Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Mix de Notas

Um pouquinho de tudo

E mais algumas curiosidades e dicas

14/01/2026 06h30

Foto: Divulgação

Homenagem aos 165 anos da Caixa

O Cristo Redentor iluminou o Rio de Janeiro com as cores da Caixa Econômica Federal em homenagem aos 165 anos da instituição. A projeção faz parte das ações de comemoração ao aniversário do banco. 

Para festejar a data, a Caixa anunciou vantagens para clientes físicos e jurídicos. Entre as vantagens, estão linhas de crédito, empréstimos e novas condições para o financiamento de imóveis. 

Uma das medidas para pessoas físicas é a campanha cashback IOF Zero para compras de moedas estrangeiras até 31 de janeiro de 2027. Podem participar clientes com os cartões CAIXA Visa Platinum, Infinite e CAIXA Ícone. A estatal anunciou ainda condições diferentes para pagamento de IPTU em imóveis selecionados e na contratação de consórcios, seguro de vida, capitalização, previdência, seguro auto e seguro rural.

Pessoas jurídicas tem promoções no aluguel de maquininhas de cartão, condições especiais para contratação de convênios de Pix Automático e três meses de mensalidade grátis no TagCAIXA. Clientes Agronegócio também recebem descontos no Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) e Programa Nacional de Apoio ao Médio Produtor Rural (Pronamp). 

Virada Cultural

Os principais museus de Salvador promovem, nesta temporada de Verão, uma Virada Cultural com mais de 30 horas ininterruptas de atividades, integrando arte, lazer e educação. A ação faz parte do Projeto Verão Bahia – Um Estado de Alegria, do Governo do Estado, realizado pela Secretaria de Cultura em parceria com as unidades vinculadas.

O Museu de Arte Contemporânea da Bahia será o primeiro a sediar a ação, com atividades nos dias 17 e 18 de janeiro. Em seguida, nos dias 31 de janeiro e 1º de fevereiro,  será a vez do Museu de Arte Moderna da Bahia. Já no Museu de Arte da Bahia, a ação acontece nos dias 7 e 8 de fevereiro.

Butantan recruta idosos

O Instituto Butantan está recrutando, a partir desta terça-feira (13), 767 voluntários de 60 a 79 anos para ensaios clínicos com a sua vacina da dengue, a Butantan-D. Os testes serão realizados ao longo do ano em quatro centros de pesquisa em Porto Alegre e Pelotas (RS) e um em Curitiba (PR). Participam ainda, 230 adultos de 40 a 59 anos como grupo controle em cinco centros de pesquisa no RS e PR.

Os 997 participantes do sexo masculino ou feminino, precisam estar saudáveis ou com comorbidades controladas. Será feito um sorteio entre os idosos para receber a vacina (690 participantes) ou o placebo (77 participantes), enquanto os 230 adultos (de 40 a 59 anos) receberão a vacina, sem sorteio para grupo placebo.

Segundo o Instituto Butantan, o objetivo dessa fase do estudo é avaliar a segurança e comparar a resposta imunológica por meio de testes laboratoriais para entender se a produção de anticorpos dos participantes idosos é semelhante à do grupo adulto já acompanhado nos estudos anteriores da Butantan-DV.

Noites de jazz

O restaurante Pasta em Casa, no Rio Vermelho, promove noites de jazz ao vivo durante todo o mês de janeiro. As apresentações acontecem sempre às quartas-feiras, a partir das 19h, com o trio da Mou Brasil Música, que apresenta repertório variado entre clássicos e releituras contemporâneas do gênero.

A iniciativa busca unir música, gastronomia e o clima intimista da casa, sem cobrança de couvert artístico. Durante a noite, o Aperol é servido em dobro.

Mais informações e reservas podem ser feitas pelo link: pastaemcasa.com.br/links.

“Sem racismo o carnaval brilha mais”,

O Ministério da Igualdade Racial (MIR) lançou nessa segunda-feira (12), no Rio de Janeiro, uma nova campanha que visa destacar a contribuição da cultura negra para o carnaval e combater a discriminação e violências. Com adesivos e leques, a ideia é lembrar que ofender uma pessoa com base na cor de pele é um ato de injúria racial, assim como advertir que fantasias estereotipadas, como a de “nega maluca” e a de indígena”, não combinam com a folia.

Em 2026, o MIR pretende ampliar a campanha que circulou em mídias digitais em 2025. Com o mesmo nome, “Sem racismo o carnaval brilha mais”, a ação terá como palco o carnaval de rua, bailes, blocos, desfiles de escolas de samba e a própria Sapucaí, no Rio de Janeiro. Ações também estão programadas na Bahia e nos 30 municípios que aderiram ao Programa Juventude Negra Viva.

O material educativo será divulgado entre o próximo sábado (17) e os últimos dias de festa, com a função também de incentivar as vítimas a registrarem as denúncias por meio do Disque 100, do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania ou da Ouvidoria do Ministério da igualdade Racial, pelo e-mail: [email protected]. Os dois órgãos podem dar suporte e ajudar a formalizar as denúncias em órgãos oficiais, como as delegacias de polícia.

Restrição de celular nas escolas

O Ministério da Educação (MEC) fará uma pesquisa nacional no primeiro semestre de 2026 para analisar os desdobramentos da lei federal que restringiu o uso de celulares nas escolas (Lei nº 15.100/2025). A legislação visa reduzir distrações no ambiente escolar, priorizar o engajamento em atividades pedagógicas e coibir o uso inadequado de dispositivos eletrônicos por parte dos alunos.

O objetivo da pesquisa é compreender como a norma vem sendo adotada nos diferentes sistemas de ensino e quais são os seus efeitos no ambiente escolar.

A lei foi instituída em um contexto de crescente preocupação com os efeitos do uso excessivo e desregulado de celulares no ambiente escolar. Dados do Programa Internacional de Avaliação dos Estudantes (Pisa) 2022 mostram que 80% dos estudantes brasileiros disseram se distrair e ter dificuldades de concentração nas aulas de matemática por causa do celular.

Exercício profissional da acupuntura

O Governo do Brasil regulamentou oficialmente o exercício profissional da acupuntura. A decisão consta na Lei nº 15.345, publicada no Diário Oficial da União (DOU).

De acordo com o texto, a acupuntura é definida como o conjunto de técnicas e terapias que consiste na estimulação de pontos específicos do corpo humano, por meio do uso de agulhas apropriadas e outros instrumentos e procedimentos próprios, com o objetivo de manter ou restabelecer o equilíbrio das funções físicas e mentais.

A lei assegura o exercício da profissão aos portadores de diploma de graduação de nível superior em acupuntura, expedido por instituição de ensino reconhecida. Também estão habilitados profissionais formados em cursos similares ou equivalentes no exterior, desde que o diploma seja validado e registrado nos órgãos competentes.

Além disso, a regulamentação garante o exercício da acupuntura a profissionais da área da saúde de nível superior que possuam título de especialista reconhecido pelos respectivos conselhos federais. Profissionais sem diploma específico também poderão atuar, desde que comprovem o exercício contínuo da atividade por, no mínimo, cinco anos.