10/11/2025 06h25
Foto: Betto Jr - secom PMS
Começa 4ª edição do Festival Salvador Capital Afro
A 4ª edição do Festival Salvador Capital Afro, uma plataforma consolidada de valorização da cultura afro-brasileira, economia criativa e empreendedorismo negro, começa nesta segunda-feira (10). Este ano, além do evento principal, na Praça Maria Felipa, no Comércio, haverá uma programação descentralizada, com atividades formativas, criativas e artísticas em diversos bairros periféricos da capital baiana.
O primeiro bairro a receber o evento será o Candeal, nesta segunda-feira (10), com uma programação que reflete a potência criativa, a economia afroempreendedora e as expressões culturais locais. As atividades acontecerão em diferentes espaços do bairro, como a Pracatum, a Barbearia, a Boca e a Praça das Artes, reafirmando a comunidade como um dos polos mais vibrantes da cultura afro-soteropolitana.
Com o tema “Territórios em Rede, Raízes em Movimento”, a programação do Salvador Capital Afro inclui painéis, oficinas, rodas de conversa, feiras afrocriativas, laboratórios e apresentações artísticas, além de um circuito de atividades em comunidades como Candeal, Ilha de Maré, Liberdade, Nordeste de Amaralina, Itapuã, Ribeira e Cajazeiras.
Soluções inovadoras em IA
A Procuradoria Geral do Estado da Bahia (PGE-BA) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb) lançaram um edital inédito voltado ao desenvolvimento de soluções inovadoras em Inteligência Artificial (IA) para a administração pública. A iniciativa prevê investimento total de R$ 6 milhões em subvenção econômica.
O edital, intitulado “Soluções de Sistemas Inteligentes para a Administração Estadual”, é resultado da parceria entre PGE-BA, Fapesb e Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), e tem como objetivo impulsionar o uso da IA para aprimorar a gestão pública e os serviços prestados à sociedade.
A proposta prevê o desenvolvimento de duas ferramentas baseadas em IA generativa: o TIA (Tecnologia Inteligente em Assessoria Jurídica) e o TIA PROC (Tecnologia Inteligente em Assessoria ao Procurador).
Multilog é certificada pelo Prêmio Ser Humano 2025
A Multilog, uma das maiores operadoras de logística integrada do País, foi a vencedora do Prêmio Ser Humano 2025 nas categorias "ESG" e "Excelência Organizacional", promovido pela Associação Brasileira de Recursos Humanos de Santa Catarina (ABRH-SC). Em sua 15ª edição, o prêmio destaca as ações inovadoras e as práticas de gestão de pessoas que contribuem para a construção de ambientes de trabalho mais humanos, sustentáveis e alinhados com a transformação social. A cerimônia de premiação aconteceu nesta quinta-feira (6/11), em Joinville (SC).
Na categoria "ESG", a Multilog foi reconhecida pelo projeto "Conectando Propósitos: O impacto social da Multilog". A iniciativa ratifica o compromisso da empresa com a responsabilidade ambiental, social e de governança. Por meio de Investimento Social Privado, a Multilog direciona recursos de forma planejada e estratégica para projetos alinhados aos seus eixos prioritários: educação, redução de desigualdades, saúde, conservação ambiental e cultura. Em 2024, foram destinados cerca de R$ 4,9 milhões, valor 48% maior do que o aportado no ano anterior.
III Fórum Bahia–China
As inscrições para o III Fórum Bahia–China já estão abertas e podem ser realizadas gratuitamente no site forumbahiachina.sei.ba.gov.br. O evento vai acontecer no dia 25 de novembro de 2025, no Hotel Deville, em Salvador, reunindo autoridades, pesquisadores e representantes do setor produtivo do Brasil e da China.
Promovido pelo Governo da Bahia, por meio da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e apoio institucional do Consulado da República Popular da China no Rio de Janeiro, o fórum consolida a Bahia como polo estratégico da cooperação sino-brasileira, com foco em inovação, sustentabilidade e industrialização verde e digital.
Entre os nomes já confirmados estão Wang Dong (PNUD China), Yao Zhigang (CGN Brasil), Leonardo Xu (Oitante Energia), Liang Xuan (Goldwind América do Sul), Jin Yongshi (Sul Americana de Metais), Binson Yang (Hikvision Brasil), Huang Yehua (CNOOC Petroleum Brasil), Shao Chaofeng (Universidade Nankai), Lin Li (Concessão do Sistema Rodoviário da Ponte Salvador Itaparica JSC), Felipe Peleteiro (BYD Brasil), além de representantes do setor produtivo da Bahia e autoridades.
Acompanhe a programação e faça sua inscrição: clique aqui.
Música instrumental
O acordeonista e compositor Toninho Ferragutti, considerado um dos grandes nomes da música instrumental brasileira, com três indicações ao Grammy Latino, vai desembarcar na capital baiana para um concerto especial ao lado do Quinteto da Paraíba. A apresentação está marcada para o dia 13 de novembro, às 20h, no Teatro do Sesc Casa do Comércio. A entrada é gratuita.
No espetáculo, Ferragutti reencontra o renomado grupo de câmara paraibano, exatamente 20 anos após o lançamento do álbum Nem Sol Nem Lua, primeiro registro do artista ao lado do quinteto. A apresentação reúne composições marcantes de sua trajetória, incluindo também faixas dos álbuns “O Sorriso da Manu” e “De Sol a Sol”.
Planserv
O Governo da Bahia apresentou uma proposta de atualização das contribuições do Planserv, plano de assistência à saúde dos servidores públicos estaduais. A medida tem como objetivo garantir o equilíbrio financeiro, preservar a cobertura assistencial e proteger as faixas de menor renda, em um modelo que reafirma o caráter solidário e coletivo do plano.
Segundo a Secretaria da Administração (Saeb), o novo modelo não altera a cobertura atual, os direitos dos beneficiários ou a rede credenciada, mas busca assegurar a continuidade e o fortalecimento do serviço a longo prazo.
Com 1.500 prestadores credenciados em toda a Bahia, o Planserv realiza mais de 11 milhões de exames por ano, além de consultas, cirurgias e outros procedimentos. O plano tem ampliado sua presença fora da capital, fortalecendo a interiorização da assistência e a integração entre unidades regionais.