Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Mix de Notas

Um pouquinho de tudo

E mais algumas curiosidade e dicas

28/11/2020 06h30

Foto: Divulgação

Baiano vence Prêmio Jabuti

O escritor baiano Itamar Vieira Junior venceu o Prêmio Jabuti, com o romance Torto Arado (Todavia), na categoria Romance Literário.

Torto Arado narra a resistência de duas irmãs negras que vivem no sertão da Bahia. A obra reflete sobre a ancestralidade negra e as relações com a religiosidade em uma comunidade quilombola.

A filósofa Djamila Ribeiro ganhou na categoria Ciências Humanas com o livro Pequeno Manual Antirracista. O escritor Laurentino Gomes ganhou na categoria Biografia, Documentário e Reportagem com o livro Escravidão, primeiro volume da série. Os vencedores de cada categoria recebem uma estatueta e R$ 5 mil em dinheiro.

O Livro do Ano foi "Solo para Vialejo", da pernambucana Cida Pedrosa. A cerimônia online foi comandada pela jornalista Maju Coutinho, com transmissão ao vivo pelo Facebook e YouTube da Câmara Brasileira do Livro.

Cursos de capacitação profissional

Estratégias de Leitura em Língua Inglesa, Plataformas Digitais, Libras e Oratória serão os cursos de capacitação profissional ofertados pela Rede SineBahia, durante o mês de dezembro.

Em função das restrições impostas pela pandemia da Covid-19, as atividades de qualificação do serviço seguem de forma online, por meio da ferramenta Google Meet.

Os trabalhadores interessados devem preencher o formulário disponível neste link, até a próxima segunda-feira (30). As vagas são limitadas, e a participação nas atividades dá direito a certificado com carga horária de 12 horas.

Além dos cursos, é possível se inscrever também para acompanhar palestras virtuais com os temas ‘Orientação para o Trabalho’, ‘Empregabilidade’, ’21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher’ e ‘Ministério Público: Como Denunciar uma Violência’.

O Sapo General e a menina Rafinha

Será lançado neste sábado (28), às 18h, o livro infantil "O Sapo General e a menina Rafinha". De autoria do cardiologista Jadelson Andrade, a obra traz, numa história colorida e lúdica, a importância da preservação do meio ambiente, através de uma linda amizade. 

A obra infantil ilustrada por Aline Terranova, com edição de Fernando Oberlaender, vai ser lançada em uma live com a apresentadora Astrid Fontenelle, na página da editora Caramurê, no Youtube. 

A ideia é promover um bate-papo descontraído da apresentadora com a menina Rafinha e o avô e autor Jadelson Andrade. O projeto, sem fins lucrativos, terá renda revertida para Casa da Criança com Câncer (GACC).

Homenagem especial aos caminhoneiros

O cantor Luan Santana prepara uma homenagem especial aos caminhoneiros do Brasil com a faixa "Armadura de um Guerreiro", que conta a história que três personagens que se encontram na estrada e mostram os desafios diários de um caminhoneiro, a superação de um empresário que reaprendeu o sentido da vida após um acidente na rodovia, e um artista que passa a maior parte do tempo viajando, levando entretenimento a todo o país.

Sob a direção de Bruno Vaz, o clipe será gravado neste sábado (28), em São José do Rio Preto, no interior de São Paulo. 

Jantar Solidário

A Diva Entretenimento se uniu à Chez Cohen e ao Empório Marina da Glória e vão promover, na próxima semana, nos dias 3, 4 e 5 de dezembro, a ação “Jantar Solidário”, que terá renda revertida em prol da classe artística que vive de música e que está parada por causa da pandemia. O valor do jantar fica R$ 200 reais por pessoa, com direito a entrada, prato principal e sobremesa.

Os jantares acontecerão no Piso L2 do Salvador Shopping, onde funcionam no mesmo espaço a Chez Cohen e o Empório Maria da Glória.

70 anos da televisão

Em celebração aos 70 anos da televisão, a Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão lança nesta sexta-feira (27) o Memorial da Televisão Aberta Brasileira. No espaço virtual, o público tem acesso a imagens, vídeos, textos e outros itens que remontam à história do meio de comunicação, incluindo uma playlist com trilhas marcantes de novelas que fica disponível hoje e homenagens a personalidades como Chacrinha, Hebe Camargo, Ayrton Senna, Gugu Liberato e Tom Veiga. 

Atividade física

Até 5 milhões de mortes por ano poderiam ser evitadas no mundo com um aumento da atividade física, de acordo com estimativa da Organização Mundial da Saúde. O órgão defende que o combate ao sedentarismo deve ser praticado em todas as idades e mesmo por pessoas com condicionantes físicas por motivo de doença.

A OMS alerta que a atividade física regular é fundamental para a prevenção e o controle de doenças cardíacas, diabetes tipo 2 e câncer, além de ajudar a diminuir os sintomas de depressão e ansiedade, "reduzindo o declínio cognitivo" e melhorando a memória e saúde do cérebro.

De acordo com as novas diretrizes definidas para a área, a organização sugere que adultos dediquem pelo menos duas horas e meia a cinco horas, por semana, para atividade aeróbica moderada a vigorosa. Para crianças e adolescentes, a média recomendada é de uma hora por dia.

Dados da OMS dão conta de que um em cada quatro adultos não pratique exercício físico suficiente, o mesmo se passando com quatro em cada cinco adolescentes.