14/10/2025 06h28
Foto Jefferson Peixoto - Secom PMS
Núcleo de Operação Assistida da Transalvador celebra 10 anos
O Núcleo de Operação Assistida (NOA), central de videomonitoramento da Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador), completa 10 anos de operação em 2025. O setor foi lançado em 2015 como uma moderna ferramenta de monitoramento e gestão do trânsito, capaz de orientar os profissionais da autarquia, ao permitir o acompanhamento em tempo real das operações de tráfego e fiscalização.
O Núcleo atua com cerca de 300 câmeras espalhadas por diversos pontos da cidade. Desde a sua criação, já foram realizados mais de 240 mil atendimentos, a maioria (53%) por estacionamento irregular.
Entre os serviços realizados neste período a partir do monitoramento, destaca-se a retirada de aproximadamente dois mil veículos abandonados e outros quatro mil quebrados em vias da cidade. Os veículos abandonados são levados para o pátio da Transalvador, na Avenida Barros Reis, enquanto os danificados são rebocados gratuitamente para um local seguro até o condutor aguardar um atendimento particular.
O NOA permite o registro e mensuração, com cruzamento de dados, de todas as ocorrências de trânsito, como acidentes e infrações, produzindo gráficos, painéis e indicadores, construindo cenários e expectativas que subsidiam o planejamento da Transalvador. A central de videomonitoramento também auxilia o órgão a selecionar os pontos da cidade nos quais as ações são mais necessárias e a melhor forma de atuação, indicando a quantidade de agentes e recursos que devem ser utilizados.
Campanha especial de solidariedade ajudará GACC
O Almacen Pepe iniciou uma campanha especial de solidariedade neste mês de outubro. A empresa vai doar 5% do faturamento com a venda de coxinhas em suas quatro unidades em Salvador — Horto Florestal, Alphaville, Pituba e Shopping Barra — ao Grupo de Apoio à Criança com Câncer (GACC), instituição que há 37 anos presta assistência a crianças e adolescentes em tratamento oncológico.
Além da doação, a marca promove uma ação interna de saúde voltada às cerca de 200 colaboradoras contratadas, com a oferta gratuita de exames de mamografia e densitometria óssea em uma clínica especializada de Salvador.
A coxinha, um dos produtos mais vendidos nas lojas, ganha ainda mais significado durante a ação.
Destinos turísticos
O Brasil reforça sua presença entre os principais destinos turísticos do planeta ao ser indicado em três categorias globais do World Travel Awards 2025, uma das premiações mais prestigiadas do setor. O país concorre aos títulos de “Melhor Destino de Cruzeiros do Mundo”, “Melhor Destino de Patrimônio Histórico do Mundo” e “Melhor Destino de Natureza do Mundo”, disputando o reconhecimento máximo com potências internacionais do turismo.
As indicações, que figuram na categoria “World’s Leading”, representam o mais alto patamar do prêmio e destacam a diversidade e a excelência dos atrativos brasileiros. A combinação de riqueza natural, patrimônio histórico e infraestrutura em expansão voltada ao turismo marítimo foi determinante para colocar o país novamente no radar global.
A votação — aberta a profissionais do setor, imprensa especializada e ao público em geral — acontece entre os dias 6 e 26 de outubro de 2025, no portal oficial do World Travel Awards. Segundo o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, a participação popular será fundamental para garantir mais esse reconhecimento internacional.
Marina Itajaí
Uma das maiores e mais modernas do país, a Marina Itajaí (SC), pela quinta vez consecutiva, conquista a certificação internacional Bandeira Azul, um dos reconhecimentos mais prestigiados de sustentabilidade no mundo. O certificado atesta o compromisso com práticas rigorosas de gestão ambiental, excelência na qualidade da água, segurança e educação ambiental.
Coordenado no país pelo Instituto Ambientes em Rede (IAR), o selo avalia 38 critérios, desde a preservação da biodiversidade marinha e segurança náutica até a gestão de resíduos.
O complexo náutico adota desde o início de suas operações tecnologias limpas e práticas eficientes. Detentora da certificação ISO 14001, a Marina Itajaí conta com Sistema de Gestão Ambiental (SGA) focado na melhoria contínua e no uso eficiente de recursos naturais.
"Talentos Raízen 2025 - Conexões que geram valor"
A Raízen abre inscrições para dois programas de estágio, como parte da campanha "Talentos Raízen 2025 - Conexões que geram valor", com um total de 120 vagas.
O Programa de Estágio Acelerar terá em torno de 30 vagas disponíveis para as cidades de São Paulo e Piracicaba. Já o Programa de Estágio terá em torno de 90 vagas, nos municípios de Andradina, Araraquara, Barra Bonita, Bocaina, Brotas, Caarapó, Colômbia, Goiânia, Guariba, Ibaté, Igarapava, Lagoa da Prata, Maracaí, Paraguaçu Paulista, Piracicaba, Rio Brilhante, Rio de Janeiro, São Paulo e Tarumã. Os interessados podem se candidatar até o dia 2 de novembro por meio deste link.
Entre os benefícios oferecidos aos estagiários estão bolsa-auxílio mensal de R$ 3 mil; recesso remunerado; auxílio-transporte ou fretado (valor varia de acordo com a localidade da vaga); plano de saúde e odontológico; seguro de vida; Wellhub (antigo Gympass); vale-refeição ou refeitório no local; e trilha de desenvolvimento.
Yangwang U9 Xtreme
A BYD anunciou que a primeira unidade do Yangwang U9 Xtreme — considerado o carro de produção mais rápido do mundo — foi vendida para o brasileiro Leo Sanchez, piloto e acionista da farmacêutica EMS. O superesportivo elétrico quebrou o recorde mundial de velocidade ao atingir 496,22 km/h no centro de testes ATP Automotive Testing Papenburg, na Alemanha.
Com produção global limitada a apenas 30 unidades — e somente uma delas destinada ao Brasil —, o modelo representa o auge da engenharia da marca chinesa. O U9 Xtreme traz uma plataforma atualizada com sistema elétrico de ultra-alta tensão de 1200V, bateria Blade de fosfato de ferro e lítio com taxa de descarga de 30C, quatro motores que operam a até 30 mil rpm e geram mais de 3 mil cavalos de potência, além de pneus semisslick e suspensão DiSus-X especialmente calibrada para altas velocidades.
Dez imóveis são leiloados na Bahia
Um leilão virtual está oferecendo dez imóveis localizados na Bahia, com lances iniciais a partir de R$ 67 mil. Os interessados podem se inscrever e apresentar suas propostas até o dia 14 de outubro.
Os bens leiloados pertencem ao banco Santander e o processo é organizado pela empresa Mega Leilões, especializada na realização de leilões judiciais e extrajudiciais. As propriedades estão distribuídas por oito municípios baianos, entre eles Salvador, Feira de Santana, Itabuna, São Gonçalo dos Campos, Serrinha, Luís Eduardo Magalhães e Poções, além de outras localidades ainda não especificadas no edital.
Para consultar as condições específicas de cada lote — endereço, metragem, estado de ocupação, encargos pendentes e outras cláusulas — o interessado deve acessar o site da Mega Leilões. Também é possível localizar imóveis em leilão no estado da Bahia por meio de catálogos especializados, como o “Leilão Imóvel”, que reúne ofertas de leilões judiciais e extrajudiciais.
No site da Mega Leilões, já aparece uma seção dedicada aos imóveis na Bahia, com exemplos de lotes abertos para lance.
Novos diretores tomam posse na PortosRio
A PortosRio deu posse a três novos diretores - Ricardo Ganem Leal, Francisco José de Sousa Diogo e Hideraldo Luis Aragão Mouta - fortalecendo sua governança corporativa e reafirmando o compromisso com a eficiência administrativa, a sustentabilidade dos negócios e a excelência nas operações portuárias. A eleição ocorreu durante reunião extraordinária do Conselho de Administração (Consad).
Ricardo Ganem é o novo diretor de Gestão Portuária. Até então Superintendente de Sustentabilidade do Negócio da PortosRio, é gestor público atualmente com atuação voltada para a gestão portuária e aquaviária, com ênfase em sustentabilidade. Também tem experiência em governança aplicada à remediação de passivos ambientais e fundiários junto aos portos da PortosRio.
Francisco Diogo assumiu como diretor Administrativo-Financeiro. Bacharel em Ciências da Computação, tem experiência em liderança e gestão administrativa.
Hideraldo Mouta tomou posse como diretor de Negócios e Sustentabilidade. Engenheiro Portuário e Ambiental, com MBA em Gestão e Logística Portuária, e bacharel em Ciências Náuticas, possui mais de 45 anos de experiência em gestão e operação portuária. Presidiu a PortosRio entre 2016 e 2017 e exerceu cargos de liderança em importantes portos brasileiros, como Itaqui, Salvador, Santos, Aratu e Ponta da Madeira.
A PortosRio é uma empresa pública federal vinculada ao Ministério de Portos e Aeroportos. A Autoridade Portuária é responsável pela gestão dos portos públicos do Estado do RJ: Rio de Janeiro, Itaguaí, Niterói, Angra dos Reis e Forno.