06/11/2025 06h28
Foto: Divulgação
Hospital do Homem de Salvador realiza Novembro Azul
O Hospital Municipal do Homem (HMH), em Monte Serrat, realiza uma programação especial em alusão ao Novembro Azul, campanha dedicada à prevenção e aos cuidados com a saúde masculina.
A unidade, mantida pela Prefeitura de Salvador e administrada pelas Obras Sociais Irmã Dulce (Osid), preparou atividades voltadas à promoção do bem-estar e ao acompanhamento médico especializado.
A programação inclui a oferta de 100 exames de ultrassonografia, de próstata, abdome total e vias urinárias, no dia 8 de novembro, e 350 consultas de urologia no dia 9, com agendamento prévio pelo Sistema Vida, da Secretaria Municipal da Saúde (SMS).
Também estão previstas apresentações da Banda de Música da Guarda Municipal, com o tema “Música Transforma Vidas”, e a visita do projeto Cão Terapia, que promove interação e acolhimento aos pacientes.
Além das ações voltadas à campanha, o hospital realiza no mesmo dia 8 uma triagem especial para cirurgias eletivas, voltada a homens e mulheres entre 18 e 70 anos. Serão disponibilizadas 200 vagas, por ordem de chegada, a partir das 7h. A iniciativa contempla pacientes com indicação para procedimentos como histerectomia, colecistectomia por vídeo e correção de hérnias.
186 vagas para pilotos
A Azul e sua unidade regional Azul Conecta abrirão 186 vagas para pilotos. Destes, 160 profissionais integrarão a Azul e 26 atuarão na Azul Conecta, considerada porta de entrada para pilotos que desejam construir carreira no grupo.
O processo seletivo contará com várias etapas de avaliação, oferecendo oportunidades para pilotos de diferentes níveis de experiência e interessados em ascender na carreira. Atualmente, a Azul opera modelos Airbus A330, A320/321, Embraer 195 e ATR, enquanto a Azul Conecta utiliza os Cessna Grand Caravan, sendo a maior operadora mundial do modelo em horas voadas, e o Pilatus PC-12.
Com melhorias operacionais implementadas em 2025, a companhia inicia um novo ciclo de expansão, que viabilizará mais contratações e geração de empregos. Além dos pilotos, serão abertas vagas para comissários de bordo em todo o país.
As inscrições para as vagas serão abertas em breve no site oficial da Azul.
Carreira profissional de nível superior
A Caixa Econômica Federal lança, nesta sexta-feira (7), concurso público para cargos da carreira profissional de nível superior. O concurso será realizado pela Fundação Cesgranrio e as provas serão aplicadas no dia 1º de fevereiro de 2026. Ao todo, serão ofertadas 184 vagas, distribuídas da seguinte forma:
Arquiteto: 36 vagas, Engenheiro Civil: 103 vagas, Engenheiro de Segurança: 3 vagas, Engenheiro Elétrico: 13 vagas, Engenheiro Mecânico: 5 vagas, e Médico do Trabalho: 24 vagas.
A Caixa vai destinar o percentual de 5% do total de vagas aos candidatos pessoas com deficiência, 25% aos candidatos pessoas negras, 3% aos candidatos pessoas indígenas e 2% aos candidatos pessoas quilombolas.
Após a publicação do edital, as inscrições poderão ser feitas por meio do site da Cesgranrio.
Mais informações podem ser obtidas na página Trabalhe na Caixa.
Feira da Fraternidade
Reggae, samba, axé music, forró e outros ritmos darão o tom das apresentações musicais da tradicional Feira da Fraternidade, que acontece de desta quinta-feira (6) a domingo (9), na Praça do Campo Grande, em Salvador.
Em sua 44ª edição, o evento arrecada fundos para as obras sociais da Paróquia Nossa Senhora da Vitória e reúne cerca de mil voluntários em quatro dias de programação voltada para todas as idades e gostos.
Entre os destaques deste ano estão Filhos de Jorge, com participação especial de Buja Ferreira (Timbalada); o forrozeiro Adelmario Coelho; o cantor Alexandre Peixe; Estakazero, com o show “Colher das Antigas”; além de Adão Negro, Negra Cor e outras atrações.
A ação beneficente contará ainda com uma ampla variedade gastronômica da culinária nacional e internacional, incluindo pratos das cozinhas alemã, americana, italiana, francesa, espanhola, mexicana, oriental e gaúcha, além das guloseimas e lanches saudáveis da Barraca Tropical.
Festival Nosso Futuro Brasil–França
O Festival Cinemas do Futuro será realizado desta quinta-feira (6) a domingo (9), na Sala de Cinema Walter da Silveira e na Sala de Arte Cinema da Ufba, em Salvador. Integrando o Festival Nosso Futuro Brasil–França: Diálogos com África, o evento exibirá 24 filmes e promoverá duas mesas redondas com especialistas convidados. A entrada é gratuita.
O ciclo é baseado no catálogo da Cinémathèque Afrique, do Institut Français, um dos maiores acervos de filmes realizados por cineastas do continente africano e suas diásporas. Esta é a primeira vez que o evento acontece fora da África, unindo o Brasil a outras sociedades afrodescendentes.
O objetivo é ampliar o diálogo com o mundo atlântico, refletindo a riqueza e a pluralidade cultural dos cinemas africanos – especialmente das cidades, espaço onde emergem dinâmicas culturais complexas e pulsantes.
O festival é uma realização do Institut Français e da Cinemateca da Embaixada da França no Brasil, com parcerias institucionais do Governo do Estado da Bahia, por meio da Secretaria de Cultura, da Universidade Federal da Bahia (Ufba), do Cinema Saladearte, e apoio da Prefeitura de Salvador e da Aliança Francesa de Salvador.
Mensalidade atrasada
Um em cada 11 estudantes de universidades particulares do país está com a mensalidade atrasada há mais de 90 dias. É o que revela a Pesquisa de Inadimplência no Ensino Superior Privado do Instituto Semesp, realizada em parceria com a Principia.
O levantamento realizado junto a 293 instituições de ensino superior – 42,5% dos alunos matriculados do Brasil – mostra que a taxa de inadimplência dos estudantes das universidades particulares alcançou 8,73% no primeiro semestre de 2025.
Apesar de ainda ser considerada elevada, a taxa dos primeiros seis meses do ano representa uma queda de 1,9% em comparação ao mesmo período de 2024. O atual patamar é o mais baixo desde 2023.
O maior índice de inadimplência está nas instituições de pequeno porte – até 3 mil alunos. Nelas, os atrasos nos pagamentos das mensalidades chegam a 12,7% dos alunos. Entre as escolas de porte médio – entre 3 mil e 10 mil alunos – a inadimplência é de 8,64%. Já nas universidades de grande porte – acima de 10 mil alunos – o índice é de 8,5%.
Três fatores lideram os motivos que levam os estudantes a deixar de pagar as mensalidades. Com 62,8% aparece a perda de emprego ou redução da renda do estudante. Em segundo lugar está a falta de planejamento financeiro, com 58,1% entre as razões mencionadas. Fechando o pódio surge o aumento das despesas familiares, com 44,2% das menções.
Trilha Náutica
A Prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria Especial do Mar (Semar) e da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda (Semdec), lançaram mais um curso da Trilha Náutica, o projeto que vai capacitar gratuitamente quem quer atuar no setor náutico e na economia azul.
Em parceria com o Senai, o curso para Operador de Logística Portuária busca fortalecer as vendas de produtos do mar, qualificando os participantes nas áreas de armazenamento, transporte e refrigeração de pescado e seus derivados.
A apresentação do curso ocorreu durante encontro na Escola Municipal Machado de Assis, no fim de linha de São João do Cabrito, onde foi realizado um cadastro de interessados em participar da formação. No total, foram oferecidas 50 vagas, divididas em duas turmas.
O público-alvo é formado por moradores da região de Plataforma, conhecida pelas atividades do mar, que alavancam economicamente a área. O programa será executado pelo Senai Dendezeiros.
Oportunidade para financiar estudos
Os candidatos que aguardavam uma oportunidade para financiar seus estudos no ensino superior já podem consultar a lista de espera do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) referente ao segundo semestre de 2025. O resultado, com a ordem de classificação, foi divulgado pelo Ministério da Educação (MEC), e está disponível no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, na área destinada ao programa.
A relação contempla os pré-selecionados para as vagas remanescentes, que correspondem às oportunidades de financiamento não preenchidas durante as etapas regulares do processo seletivo. Nesta edição, o MEC ofertou mais de 58 mil vagas, distribuídas em 10.319 cursos e turnos de graduação, em 690 instituições privadas de ensino superior em todo o país.
De acordo com o MEC, a classificação dos candidatos seguiu a ordem decrescente das notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Agenda Cidade Unicef
O Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) lançou nova edição da Agenda Cidade Unicef para orientar ações de proteção a crianças e adolescentes em favelas, periferias e outros territórios vulneráveis de oito capitais brasileiras: Belém, Fortaleza, Manaus, Recife, Rio de Janeiro, Salvador, São Luís e São Paulo.
Nessas cidades, mais de 2.200 crianças e adolescentes foram vítimas de mortes violentas entre 2021 e 2023 e aproximadamente 14.200 sofreram alguma forma de violência sexual, conforme dados do próprio Unicef e do Fórum Brasileiro de Segurança Pública.
As ações são pensadas de acordo com a realidades local, mas o Unicef também organiza espaços para a troca de experiências entre as cidades participantes. As intervenções estão estruturadas em cinco eixos integrados:
Educação de qualidade, Inclusão produtiva, Serviços de proteção, Saúde integral e bem-estar, Voz ativa na construção de soluções.
Nova concessionária em Salvador
A cidade de Salvador ganha, nesta quinta-feira (6), uma nova concessionária Honda ADTSA, localizada na Avenida Tancredo Neves, em frente ao Salvador Shopping. A unidade deve gerar cerca de 70 empregos diretos e indiretos, envolvendo equipes de vendas, pós-vendas, administração e serviços terceirizados.
Com 3.900 m² de área construída, a nova Honda ADTSA foi projetada dentro dos mais recentes padrões da marca japonesa. O espaço adota um conceito arquitetônico inovador, com foco em eficiência energética e experiência do cliente.
A concessionária contará com showroom de vendas, oficina com 10 boxes de serviço, áreas integradas e lounges de convivência, estações de atendimento digital e uma ampla área para entrega de veículos. A iluminação natural e o design funcional completam o projeto.
A meta inicial é comercializar entre 100 e 150 veículos por mês no primeiro ano de operação. A expectativa é receber cerca de 800 visitantes em novembro, entre clientes e convidados, com um fluxo médio diário de 30 a 40 atendimentos. Toda a equipe será treinada pela fábrica, garantindo o padrão de qualidade Honda.
Uniões conjugais
O número de uniões conjugais entre pessoas do mesmo sexo aumentou 728% no país no intervalo de 12 anos. No Censo 2010, foram contabilizadas 58 mil. Em 2022, já eram 480 mil. Essa diferença representa um crescimento de mais de oito vezes.
A constatação está no suplemento Nupcialidade e Família do Censo 2022, divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
No Censo 2010, as relações homoafetivas representavam 0,1% das unidades domésticas recenseadas. Já em 2022, passaram a representar 0,7%.
A contagem do IBGE aponta que, em 2022, 58% dos casais eram formados por mulheres; e 42%, por homens.
As 480 mil uniões conjugais se dividiam entre casamentos religiosos, civis e uniões consensuais, que incluem as uniões estáveis.
União estável e casamento têm o mesmo valor jurídico em termos de direito sucessório. Uma diferença é que a união estável não altera o estado civil, a pessoa continua solteira, divorciada, viúva, por exemplo.
O tipo de união homoafetiva mais comum é a consensual, reunindo 77,6% dos casais. Em seguida, figuram o casamento só civil (13,5%), civil e religioso (7,7%) e apenas religioso (1,2%).