25/11/2025 06h27
Foto: Divulgação
Volkswagen do Brasil recebe certificação Age Friendly Employer
A Volkswagen do Brasil conquistou a certificação Age Friendly Employer, concedida pelo Age Friendly Institute, organização global com sede em Boston (Estados Unidos) dedicada a promover a inclusão da população madura no mercado de trabalho. O selo reconhece empresas que já possuem práticas inclusivas para profissionais 50+ (50 anos ou mais) e que assumem compromisso público com a valorização da diversidade etária e o combate ao etarismo.
Com a certificação Age Friendly Employer, a Volkswagen do Brasil se posiciona como referência na criação de um ambiente de trabalho inclusivo, preparado para diferentes gerações e alinhado às transformações demográficas e sociais da longevidade.
O Age Friendly Institute, com sede em Boston, nos Estados Unidos, é a instituição que criou e gerencia o selo Age Friendly Employer. A instituição atua globalmente promovendo iniciativas que ampliam a inclusão da população madura na sociedade e no mercado de trabalho, certificando empresas que assumem práticas reconhecidas internacionalmente.
Natal Salvador 2025
A Prefeitura de Salvador vai anunciar, brevemente, todos os detalhes do Natal Salvador 2025. A apresentação reunirá as pastas envolvidas na organização do evento, considerado pelo município como o maior Natal popular do mundo.
Durante o encontro, serão divulgadas a programação completa de atrações e as ações planejadas para o Centro Histórico, que volta a concentrar grande parte das atividades natalinas.
A prefeitura também vai detalhar como será a operação integrada voltada para infraestrutura, segurança, mobilidade e serviços destinados ao público local e aos turistas.
O anúncio envolverá ainda informações sobre o esquema montado para garantir o funcionamento do circuito natalino, incluindo intervenções previstas para facilitar o acesso, reforço no ordenamento urbano e estratégias de monitoramento ao longo de todo o período festivo.
“Asas da Diversidade”
Em compromisso com a diversidade e a inclusão na aviação, a Embraer realizará nesta terça-feira (25), o evento “Asas da Diversidade”, dedicado especialmente a pessoas com deficiência (PCDs).
O encontro gratuito abordará temas como empregabilidade, desenvolvimento de carreira, saúde e bem-estar, além de apresentar os bastidores do desenvolvimento de aeronaves mais acessíveis.
O evento acontecerá no hotel Nacional Inn, entre 16h e 20h. A programação inclui palestras, rodas de conversa, análise de currículos, entrevistas com recrutadores da Embraer e sorteios de brindes e vagas para visita à sede da empresa.
Entre as atrações, os participantes poderão experimentar um simulador que reproduz a experiência dos pilotos em uma das aeronaves comerciais da Embraer, além de óculos de realidade virtual para um voo simulado no eVTOL em desenvolvimento pela Eve.
Em sintonia com a preocupação da empresa com o bem-estar, haverá também um consultório móvel para atendimentos odontológicos iniciais, reforçando a importância da saúde integral para a qualidade de vida e empregabilidade.
As atividades serão conduzidas por colaboradores do Grupo Embraer e especialistas do mercado.
Agora Tem Especialistas
Dois meses após a chegada dos primeiros 322 novos médicos do programa Agora Tem Especialistas, que já estão atendendo os pacientes do SUS em 156 municípios brasileiros de todas as regiões do país, o Ministério da Saúde anuncia a seleção de mais 374 profissionais.
Eles poderão atuar em outras 173 cidades em regiões de desassistência, de escassez ou com maior demanda por atendimento de saúde especializado depois de garantirem suas vagas. Para isso, devem confirmar suas participações no Sistema de Gerenciamento de Programas (SGP), da pasta, e se apresentarem no município de alocação até a próxima sexta-feira (28).
A formação e o provimento de mais profissionais especialistas na rede pública de saúde integram uma série de ações do programa Agora Tem Especialistas para reduzir o tempo de espera no SUS por consultas, exames e cirurgias.
250 mil cartinhas
A Campanha Papai Noel dos Correios, maior iniciativa solidária do país, está de volta e também ocorre na Bahia. Em sua 36ª edição, a ação mobiliza madrinhas e padrinhos para transformar pedidos simples em presentes reais para crianças em situação de vulnerabilidade social e pessoas com deficiência.
Este ano, mais de 250 mil cartinhas foram disponibilizadas em todo o Brasil, e quase 107 mil já foram adotadas. Podem participar crianças matriculadas em escolas públicas até o 5º ano, instituições parceiras como creches e abrigos, além de crianças da sociedade de até 10 anos e PcDs de qualquer idade.
A adoção pode ser feita presencialmente ou pelo Blog do Noel, onde também é possível consultar os prazos por estado. Na Bahia, a campanha segue até 19 de dezembro.
A entrega dos presentes deve ser feita presencialmente, sempre identificada com os dados da cartinha adotada. Quem preferir pode doar sem escolher uma carta – basta deixar o presente em uma das agências participantes.
Entre os pedidos mais frequentes estão bolas, bonecas, carrinhos, mochilas, material escolar, kits de maquiagem e pelúcias.
Violência doméstica
Cerca de 3,7 milhões de mulheres brasileiras viveram um ou mais episódios de violência doméstica nos últimos 12 meses, segundo pesquisa de abrangência nacional.
Destas, cerca de 71% foram agredidas na presença de outras pessoas, e em 70% destes casos de agressão com testemunhas havia criança no ambiente, correspondendo a 1,94 milhões de agressões testemunhadas por menores. A pesquisa aferiu que, em 40% das situações com testemunhas, a vítima não recebeu ajuda.
Os dados atualizam o Mapa Nacional da Violência de Gênero, plataforma mantida pelo Observatório da Mulher contra a Violência (OMV) do Senado Federal, pelo Instituto Natura e pela organização Gênero e Número, que integra dados e análises sobre o tema para fomentar políticas públicas de enfrentamento às diferentes formas de violência de gênero.
A situação de violência é, para 58% das entrevistadas, recorrente, ocorrendo há mais de um ano, o que indica, segundo a análise dos dados, "a persistência do ciclo de agressões e a dificuldade de rompimento desses vínculos", causadas ou agravadas pela dependência econômica e pela ausência de redes de apoio.