Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Mix de Notas

Um pouquinho de tudo

E mais algumas curiosidade e dicas

29/11/2020 06h30

Foto: Divulgação

Projeto solidário ‘Tantinho de Esperança’

O cabelo é capaz de transformar a autoestima das mulheres como nenhum acessório consegue. Pensando nesse poder transformador, o Hospital da Mulher e o projeto solidário ‘Tantinho de Esperança’ recebem doações de cabelo e confeccionam perucas para serem doadas às pacientes em tratamento oncológico.

Os interessados em doar cabelos podem fazer a entrega dos fios de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, na recepção do Serviço de Oncologia do Hospital da Mulher, localizado no Largo de Roma, em Salvador.

Para a confecção da peruca, é necessário doar no mínimo 20 centímetros de cabelo. Os cabelos devem estar secos e, preferencialmente, separados por mechas.

Transporte de profissionais da saúde

A Latam Airlines prorrogou o direito de transporte gratuito aos profissionais da saúde para atuação no combate à Covid-19 até 31 de janeiro de 2021. A ação, que começou em 23 de março, já foi responsável pelo voo a custo zero para a companhia de 660 profissionais do setor.

São médicos, enfermeiros e demais especialistas envolvidos no combate à pandemia que pagam apenas a taxa de embarque e acumulam mil pontos no programa Latam Pass por cada trecho voado.

Mais detalhes sobre a documentação podem ser acessados na página: Passagens para Profissionais de Saúde envolvidos no combate ao coronavírus.

Encceja 2020

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou as diretrizes, os procedimentos e os prazos do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2020. A aplicação da prova para o ensino fundamental e médio será no dia 25 de abril de 2021 e ocorrerá em todos os estados e no Distrito Federal.

O edital foi publicado está disponível na página do Inep. As inscrições começam em 11 de janeiro de 2021 e vão até o dia 22 do mesmo mês, por meio da página do Encceja. Durante esse período, os atendimentos especializados e tratamento pelo nome social também poderão ser solicitados.

O Encceja é destinado a jovens e adultos que não concluíram seus estudos na idade adequada para cada etapa de ensino, desde que tenham, no mínimo, 15 anos completos para o ensino fundamental e 18 anos completos no caso do ensino médio, na data de realização do exame. Para os adultos submetidos a penas privativas de liberdade e adolescentes sob medidas socioeducativas que incluam privação de liberdade (Encceja PPL), o Inep divulgará datas específicas e regras complementares.

Cartilha LGPD

A Procuradoria Geral do Estado da Bahia (PGE-BA) lança, no próximo dia 3 de dezembro, às 15h, a Cartilha LGPD. A publicação, de autoria da PGE/BA, visa apoiar as ações iniciais de adequação à nova cultura institucional imposta pela Lei Geral de Proteção de Dados oferecendo uma visão panorâmica dos elementos e fundamentos essenciais da LGPD, em uma linguagem simples e objetiva. Na cartilha, temas como agentes de tratamento, direitos dos titulares, hipóteses de tratamento, estratégias de conformidade e outros são criteriosamente analisados.

O evento de lançamento da Cartilha LGPD será transmitido pelo canal da Escola Virtual da PGE no YouTube e contará com a presença do procurador geral do Estado, Paulo Moreno Carvalho, do secretário estadual de Administração, Edelvino da Silva Góes Filho, do secretário em exercício da Casa Civil, Carlos Palma de Mello e do auditor geral do Estado da Bahia, Luis Augusto Peixoto Rocha.

Gestão de Pessoas, Carreira e Propósito na Administração Pública

O Centro de Estudos e Aperfeiçoamento da Procuradoria Geral do Estado da Bahia (PGE-BA), em parceria com o Tribunal de Contas do Estado e a Escola de Contas Conselheiro José Borba Pedreira Lapa (ECPL) realizam, nos dias 1 e 2 de dezembro, o webinário ‘Gestão de Pessoas, Carreira e Propósito na Administração Pública’. O evento, que é gratuito, será transmitido através do canal da Escola Virtual da PGE/BA no YouTube e terá certificação. As inscrições serão realizadas no site do TCE.

O webinário contará com dois painéis. O primeiro deles ocorrerá no dia 1º, às 14h e terá como palestrantes o Auditor Público Externo do Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul, Sandro Berguer, que falará sobre ‘Competências e desempenho: desafios de formulação e implementação’ e a antropóloga Mônica Simionato, que discorrerá sobre o tema ‘Competências emocionais da liderança’. A medição será feita pela procuradora do Estado da Bahia Alzemeri Martins Ribeiro de Britto.

O segundo painel do evento acontece no dia 2 de dezembro, às 10h, e terá como palestrantes a socióloga Maria Tereza Ramos, que ministrará palestra sobre ‘Desenvolvimento de pessoas e a produção de sentido no serviço público’, e o Sócio/Diretor da Opus Human, Wladimir Martins, que abordará o tema ‘Gestão por competências’. A mediação do painel ficará a cargo da especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental do Estado da Bahia Vaneska Schmidt.

Capacita Salvador

Começam na próxima terça-feira (1ª) as aulas do programa Capacita Salvador, promovidas pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Secult). Nesse dia, haverá uma aula inaugural para duas turmas, com aproximadamente 30 pessoas cada, no Hotel Fiesta, no Itaigara. A capacitação terá uma carga horária de 20 horas, distribuídas em dias alternados da semana, além de consultoria presencial no empreendimento, com aplicação prática do que foi aprendido em sala de aula.

Essas turmas fazem parte da primeira fase do programa, que é voltada para a formação de Instrutores no Local de Trabalho (ILT), abrangendo 150 profissionais de empresas de turismo dos segmentos meio de hospedagem, agências de viagem e bares e restaurantes. Esses profissionais ficarão responsáveis por conduzir a capacitação dos colegas de trabalho, valendo-se do material didático desenvolvido e da assessoria técnica oferecida pelo programa, beneficiando cerca de 5.500 trabalhadores formais.

Já a segunda fase será voltada para trabalhadores informais e deverá beneficiar 2.200 pessoas. Com isso, o programa beneficiará 7.700 pessoas ao final das duas fases e pelo menos 150 empresas. O investimento no programa é de cerca de R$ 12 milhões.

Obesidade: pandemia do século 21

Estudo feito por pesquisadores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) identificou que pessoas obesas têm uma quantidade de vesículas eliminadas pelas células de gordura que, ao circularem na corrente sanguínea, podem levar a um processo inflamatório mais exacerbado ou ao agravamento de câncer de mama, caso a pessoa tenha câncer. O grupo de pesquisadores é associado ao Programa de Oncobiologia, projeto que reúne diversas instituições dedicadas ao ensino, à pesquisa e extensão em biologia do câncer e que conta com o financiamento da Fundação do Câncer. O estudo foi publicado na revista internacional Endocrine-Related Cancer.

A obesidade é considerada a pandemia do século 21 pela Organização Mundial da Saúde (OMS), constituindo-se um problema global de saúde pública, com taxas crescentes e associadas ao aumento do risco de câncer de mama. Mais de 55% da população brasileira encontram-se acima do peso, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). De acordo com o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca), o excesso de gordura pode causar até 16 tipos de tumores.