27/05/2026 06h27
Foto: Tomaz Silva - Agência Brasil
Pessoas negras são maiores vítimas de homicídios no Brasil
As desigualdades estruturais, aliadas à criminalidade em geral e ao forte preconceito racial existente no Brasil, fazem com que a violência letal contra pessoas negras permaneça em um patamar elevado, de acordo com o Atlas da Violência 2026, divulgado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e o Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP).
Só em 2024, foram registrados 32.820 homicídios de pessoas negras, correspondendo a 77% do total de homicídios do país. A taxa verificada foi 27,3 mortes para cada grupo de 100 mil pessoas negras, o que significa 89,9 pessoas negras assassinadas por dia no país.
Entre não negros, categoria que abrange brancos, amarelos e indígenas, foram contabilizados 9.234 casos nesse ano, à taxa de 10,1 homicídios por grupo de 100 mil pessoas não negras. De acordo com o estudo, a taxa de mortalidade por homicídio entre negros no Brasil supera em 170,3% a registrada entre não negros.
Na série histórica compreendida entre 2014 e 2024, 435.551 pessoas negras foram assassinadas no Brasil, contra 132.156 vítimas entre não negros.
Guia Consular da Torcida Brasileira – Copa do Mundo 2026
O Ministério das Relações Exteriores lançou o Guia Consular da Torcida Brasileira – Copa do Mundo 2026, com orientações para brasileiros que pretendem viajar aos Estados Unidos, ao Canadá e ao México durante o torneio.
Disponível no site do Itamaraty, a publicação reúne informações sobre documentação de viagem, regras migratórias e contatos da rede consular brasileira nas cidades-sede. Também traz orientações sobre procedimentos em situações de emergência, além de recomendações gerais de segurança e acesso a serviços locais.
O material inclui ainda instruções para acionamento dos plantões consulares, telefones de emergência e informações sobre os jogos da Seleção Brasileira na fase de grupos.
O guia apresenta informações específicas sobre os Estados Unidos, o Canadá e México, países que sediarão as partidas.
Adoção e acolhimento
Um aplicativo chamado A.Dot, que reúne informações sobre crianças e adolescentes com mais dificuldades de conseguir uma família adotiva, foi lançado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
A busca ativa do Sistema Nacional de Adoção e Acolhimento (SNA) tem como públicos prioritários crianças mais velhas, adolescentes, grupos de irmãos e crianças com deficiência ou necessidades específicas de saúde. Assim, a iniciativa passa a contar com um aplicativo específico.
A apresentação do aplicativo, que funcionava no âmbito do Tribunal de Justiça do Paraná, ocorreu em um webinário organizado pelo CNJ. O acesso à tecnologia pode ser feito com o login do portal Gov.br. Os interessados podem iniciar o pré-cadastro e acompanhar o processo de habilitação para adoção.
De acordo com o CNJ, 1.801 crianças e adolescentes no Brasil estão aptos para a busca ativa. Desde 2019, o SNA viabilizou mais de 33,5 mil adoções em todo o país. Destas, 1.826 foram realizadas por esse caminho.
“Vapor de dendê não tem cor”
A escritora baiana Lara Tironi lança nesta quarta-feira (27) o livro “Vapor de dendê não tem cor”, em evento realizado no Shopping Barra, em Salvador. O encontro acontece a partir das 18h, no Almacén Pepe, com sessão de autógrafos e bate-papo com leitores.
A obra narra a trajetória de duas mulheres invisibilizadas, cujos destinos acabam se cruzando através da maternidade. A narrativa conduz os leitores entre passado, presente e projeções de futuro, refletindo sobre as diferentes formas de desigualdade presentes na sociedade brasileira.
Natural da Bahia, Lara cita João Ubaldo Ribeiro como uma de suas grandes referências literárias. No livro, a autora descreve cenários populares e cotidianos da capital baiana, como as vielas da Gameleira, a mercearia de Seu Tatu, o salão da trancista Dona Diva e a boca de fumo de Jota.
A proposta da escritora é apresentar uma Salvador marcada por contrastes sociais e culturais, transmitindo ao leitor uma cidade “pulsante e cindida”, como define a autora.
Festival Salvador Jazz
A cantora Sandra Sá será uma das atrações da 7ª edição do Festival Salvador Jazz, que acontece entre esta quarta-feira 27) e 31 de maio, em Salvador. O show gratuito da artista está marcado para o dia 31, a partir das 17h, no Largo da Mariquita, no bairro do Rio Vermelho.
Conhecida como a “Rainha do Soul Brasileiro”, Sandra Sá acumula mais de 40 anos de carreira e é dona de sucessos como Olhos Coloridos, considerada um dos principais hinos de valorização da identidade negra no país.
Filha de baterista e criada em meio às rodas de samba, soul e gafieira do subúrbio carioca, a artista consolidou um estilo próprio que define como Música Preta Brasileira.
O Festival Salvador Jazz terá entrada gratuita e classificação livre. O evento é apresentado pelo Ministério da Cultura e pelo Banco do Nordeste, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.
Imagem no exterior
A Bahia aparece entre os estados brasileiros com melhor reputação e imagem no exterior, segundo estudo divulgado pela empresa internacional OnStrategy, especializada em gestão de valor de marcas. No ranking nacional, o estado ocupa a terceira posição, atrás apenas do Rio de Janeiro e de São Paulo, ficando à frente do Distrito Federal e do Paraná.
A pesquisa levou em conta critérios como cultura, tradição, relevância internacional, segurança e qualidade de vida, a partir de entrevistas realizadas com cidadãos de países das Américas do Norte e do Sul, Europa, África e Ásia.
O bom desempenho da Bahia também é refletido nos números do turismo internacional. Dados do Ministério do Turismo e da Polícia Federal apontam que o estado segue liderando a chegada de turistas estrangeiros no Nordeste. Entre janeiro e abril deste ano, a Bahia recebeu 95.397 visitantes internacionais, enquanto Pernambuco, segundo colocado na região, registrou cerca de 65 mil entradas. O volume representa crescimento de 13,7% em relação ao mesmo período do ano passado, quando quase 84 mil estrangeiros desembarcaram no estado.
Azeite de oliva extravirgem
O Ministério da Agricultura e Pecuária determinou o recolhimento de um lote de azeite de oliva extravirgem da marca San Paolo após identificar irregularidades na composição do produto. Segundo o órgão, o lote 260289 foi considerado impróprio para consumo humano após análises laboratoriais apontarem a presença de mistura com outros óleos vegetais.
De acordo com o Ministério, a adulteração caracteriza fraude e motivou o recolhimento imediato do produto do mercado.
A empresa foi notificada pela Superintendência Federal de Agricultura em São Paulo, mas não apresentou defesa dentro do prazo estipulado e deverá responder administrativamente.
Em nota, o Ministério da Agricultura alertou que a venda do produto representa infração grave e informou que estabelecimentos que continuarem comercializando o lote poderão ser responsabilizados.
O órgão também orientou os consumidores a suspenderem imediatamente o uso do azeite e solicitarem a substituição do produto com base no Código de Defesa do Consumidor.