07/11/2025 06h29
Foto: Divulgação
Salvador ganha escola de paraquedismo
Salvador ganha nova atração turística com o início das operações da Skydive Bahia, escola de paraquedismo do grupo SKC, que possui mais de 20 anos de experiência no mercado brasileiro. A partir desta sexta-feira (7), turistas e moradores poderão realizar saltos duplos com vista panorâmica do litoral soteropolitano, em uma iniciativa que fortalece o turismo de aventura no estado.
Os voos terão sobrevoo por regiões icônicas da cidade e pouso diretamente na areia da orla de Salvador, na Praia de Patamares, próximo às quadras de beach tennis. A novidade amplia o portfólio de experiências turísticas oferecidas na capital baiana e marca a chegada do paraquedismo profissional ao município.
As atividades em Salvador ocorrerão em datas pré-definidas, geralmente de quinta a domingo, no período da manhã entre 6h e 8h. Os participantes deverão se apresentar no terminal executivo do Aeroporto de Salvador após agendamento prévio.
O projeto tem apoio da Prefeitura de Salvador e está alinhado às ações de revitalização da nova orla. Mais informações e para agendamentos: (71) 99943-3125 (WhatsApp) e @skydivebahiaparaquedismo.
Manutenção de aeronaves
A Embraer iniciou as inscrições para um curso gratuito de formação de mecânicos e mecânicas de manutenção de aeronaves, com 35 vagas voltadas a moradores de Sorocaba/SP e região. A capacitação busca preparar novos profissionais para o setor aeroespacial e reforçar a presença de mão de obra técnica qualificada.
O programa é gratuito em todas as etapas e inclui formação completa até a certificação junto à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Do total de vagas, doze estão reservadas para mulheres e pessoas pretas ou pardas, como parte de ações voltadas à diversidade e inclusão.
As inscrições estão abertas até 16 de novembro. Os primeiros inscritos terão prioridade no processo seletivo.
“Elas (En) Cena”
A mostra “Elas (En) Cena”, uma realização da Bole Bole Produções, celebra a potência da criação feminina no teatro baiano contemporâneo, reunindo três espetáculos de diferentes estilos, gerações e territórios que, em comum, refletem sobre identidade, ancestralidade, justiça social e o poder transformador da arte feita por mulheres. Realizada no Teatro Módulo, em Salvador, desta sexta-feira (7) a domingo (9), a iniciativa reafirma o compromisso da arte com a equidade, a representatividade e a transformação social.
Idealizada, produzida e realizada majoritariamente por mulheres, a mostra propõe um espaço de reflexão, afeto e resistência, onde a experiência de ser mulher ganha múltiplas vozes e linguagens. Ao valorizar trajetórias diversas e a pluralidade de narrativas femininas, amplia o debate sobre o papel da mulher na cultura, na política e na sociedade, conectando artistas e públicos em torno da criação e da escuta.
Durante os três dias da mostra, o público poderá conferir os espetáculos “Inferno”, “Santana” e “Meninas Contam a Independência”, seguidos de bate-papos mediados pela atriz Cássia Valle, que conduzirá uma conversa sobre “o valor e a potência do trabalho feminino na produção artístico-cultural baiana e brasileira”.
A mostra “Elas (En) Cena” tem patrocínio Companhia de Gás da Bahia – Bahiagás e do Governo do Estado da Bahia.
Bracell conquista Prêmio Eco 2025
Com uma abordagem inovadora no setor de celulose no Brasil, o Compromisso Um-Para-Um da Bracell, empresa líder global na produção de celulose solúvel, é um dos vencedores do Prêmio Eco 2025, concedido pela Amcham Brasil (Câmara Americana de Comércio).
Lançado em 2022, o Compromisso Um-Para-Um estabelece um princípio simples e transformador: para cada 1 hectare de eucalipto plantado, a Bracell se compromete a apoiar a conservação de 1 hectare de vegetação nativa. Ou seja, cada avanço na produção é acompanhado por um passo igual na conservação, mantendo produção e proteção ambiental em equilíbrio em nossa operação.
O Prêmio ECO existe há mais de 40 anos e é um dos mais importantes reconhecimentos em sustentabilidade corporativa do país. Nesta edição, a premiação contou com 147 projetos inscritos de 120 empresas. A Bracell recebe a premiação com o Compromisso Um-Para-Um, na categoria “Práticas de Sustentabilidade em Processos”. O reconhecimento reforça o papel do projeto como modelo inovador de governança ambiental e impacto positivo em larga escala.
“Auto da Compadecida”
A montagem soteropolitana do clássico “Auto da Compadecida”, de Ariano Suassuna, encerra seu terceiro ano consecutivo em cartaz neste fim de semana, com duas apresentações no Teatro FARESI (antigo Teatro Isba), em Salvador. As sessões acontecem nesta sexta-feira (7), às 20h, e no domingo (9), às 19h.
Criada pelo Centro Cultural Ensaio e dirigida por Fábio Tavares, a produção já passou por onze temporadas em diferentes espaços culturais da cidade, como o Largo Tereza Batista, a Praça Pedro Arcanjo, o Teatro Jorge Amado e o próprio Faresi, onde encerra o ciclo deste ano.
A nova versão da peça traz uma leitura original da obra de Suassuna. O elenco, formado por Augusto Barbosa, Freitas Jr., Juliana Costa, Kaio Britto, Lara Bitencourt, Leo Santos, Lucas Teixeira, Samuel Ferreira e Thales Moreira, dá vida aos personagens que misturam humor, religiosidade e crítica social. A montagem preserva a essência do texto original, mas aposta em ritmo dinâmico, sátira e fantasia para dialogar com o público contemporâneo.
Plano do Pilar
A Prefeitura de Salvador apresentou o Plano do Pilar, projeto desenvolvido pela Fundação Mário Leal Ferreira (FMLF) em parceria com o Instituto Carlinhos Brown. O plano reúne diretrizes para requalificação urbana, fortalecimento da economia local, regularização fundiária e promoção da inclusão social na comunidade do Pilar, no bairro do Comércio, área integrante do Centro Histórico da capital.
A região reúne casarões centenários, ruas históricas, a Igreja do Pilar e o Trapiche Barnabé, mas enfrenta um cenário de deterioração urbana e vulnerabilidade social.
Hoje, o Pilar abriga 462 moradores, majoritariamente negros e com forte presença de mulheres como chefes de família. Muitos vivem em imóveis deteriorados, cortiços ou no Condomínio Nossa Senhora do Pilar, que enfrenta problemas estruturais. Embora cerca de 82% dos imóveis estejam ocupados, 28% encontram-se vazios ou em ruínas.
Entre as ações previstas, destaca-se o reaproveitamento de imóveis subutilizados ou em ruínas, dentro do programa PAC Cidades Históricas, para reassentar famílias em situação de risco e recuperar o patrimônio.
Feira Literária de Autoras Baianas
A literatura produzida por mulheres na Bahia ganhará destaque na 1ª edição da Feira Literária de Autoras Baianas – Marcas Contemporâneas, realizada desta sexta-feira (7) a domingo (9), no Goethe-Institut Salvador, no Corredor da Vitória. A programação inclui feira de livros, mesas de bate-papo, contações de histórias, oficinas, apresentações, sessões de autógrafos, lançamentos de livros, além de ações como slam poetry, leitura dramática e Café Literário. A entrada é gratuita.
Idealizado pela escritora Clarissa Macedo, o evento tem como objetivo dar visibilidade às autoras baianas, ampliar o alcance da produção literária feita por mulheres e promover um diálogo com as novas gerações de leitoras e leitores.
Entre as autoras confirmadas, estão Calila das Mercês, Yacunã Tuxá, Kátia Borges, Jovina Souza, Lorena Ribeiro e Edma de Góis, que irão compartilhar suas obras e experiências, contribuindo para o diálogo literário e cultural do evento. A programação completa será divulgada em breve.
Mutirão do Novembro Azul em Salvador
A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) realiza neste sábado (8), das 7h às 13h, um mutirão da campanha Novembro Azul em Salvador. A ação será voltada à prevenção e ao diagnóstico precoce do câncer de próstata, com atendimentos gratuitos mediante agendamento online.
O mutirão acontecerá em dois locais: no Hospital Geral Roberto Santos (HGRS), no Cabula, e no Centro Estadual de Oncologia (Cican), no Horto Florestal. Serão atendidos homens cis, mulheres trans e pessoas não binárias com 40 anos ou mais. Pacientes com resultados alterados nos exames serão encaminhados para acompanhamento na rede estadual.
No HGRS, serão ofertadas 2 mil vagas, metade para consultas médicas e metade para exames de Antígeno Prostático Específico (PSA), exame que permite identificar precocemente alterações na próstata. Já o Cican disponibilizará 100 vagas para consultas no dia 8 e 180 para exames de PSA, que ocorrerão ao longo do mês, sempre às segundas, quartas e sextas-feiras, com 15 atendimentos por dia.
Feirão ‘Minha Casa Minha Vida’
A 2ª edição do Feirão ‘Minha Casa Minha Vida’ acontece entre esta sexta-feira (7) e domingo (9), das 9h às 22h, no Shopping da Bahia. O evento reúne diversas construtoras e disponibiliza condições de financiamento e parcelas para mais de 3 imóveis a partir de R$399.
Até às 22h, as famílias poderão conhecer as novas condições do financiamento habitacional, com benefícios como: taxas reduzidas; subsídios de até R$ 55 mil; entrada facilitada com uso do FGTS; aprovação de crédito na hora e simulações personalizadas com correspondentes oficiais.
As soluções habitacionais estão distribuídas em regiões como Avenida Paralela, Itapuã e região, Piatã, Mussurunga, Pirajá, Pau da Lima, Cajazeiras, Paralela, Sussuarana, São Rafael, além de Lauro de Freitas e Camaçari. Os imóveis oferecidos serão casas e apartamentos com 1 e 2 quartos, varanda, suíte e lazer completo em condomínios acessíveis.
O programa disponibiliza apartamentos, casas e lotes, todos integralmente pelo Minha Casa Minha Vida. Recebendo seis grandes construtoras do Brasil no segmento econômico, o Feirão retorna à parceria com a Tenda, MRV, Sertenge, Direcional, Pejota, além da construtora Santana – estreante da edição.
Ligações falsas sobre a Prova de Vida
O INSS alerta para ligações falsas sobre a Prova de Vida. Criminosos se passam pela Central 135 e instruem a pessoa a digitar “1” ou “2” para confirmar dados ou manter o benefício ativo. É golpe!
O INSS não realiza Prova de Vida por telefone ou mensagem de texto e não solicita dados pessoais, senhas ou transferências de dinheiro.
Atualmente, a Prova de Vida é feita de forma automática e segura, com base no cruzamento de dados oficiais do Governo Federal. A maioria dos aposentados e pensionistas não precisa fazer nada para comprovar que está vivo e continuar recebendo seu benefício.
Apenas os segurados que não foram identificados por esse cruzamento de dados precisam realizar o procedimento. Essas pessoas são notificadas exclusivamente por meio de aviso no extrato bancário. O INSS já notificou cerca de 4 milhões de beneficiários que precisam regularizar a situação em até 30 dias.
Verifique em seu extrato bancário se você foi notificado. Em caso afirmativo, faça a regularização de uma das seguintes formas: Pelo Meu INSS: acesse o site ou aplicativo, faça login e siga as instruções. Se solicitado, realize o reconhecimento facial; Pelo banco: alguns bancos permitem fazer a Prova de Vida pelo aplicativo ou site da instituição.