14/11/2025 06h29
Foto: Divulgação
Ato em memória às vítimas de trânsito
Nesta sexta-feira (14), às 10h, será realizado no Dique do Tororó um ato simbólico em homenagem às vítimas de sinistros de trânsito, no Monumento em Memória às Vítimas de Trânsito de Salvador.
O evento marca o Dia Mundial em Memória às Vítimas do Trânsito, data reconhecida pela ONU e celebrada em diversos países como um momento de reflexão e compromisso pela preservação de vidas. Durante a programação, será apresentado o Painel da Memória 2024, que registra simbolicamente as pessoas que perderam a vida no trânsito da capital no último ano.
A cerimônia contará ainda com a homenagem de 148 rosas brancas, representando cada vida perdida em 2024, e com a apresentação do Relatório Anual de Segurança Viária de 2024, que traz dados consolidados e o balanço preliminar de 2025 (janeiro a outubro).
A cerimônia é uma iniciativa conjunta da Fenasdetran, Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador), Iniciativa Bloomberg para a Segurança Viária Global (BIGRS), Associação Brasileira de Engenharia de Tráfego (ABCTrânsito), Comitê de Estudos e Ações para o Trânsito e Vida, Detran Bahia, Desal e do Comitê Vida no Trânsito (PVT).
Reforma Tributária
Já está disponível ao público no Portal da Reforma Tributária da Secretaria da Fazenda do Estado o Guia de Orientações para Impactos Administrativos da Reforma Tributária. Elaborado pelo Pré-Comitê Gestor do Imposto sobre Bens e Serviços (IBS), o guia prático reúne as primeiras 18 orientações para apoiar Estados, Municípios e Distrito Federal no processo de adaptação à nova legislação.
A publicação, lançada pelo Comsefaz (Comitê Nacional de Secretários de Fazenda, Finanças, Receita ou Tributação dos Estados e do Distrito Federal), em parceria com a Frente Nacional das Prefeitas e dos Prefeitos (FNP), traz orientações direcionadas às áreas institucional, operacional e de pessoal, assim como um glossário com as principais siglas e documentos de referência para consulta dos técnicos e gestores das administrações tributárias. O documento foi elaborado por 40 técnicos do Grupo de Trabalho 08 do Pré-Comitê Gestor do IBS.
Decoração de Natal
O Shopping da Bahia (SDB) deu início às comemorações natalinas com o tema “Natal Iluminado”. A inauguração da tradicional decoração marca o início das celebrações que este ano homenageiam os 50 anos do centro de compras, completados em dezembro.
A praça principal recebe uma grande árvore decorada nas cores vermelho e dourado, com iluminação em tom quente e passagem luminosa interna. O espaço também contará com um letreiro instagramável alusivo aos 50 anos do shopping e um parque infantil, com o tradicional trenzinho natalino.
O Presépio da Sagrada Família estará em uma bola gigante iluminada, instalada no 2º piso, em frente à loja Agromix.
Nesta sexta-feira (14), às 17h, o Papai Noel fará sua chegada ao shopping de forma inédita. Após o cortejo, o bom velhinho receberá as crianças na Praça Dorival Caymmi (2º piso) para fotos e pedidos.
Locação de patinetes elétricos
A região da Cidade Baixa, em Salvador, passará a contar com o serviço de locação de patinetes elétricos da JET a partir desta semana. Serão disponibilizados mais de 100 veículos para os usuários, ampliando a oferta do modal que já opera em outras áreas da capital.
O lançamento oficial da nova etapa do projeto, em parceria com a Prefeitura de Salvador, está marcado para esta sexta-feira (14), às 9h, em frente ao Terminal Marítimo da Ribeira.
Desde janeiro, Salvador já soma 150 mil usuários cadastrados no serviço, com 59 mil viagens realizadas apenas em outubro — o maior número dos últimos seis meses. A empresa também mantém a Escola de Direção Segura, com atividades semanais de conscientização sobre as regras de trânsito.
As aulas gratuitas acontecem às sextas e sábados, das 8h às 17h, no Farol da Barra, e aos domingos, das 10h às 14h, na Avenida Magalhães Neto. A frota da JET na capital conta atualmente com 938 patinetes, todos equipados com GPS, sistema de freios, campainha, sinalização noturna e placa de identificação.
Festival da Cerâmica
Entre esta sexta-feira (14) e 16 de novembro, o distrito de Maragogipinho, em Aratuípe, na Bahia, será palco da terceira edição do Festival da Cerâmica, que contará com feiras de artesanato e gastronomia, visitas guiadas às olarias centenárias e atrações musicais como Olodum, Escandurras e Jorge Vercillo. Com o tema “A Força da Mulher no Artesanato de Maragogipinho”, o evento homenageia as mulheres que, com criatividade, dedicação e resiliência, preservam e inovam uma das tradições mais importantes do Recôncavo Baiano.
O Festival da Cerâmica é realizado pelo Governo da Bahia, por meio da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) e da Coordenação de Fomento ao Artesanato (CFA), em parceria com a prefeitura de Aratuípe e o Turismo da Bahia, com execução do Instituto Convida, Instituto Curupira e o Instituto Brasileiro do Desenvolvimento do Esporte e Cultura (IBDE).
Curso de Gastronomia e Alimentação
A Fundação Cargill está com inscrições abertas para 40 bolsas integrais no curso de Gastronomia e Alimentação, em parceria com o Senai de Barreiras, no Oeste da Bahia. A iniciativa faz parte do Programa Raízes da Transformação, criado para promover o desenvolvimento de comunidades por meio da capacitação profissional, do empreendedorismo e do combate ao desperdício de alimentos. A aula inaugural está prevista para o dia 12 de janeiro.
Os interessados podem se inscrever até 18 de novembro, por meio do edital e formulário disponíveis neste link. O curso é totalmente gratuito e voltado a moradores de Barreiras que desejam atuar no setor gastronômico, seja como nano, micro ou pequenos empreendedores, ou mesmo para quem pretende iniciar uma nova carreira na área de alimentação.
O curso, com duração aproximada de quatro meses, será realizado de forma presencial, com mais de 100 horas de carga horária divididas em três módulos: Gestão de Negócios na Gastronomia, Alimentação Segura e Sustentável e Aulas Práticas de Cozinha.
Para participar, é necessário ter ensino fundamental completo e idade mínima de 18 anos. Os alunos receberão kit didático e camisetas personalizadas, além de certificado reconhecido pelo Senai.
Destinos mais procurados para o fim de ano
Com o fim do ano se aproximando, muitos brasileiros começam a pensar em como aproveitar as férias coletivas, o recesso escolar ou simplesmente o merecido descanso. E, segundo um novo levantamento do Kayak, buscador de viagens com mais de 10 anos de atuação no Brasil, a disposição para viajar neste fim de 2025 está em alta.
De acordo com o relatório “Check-in para sua Viagem: Natal e Ano Novo 2025”, a busca por voos entre os feriados de Natal e Ano Novo cresceu 16% em relação ao mesmo período de 2024. O estudo, baseado em pesquisas realizadas na plataforma entre janeiro e setembro deste ano, considera viagens programadas entre 20 de dezembro de 2025 e 10 de janeiro de 2026.
O relatório detalha os destinos mais buscados, os dias com passagens mais baratas e outras informações que ajudam os viajantes a planejar a semana de festas ideal, com base em dados atualizados.
Passar o Réveillon no Nordeste segue sendo o grande desejo nacional. A região domina o ranking do KAYAK com as três primeiras posições da lista de destinos mais buscados para o período: Recife, Salvador e Maceió. Outras cidades nordestinas também aparecem no top 10, como Fortaleza, Porto Seguro, João Pessoa e Natal, confirmando a força turística da região nas festas de fim de ano.
Cardápio da COP30 destaca produtos da agricultura familiar da Bahia
A Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), que acontece até 21 de novembro de 2025, em Belém do Pará, conta com produtos da agricultura familiar da Bahia no cardápio servido a líderes e delegações de diversos países. Os alimentos são provenientes de empreendimentos que adotam práticas sustentáveis, compromisso social e respeito ao meio ambiente.
Entre os participantes está a FrigBahia, frigorífico especializado na produção e comercialização de carnes especiais de cordeiros e cabritos, do município de Pintadas. A cooperativa enviou para a COP30 mais de cinco toneladas de cortes especiais de caprinos e ovinos da marca Fino Sertão, produzidos por agricultores e agricultoras do Semiárido baiano.
Outro destaque é a Cooperativa Agropecuária Mista Regional de Irecê (Copirecê), que enviou para Belém 500 kg de macarrão e 1.350 kg de flocão de milho não transgênico, utilizados nas refeições da conferência e também disponíveis para comercialização.
A Cooperativa Agropecuária Familiar de Canudos, Uauá e Curaçá (Coopercuc), do Sertão do São Francisco, participa com produtos elaborados a partir de frutas nativas da Caatinga, como geleias e doces de umbu e maracujá-da-caatinga, doces em massa e de corte, cerveja artesanal de umbu e kits temáticos com produtos regionais.
Também estão presentes, a Coopaita com frutas desidratadas e liofilizadas; a Cooperparaiso, com sucos de uva naturais; a Natucoa e a Bahia Cacau, com chocolates finos de origem; a Coomafes, com chips de banana; a Coopersabor, com produtos de licuri, como balinhas, biscoitos e cervejas; a Cooperlad, com doces e geleias de cajá; e a Abaíra, com suas premiadas cachaças artesanais.