Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Mix de Notas

Um pouquinho de tudo

E mais algumas curiosidade e dicas

25/11/2020 06h32

Foto: Divulgação

Covid-19: População ignora alertas 

Com os leitos de UTI Covid-19 no município de Feira de Santana, na Bahia,  alcançando a taxa de ocupação de 91%, o Governo do Estado decidiu abrir, no Hospital Geral Clériston Andrade, 10 novos leitos de Terapia Intensiva dedicados aos pacientes com diagnóstico de coronavírus.

A Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) reitera os alertas de que a pandemia não acabou e, infelizmente, os mesmos estão sendo ignorados por parte da população.

O governo reitera a importância de a população tomar as devidas precauções, como lavar frequentemente as mãos com água e sabão ou usar álcool em gel, utilizar máscara e manter o distanciamento social.

Ainda de acordo com o governo, é necessário ter um cuidado ainda maior neste período festivo, pois as pessoas tendem a se reunir em casa ou na rua e aí aumentam os riscos, sobretudo, para os idosos. Atualmente Feira de Santana possui 94 leitos ativos, sendo 45 de UTI.

Doações da LemosPassos

Entidades assistenciais de Salvador receberam alimentos não perecíveis doados pela fabricante de refeições coletivas, LemosPassos, na última segunda-feira (23). Os 1.150 kg foram distribuídos entre as instituições NACCI, NASPEC, CAASAH, GAAC-Bahia e Ordem Terceira de São Francisco, além da OSID (Obras Sociais Irmã Dulce), e irão contribuir com o atendimento prestado a pacientes e acompanhantes recebidos da capital e interior, diariamente. 

 A empresa também realizou por alguns meses a doação de refeições a famílias do Bairro da Paz, Cajazeiras 11 e D. Avelar Brandão Vilela, em Salvador, muitas delas com pessoas que não puderam continuar trabalhando ou perderam o emprego por causa da pandemia.

Brasil será anfitrião do G20 em 2024

Depois de 16 anos, o Brasil voltará a ser presidente do grupo das 20 maiores economias do globo (G20). A última vez em que o País liderou o grupo foi em 2008, no auge da crise financeira internacional, que acabou por fortalecer o organismo multilateral e é, até hoje, considerado um marco em sua existência pela forma como lidou rapidamente e em conjunto com a turbulência.

De acordo com o comunicado dos líderes do G20 divulgado no domingo, 22, o Brasil será o anfitrião do grupo no ano de 2024. Atualmente, a presidência está com a Arábia Saudita – que pela primeira vez organizou o evento de forma virtual por causa da pandemia de coronavírus. O país passará o bastão para a Itália no próximo dia 1º de dezembro.

Nos encontros de alto nível do G20, além de chefes de Estado e de governo, participam também as autoridades máximas de organismos multilaterais, como Fundo Monetário Internacional (FMI), Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e Banco Mundial.

Boas práticas contra a disseminação

Um time de personalidades que inclui Lucy Alves, Daniela Mercury, John Drops, Lore Improta, Tia Má, David Brazil, Aretuza Lovi, entre outros, se uniu ao embaixador do #GPcomVC, Cauã Reymond, para falar sobre boas práticas contra a disseminação do novo coronavírus. 

Em um momento em que diversas atividades foram retomadas, o objetivo é conscientizar a população sobre a importância de medidas como manter distanciamento, usar máscara e higienizar as mãos para que a reabertura de estabelecimentos aconteça de maneira segura. 

O Gambito da Rainha

A Netflix divulgou que O Gambito da Rainha, produção sobre uma garota enxadrista com Anya Taylor-Joy, se tornou a minissérie roteirizada mais assistida na plataforma desde sua criação. Celebrando a audiência em seu site oficial, a Netflix informou que 62 milhões de usuários assistiram a série em seus 28 primeiros dias desde a estreia. 

Desde seu lançamento, a busca por "como jogar xadrez" duplicou no Google, e o livro de Walter Tevis, que inspirou a adaptação da Netflix, retornou à lista de best sellers do New York Times. Ainda, o interesse em tabuleiros de xadrez no eBay aumentou 250%. 

Segundo o The Wrap, entre séries limitadas da Netflix, a audiência de O Gambito da Rainha só fica atrás de A Máfia dos Tigres, que teve um total de 64 milhões de audiência. O Gambito da Rainha ainda entrou para o Top 10 entre produções mais assistidas em 92 países, chegando à primeira posição em 63 territórios, incluindo o Brasil, Reino Unido e Argentina. 

Prêmio Machado de Assis

A Academia Brasileira de Letras retornará, a partir de 2021, com o Prêmio Machado de Assis, considerada uma das mais importantes premiações literárias do país.

Suspenso desde 2017,  o Prêmio Machado de Assis é entregue a autores que se destacam pelo conjunto de sua obra. Os vencedores são escolhidos pelos membros da Academia, conhecidos como imortais.

Cinema Glauber Rocha

O Espaço Itaú de Cinema Glauber Rocha recebe, entre os dias 26 de novembro e 2 de dezembro, um evento de exibição de filmes brasileiros e franceses, em uma espécie de "Pré-Panorama Internacional Coisa de Cinema". Entre as obras que farão parte da programação estão Z, de Constantin Costa-Gravas; O Dinheiro, de Robert Bresson; Até o Fim, de Ary Rosa e Glenda Nicácio, entre outros.

O evento promove ainda, no dia 1º de dezembro, às 19h, uma palestra online com o crítico Adolfo Gomes em homenagem ao centenário de nascimento do professor, crítico e cineasta Éric Rohmer.

Câncer infantojuvenil 

O Brasil registra 8 mil novos casos de câncer por ano. E o mais triste: representa a primeira causa de óbitos entre crianças e adolescentes na faixa etária de zero a 19 anos. Os números chamam atenção dos profissionais de saúde que atuam no combate à doença.    

Em todo o mundo, segundo a Agência Internacional de Pesquisa em Câncer, a estimativa é que, todos os anos, são diagnosticados 215 mil casos em crianças menores de 15 anos, e cerca de 85 mil em adolescentes entre 15 e 19 anos.

No Brasil, o Instituto Nacional de Câncer (Inca), vinculado ao Ministério da Saúde, acredita que entre 2020 e 2022 o número de novos casos de câncer infanto-juvenil pode atingir, por ano, mais de 4,3 mil meninos e 4,1 mil meninas. 

Ao contrário da maioria dos tipos de câncer em adultos, os fatores de risco relacionados com o estilo de vida não influenciam a possibilidade de uma criança ou adolescente desenvolverem a doença, cujos sintomas podem ser parecidos com os de outras enfermidades comuns à idade.

Mas se por um lado a incidência de câncer infantil tem aumentando no mundo, por outro o progresso no diagnóstico e  tratamento do câncer nesses casos também aumentou, em especial nas últimas quatro décadas. Segundo especialistas, em torno de 80% dos pacientes podem ser curados. Tudo vai depender do diagnóstico precoce e tratamento em centros especializados.