 29 de janeiro do próximo ano, na sede da Prefeitura-Bairro de Itapuã, localizada na Avenida Dorival Caymmi, nº 17. As castrações podem ser solicitadas no e-mail [email protected]. É preciso enviar RG e CPF do tutor, comprovante de residência, cartão do SUS e cartão de vacina antirrábica do animal atualizada.

No dia agendado é realizada a triagem do animal e, caso esteja tudo em ordem com a saúde, a castração é feita em seguida. O tutor deve levar o colar protetor (elizabetano) e a roupa cirúrgica. Ainda de acordo com a prefeitura, a unidade um do serviço já realizou, até o momento, 2.481 procedimentos cirúrgicos. Juntas, as duas unidades do Castramóvel têm capacidade para realizar 1,2 mil castrações por mês. Além das unidades, a Prefeitura oferece outros 400 procedimentos mensais através do convênio com duas clínicas conveniadas.

O Turismo e a Era Digital

Estão abertas as inscrições para o Fórum Conectur, a ser realizado nos dias 8 e 9 de dezembro. Nesta quarta edição, o evento gratuito será totalmente on-line, com transmissão pela plataforma Microsoft Teams, e terá como tema ‘O Turismo e a Era Digital’. O fórum é realizado pelo Senac e tem apoio da Secretaria do Turismo do Estado (Setur).

As palestras terão a função de despertar o olhar dos profissionais sobre como inovar para vender um destino e atrair consumidores no momento do planejamento da viagem, além de como utilizar imagens atraentes e expressar sentimentos e sentidos via internet. Tudo isso considerando o perfil do novo turista, que decide aonde ir e o que fazer por meio dos recursos disponíveis na web.

Planejado inicialmente para fortalecer a cadeia produtiva de turismo da região sudoeste da Bahia, este ano, o evento será aberto a empresários, profissionais e estudantes, de diversas áreas como agências de viagem, empresas de eventos e hotéis, dentre outros. Orientações e link para inscrições, que seguem até o dia 7 de dezembro, estão disponíveis no site do fórum.

Aulas presenciais na Ufba continuarão suspensas

As aulas presenciais na Universidade Federal da Bahia (Ufba) continuarão suspensas em 2021, conforme anunciou a instituição após realizar uma reunião com o Conselho Universitário (Consumi).

Além da suspensão das atividades acadêmicas, a Ufba também decidiu manter suspensa as atividades administrativas no primeiro semestre do próximo ano, que começa no dia 22 de fevereiro e segue até 22 de junho.

A universidade explicou que o conselho decidiu pela realização em formato semelhante ao semestre letivo suplementar que foi realizado neste ano, após as aulas terem sido suspensas como forma de tentar conter o avanço do novo coronavírus.

Devido aos efeitos da pandemia, o semestre não contará para tempo máximo de conclusão dos cursos. também será permitido trancar o semestre a qualquer momento. A resolução aprovada prevê que o período seja regular e especial ao mesmo tempo, porque aos colegiados poderão definir a oferta de disciplinas, em diálogo com os departamentos.

Exposição fotográfica Soterocores – Consciência Negra

Termina nesta segunda (30), a exposição fotográfica Soterocores – Consciência Negra que acontece nas estações Lapa e Pirajá de metrô. A mostra reúne registros de fotógrafos baianos como Alci Macedo, Álem Silva, Antonio Jorge Studart, Celo Hermida, Conceição Gaspar, Elton Freitas, Flavia Pena Cal, Guto Barros, Jayme Machado, Marcus Sampaio e Ricardo Pedreira. Os artistas destacaram a beleza e a cultura negra, estimulando a reflexão para o tema que é tão presente e relevante para toda a sociedade brasileira. A exposição apresenta belas fotografias em preto e branco, e em cores vivas.

A exposição também está disponível nas Exposições Virtuais, no site da CCR Metrô Bahia (www.ccrmetrobahia.com.br), e todos podem conferir o acervo de fotos direto do computador ou smartphone com internet. A ação busca descontrair e dar leveza ao dia a dia dos clientes do metrô e valorizar ações culturais, oferecendo espaço para os artistas mostrarem a sua arte. A mostra tem visitação gratuita e integra o programa Vem pra Cá, agenda de eventos do metrô, que promove ações reforçando a pluralidade cultural, diversidade, inclusão e oferta de serviços durante todo o ano nas estações de metrô da cidade.

Salvador Experience –Turismo 360º

A Prefeitura de Salvador, através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (SECULT), promoverá um grande evento virtual para promoção do destino Salvador. Será nos próximos dias 03 e 04 de dezembro, com a participação de diversas personalidades. Batizado de Salvador Experience –Turismo 360º, o evento contará com a participação de diversas personalidades para apresentar os atrativos turísticos da capital baiana.

Desembaraço aduaneiro

Fiesp e Exército lançaram duas cartilhas com orientações ao usuário nas áreas de vistoria e comércio exterior.  Tais cadernos resumem as melhores práticas nessas duas atividades de forma a otimizar os processos que envolvam vistorias de cargas e/ou instalações e operações de desembaraço aduaneiro por parte do Exército.

o produto controlado é extremamente sensível porque está na origem de uma série de atividades que a indústria, o comércio e o lazer são dependentes. Um exemplo é a construção civil, que é dependente da brita, na qual só é produzida com uso de explosivos e produtos químicos. Assim como acontece no agronegócio com os fertilizantes, também na indústria química.

Não ter controle de recebimento e transporte e armazenamento desses produtos pode levar perigo ao usuário. Por isso, o Exército entra no controle desses produtos para assegurar que não sejam manuseados de forma equivocada com risco e danos a terceiros.