29/11/2025 06h33
Foto: Divulgação
Começa Feira Nacional da Agropecuária - Fenagro
A edição de 2025 da Feira Nacional da Agropecuária (Fenagro) será aberta ao público neste sábado (29). A solenidade oficial de abertura acontece no domingo (30), com a presença do governador Jerônimo Rodrigues, que visitará o pavilhão do Governo da Bahia, a partir das 15h. Ao todo, serão nove dias de exposições, leilões, competições e shows.
Serão mais de 3 mil animais em exposição, e um pavilhão do Governo com mais de 40 órgãos estaduais e federais oferecendo serviços, capacitações e painéis técnicos. A programação inclui cursos, palestras e painéis sobre agricultura, pesca e pecuária, além de forte foco no agronegócio 4.0, com agricultura de precisão, inteligência artificial aplicada ao campo e ordenha robotizada. Haverá também ampliação dos espaços dedicados à agricultura familiar e melhorias de infraestrutura para o público.
O público também poderá curtir as atrações musicais. No sábado (6), haverá shows de Dan Mocidade, Filomena Bagaceira, Luz Vermelha e BenzaDeus. Já no domingo (7), sobem ao palco Renanzinho CBX, Jow, Lary e Banda À Vontade.
Entre os espaços mais procurados das edições anteriores, estarão o Museu Veterinário e o Museu de Anatomia Animal, com modelos em tamanho real de animais empalhados para fins educativos. A Cozinha Show traz chefs preparando pratos com ingredientes da agricultura familiar, valorizando sabores da Bahia.
Além disso, a programação terá Arena Pônei, feira de adoção de animais, Espaço Kids, Vila Pônei e o tema “Diversão e Aventura para Todos”, que inclui o Parque Inflável Gigante (1.000 m²), Tirolesa Radical (15m de altura e 100m de extensão), brincadeiras, arvorismo e atividades para todas as idades. A tradicional Casa do Papai Noel estará de volta, com espaço para fotos e interação.
A programação automotiva terá a Exposição de Carros Antigos, com carros clássicos, supermáquinas, megarreboques, tratores, caminhões, UTVs e esportivos. A abertura contará com manobras radicais, Serrinha Moto Show e, no encerramento, o Show Off Road com veículos 4×4.
4 anos do Museu do Mar Aleixo Belov
O Museu do Mar Aleixo Belov, localizado no Santo Antônio Além do Carmo, em Salvador, completa 4 anos de história no dia 1º de dezembro e promete celebrar a data em grande estilo. A programação começa neste domingo (30), com a inauguração de uma exposição sobre a atual aventura de Aleixo Belov – a Passagem Nordeste, rota que liga o Atlântico ao Pacífico através do Ártico Siberiano, considerada uma das mais difíceis do planeta. A mostra trará imagens inéditas que mostram os desafios e as belezas da viagem.
Ao longo desses quatro anos, o MMAB tem atuado na promoção da educação oceânica, da cultura marítima, da economia do mar e de ações em prol da sustentabilidade do planeta. Já são mais de 200 mil pessoas impactadas e a previsão é dobrar esse número nos próximos dois anos.
Orquestra Sinfônica da Bahia
A Orquestra Sinfônica da Bahia encerra sua programação de novembro com uma apresentação gratuita em Salvador. O concerto acontece neste domingo (30), às 11h, no Santuário Nossa Senhora de Fátima, no bairro do Garcia, e terá a regência da maestra Cinthia Alireti. No programa, estarão presentes a ‘Sinfonia Nº4 em Fá Menor, Op. 36’, do russo Piotr Tchaikovsky (1840-1893), e o “Romance em Fá maior, Trv. 118”, do compositor alemão Richard Strauss (1864-1949), obra que contará com o solo do violoncelista da OSBA Guilherme Venturato.
A entrada é sujeita à lotação do espaço, que abrirá ao público a partir das 10h30. O evento integra a Série Manuel Inácio da Costa, iniciativa que leva a OSBA a igrejas de Salvador.
Rastreamento de câncer de próstata
A Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon) das Obras Sociais Irmã Dulce (OSID) realiza, neste sábado (29), a partir das 7h, um mutirão gratuito de rastreamento de câncer de próstata para homens com idade a partir de 45 anos.
A ação acontecerá no ambulatório da unidade (Av. Luiz Tarquínio, acesso pelo portão 11) e serão disponibilizadas 80 fichas de atendimento, distribuídas por ordem de chegada.
Para participar, os interessados devem apresentar documento oficial com foto, cartão do SUS, comprovante de residência e exames prévios (PSA ou de imagem da região abdominal), caso já realizados. Durante o mutirão, serão oferecidos atendimentos em consultório para avaliar histórico familiar e fatores de risco, além de realização de exames, como toque retal.
Feira da Cidade
A Feira da Cidade, considerado o primeiro festival de Economia Criativa da Bahia, vai movimentar a capital baiana neste final de semana com uma programação repleta de música, gastronomia, economia criativa e atrações para todas as idades. O evento acontece neste sábado (29), das 13h às 20h, e Domingo (30), das 11h às 20h, na praça em frente ao Gran Hotel Stella Maris, e contará com um show especial do cantor Pedro Pondé, que vai celebrar seu aniversário com o público. Além do show de Pondé, o final de semana terá atrações musicais de rock, jazz e reggae, reunindo artistas locais e fortalecendo a cena cultural baiana.
A Feira contará ainda com cerca de 40 empreendedores, oferecendo ao público opções variadas de moda, arte, decoração, sustentabilidade, além de produtos temáticos e presentes para o Natal. A edição também terá o Feira Friday, com preços promocionais inspirados na Black Friday.
Para as crianças, a programação inclui atividades lúdicas e a tão esperada chegada do Papai Noel, no sábado, às 15h, completam o clima festivo. Já no domingo, às 11h, acontece a oficina de confecção de pipas.
Samba Junino
O Samba para Nosso Povo: Samba Junino será a atração deste sábado (29), das 14h às 19h, no Largo do Mercado Municipal Dois de Julho. O evento integra a programação do Novembro Salvador Capital Afro e reúne nomes como Juracy do Trator, Guilinho Descompromissado, Tote Gira, Reinaldinho, Mestre Jackson, Gabriela Lima e Samba de Roda Urbano.
Promovido pela Prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult) e da Fundação Gregório de Mattos (FGM), o encontro celebra uma das manifestações culturais mais marcantes da cidade. O percussionista Lobo Mall, precursor e coordenador do movimento de samba junino, destaca a força dessa expressão nas comunidades da capital.
O Samba Junino integra a programação do Novembro Salvador Capital Afro, que acontece durante todo o mês no contexto do Mês da Consciência Negra. O festival reúne cerca de 40 atividades que destacam a herança africana da Bahia, com atrações de cultura, gastronomia, artes cênicas e música.
Nova cartilha
O Ministério Público da Bahia (MP-BA) lançou uma nova cartilha voltada à prevenção do consumo de bebidas alcoólicas por crianças e adolescentes, iniciativa que reforça as ações de orientação e fiscalização no estado. O material foi elaborado em parceria com a Prefeitura de Salvador, Procon-BA e Sociedade Baiana de Pediatria, e chega em um momento de preocupação crescente sobre a naturalização do uso de álcool entre menores.
A publicação atende às diretrizes da lei federal nº 15.243, sancionada em outubro de 2025, que determina a realização permanente de campanhas de prevenção ao uso de drogas lícitas e ilícitas por jovens. O conteúdo será distribuído em eventos e capacitações organizadas para redes de proteção, além de estabelecimentos como hotéis, bares, restaurantes, a Arena Fonte Nova e o Estádio Barradão.
A cartilha reúne referências de instituições como a Sociedade Brasileira de Pediatria, o Centro de Informações sobre Saúde e Álcool (Cisa) e a Organização Mundial da Saúde, trazendo orientações para pais, responsáveis, educadores e comerciantes. Também esclarece aspectos legais sobre a venda de bebidas alcoólicas a menores e orienta estabelecimentos a fortalecer seus protocolos de fiscalização.
As Melhores Cidades do Mundo
São Paulo foi eleita a 18ª melhor cidade do mundo na pesquisa World’s Best Cities 2026 (As Melhores Cidades do Mundo), produzido pela consultoria global Resonance. A capital paulista superou metrópoles renomadas como Miami (26º lugar) e Lisboa (32º). O Rio de Janeiro também aparece na lista, ocupando a posição 42º.
Considerado um dos levantamentos urbanos mais abrangentes do planeta, o estudo analisa cem cidades globais com mais de 1 milhão de habitantes, combinando indicadores de desempenho com percepções coletadas em pesquisas realizadas com mais de 21 mil pessoas ao redor do mundo.
A edição deste ano aponta São Paulo como uma cidade em pleno processo de reorganização, impulsionada por avanços em mobilidade, infraestrutura, consumo e gastronomia.
A vida noturna paulistana aparece como um dos grandes trunfos da metrópole. Bairros como Vila Madalena e Baixo Augusta foram citados como regiões de movimento intenso todos os dias da semana.