12/12/2025 06h28
Foto: Divulgação
Latam conquista Prêmio Aberje 2025
A Latam Airlines Brasil foi reconhecida com dois troféus no Prêmio Aberje 2025, consolidando a evolução recente de sua comunicação institucional e sua reputação nacional. O case "Princípio Constitucional: a Comunicação da Latam a Serviço da Integração da América Latina" foi classificado como o melhor projeto nacional na categoria "Relacionamento Internacional", e Bruno Espinoza, Head de Comunicação Externa da Latam Brasil, foi eleito Comunicador do Ano.
O projeto premiado evidenciou o papel da Latam na promoção da integração latino-americana por meio de uma estratégia articulada de comunicação, diálogo intercultural e cooperação com autoridades, imprensa e stakeholders de diferentes países. A iniciativa reforçou o compromisso da companhia com o desenvolvimento regional, a conectividade e a retomada da circulação internacional após a pandemia, ampliando a visibilidade de temas de interesse público para a aviação e o turismo.
Cidadã Baiana
Referência nacional no setor de eventos, a promoter e empresária Licia Fabio recebe nesta sexta-feira (12) o título de Cidadã Baiana. A cerimônia está marcada para às 10h, na Assembleia Legislativa do Estado da Bahia (Alba).
A honraria foi outorgada pela deputada estadual Fabíola Mansur, em reconhecimento à contribuição de Licia para o estado. Nascida em Laranjeiras, no interior de Sergipe, ela mora em Salvador desde 1969.
Sacadas Musicais
A Fundação Casa de Jorge Amado, no Pelourinho, recebeu mais uma edição do projeto “Sacadas Musicais”, integrando a programação oficial do Natal Salvador.
Sob a regência do maestro Fred Dantas, o espetáculo transformou as janelas do casarão em um grande coro. A apresentação contou com a participação do Coral Música das Nascentes e da Filarmônica Ambiental.
O projeto teve início no último domingo (7), no Casarão 17 (Terreiro de Jesus), e tem como objetivo ocupar os prédios históricos com arte e memória afetiva.
A programação do “Sacadas Musicais” continua nos próximos dias com mudança no comando e no elenco. Nesta sexta-feira (12) e no sábado (13), as apresentações acontecem na Casa do Olodum e ficarão a cargo do maestro Keiller Rêgo, que regerá o Coral da Paz em uma parceria inédita com a Escolinha do Olodum. O acesso a todos os espetáculos é gratuito.
Frente fria em seis estados
A combinação de uma frente fria com alta umidade mantém o risco de tempestades severas em áreas do Paraná, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro a partir desta sexta-feira (12) e no fim de semana. Diante do cenário, o Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad) da Defesa Civil Nacional seguirá acompanhando a previsão e apoiando os estados em risco.
Nas primeiras horas desta sexta, pancadas de chuva vão atingir o sul de Mato Grosso do Sul, oeste do Paraná e de Santa Catarina, avançando para o centro-oeste de São Paulo e centro-sul de Minas Gerais ao longo do dia.
No sábado (13), as instabilidades retornam ao Paraná, centro-sul de Mato Grosso do Sul, centro-leste catarinense, além da faixa leste de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, incluindo áreas serranas.
No domingo (14), ainda podem ocorrer pancadas de chuva rápidas em áreas do centro-sul do País. A Defesa Civil Nacional alerta para a Região Serrana do Rio de Janeiro, centro-sul de São Paulo, Zona da Mata e sul de Minas Gerais, além do sudoeste de Mato Grosso do Sul.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu aviso vermelho (grande perigo) para algumas áreas específicas.
Confira aqui para conferir os detalhes do aviso.
Reinauguração
O Game Station Salvador Shopping entra em uma nova fase e celebra a reinauguração da unidade com uma grande festa aberta ao público nesta sexta-feira (12), das 15h às 17h. A programação inclui DJ, personagens circenses, brindes, atrações exclusivas e promoções especiais, tudo com entrada gratuita.
Com 1.906,71 m², o novo Game Station passou por um projeto arquitetônico que une tecnologia, conforto e diversão. Logo na entrada, o público é recebido por um piso de LED que conduz a um ambiente vibrante, com bancos sob árvores, áreas de descanso e uma estética que remete aos parques de rua.
O espaço reúne 88 máquinas, sendo 20 infantis, distribuídas em um layout amplo e integrado. O KidPlay, agora com 145 m², foi totalmente modernizado, com estrutura mais segura e visual renovado.
Entre as atrações estão Bumper Car (105 m²) e Time Jump, sucesso da rede que proporciona uma experiência imersiva inspirada em parques urbanos, agora dentro do shopping.
18ª mulher mais poderosa do mundo
Tarciana Medeiros, presidente do Banco do Brasil, foi classificada pela Forbes como a 18ª mulher mais poderosa do mundo. Ela é a única brasileira entre as 100 nomes da lista. Em 2024, já havia ocupado a mesma posição.
A executiva também segue reconhecida por ser a primeira mulher a comandar o BB em mais de dois séculos de existência. Segundo a publicação, sua atuação tem ganhado destaque internacional pelo foco em sustentabilidade e pela defesa de financiamento para projetos ambientais.
O ranking considera critérios como visibilidade, influência, poder político e desempenho financeiro das organizações lideradas por essas mulheres.
O topo da lista da Forbes é liderado por Tan Su Shan, CEO do Grupo DBS, maior banco do Sudeste Asiático. Em seguida aparece Colette Kress, diretora financeira da Nvidia. O terceiro lugar ficou com Hana Al Rostamani, que comanda o First Abu Bank, dos Emirados Árabes. A quarta posição é ocupada por Gwynne Shotwell, presidente e diretora de operações da SpaceX.
Concertos especiais de Natal
A Catedral Basílica do Santíssimo Salvador, no Terreiro de Jesus, recebe uma série de concertos especiais de Natal. Sob regência de Hans Bönisch, o público poderá assistir a apresentações do Coro Barroco na Bahia, além de metais, órgão e solistas. Os concertos acontecem sempre às 19h, de quinta a domingo, dentro da igreja.
Esta é a primeira parceria entre o Coro Barroco e a Prefeitura de Salvador para a programação natalina. A Catedral recebeu uma iluminação especial para o período.
A programação completa do Natal Salvador 2025 está disponível no site oficial da Prefeitura.
25 mil vagas temporárias
Com a aproximação da alta temporada, bares e restaurantes da Bahia se preparam para um período de maior movimento. Um levantamento da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) no estado aponta a criação de cerca de 25 mil vagas temporárias entre dezembro e março. Entre as empresas consultadas, 24% afirmaram que pretendem ampliar seus quadros de funcionários.
Os interessados em aproveitar as oportunidades ainda podem se candidatar. Muitas empresas divulgam vagas em redes sociais e plataformas como Simm e Sine Bahia, mas a entrega presencial de currículos segue funcionando.
O piso salarial da categoria é de R$ 1,6 mil, podendo dobrar no verão com a alta demanda e o acréscimo das gorjetas.
Selo Ouro
O Tribunal de Contas da União (TCU) entregou o Selo Ouro do Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP) 2025 ao Banco do Nordeste (BNB), pela qualidade de seu portal de livre acesso da sociedade às informações da instituição.
O presidente do Banco, Wanger de Alencar Rocha, recebeu o Selo na sede do TCU, no Distrito Federal, durante a divulgação do resultado das organizações federais no ciclo 2025, com a participação do ministro e presidente do Tribunal, Vital do Rêgo, o relator do PNTP, ministro Antônio Anastasia, e o representante da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), Antônio Joaquim.
Os selos Diamante, Ouro e Prata são concedidos às organizações federais que tiveram seu portal de transparência pública premiado nessas categorias. Ao todo, 52 estatais foram verificados, mais de 10 mil portais, que passaram por 176 critérios e 512 itens de verificação.